Como temos muitos leitores do Vida Sem Papel que são estudantes ou professores, achei que esta notícia pode interessá-los. A Microsoft expandiu o seu programa de incentivo ao uso do Office 365 para estudantes do mundo todo. Este programa é chamado Office na Educação, e através dele, os estudantes elegíveis recebem uma licença do Office 365 gratuitamente. Antes, a empresa oferecia este benefício apenas para estudantes de escolas americanas, e agora ele está disponível para vários países, incluindo o Brasil. Vejamos como isso funciona…
Conheça o Office 365 para estudantes
Através do programa de incentivo ao uso do Office 365 para estudantes, a Microsoft oferece licenças gratuitas a estudantes cujas escolas tenham contratadas licenças do Office 365 elegíveis ao programa Office na Educação. Além disso, os estudantes precisam possuir endereços de email com o domínio da escola onde estão matriculados.
O estudante elegível recebe gratuitamente uma licença do Office 365 para estudantes, que inclui os aplicativos Word, Excel, PowerPoint, Access, OneNote e Publisher. Eles poderão ser instalados em até 5 PCs ou Macs compatíveis e em até 5 dispositivos móveis com esta licença. Além disso, receberá também 1TB de espaço no OneDrive, e poderá utilizar recursos do Office 365 na web, como o Office Online.
O objetivo da Microsoft com programas como este é de divulgar o seu produto para os futuros profissionais. É uma boa oportunidade para estudantes adquirirem o produto gratuitamente, sem pirataria, e aprenderem a usar este que é um conjunto de aplicativos muito popular nas empresas.
Segundo informações do site do programa Office na Educação, a duração da licença dependerá da continuidade do usuário na instituição de ensino. Ou seja, se ele sair ou se formar, a licença será expirada, e os aplicativos passarão a funcionar apenas para leitura de arquivos, não mais para editá-los ou criar novos arquivos.
Como descobrir se você é elegível para este programa
Para saber se você é elegível a obter uma licença gratuita do Office 365 para estudantes, basta acessar esta página do site do Office (clique no link) e clicar no botão Descubra se você está qualificado.
Você deverá então fornecer o endereço de email que você recebeu que possui o domínio da sua escola – por exemplo, estudante@usp.br (endereço de email fictício). Não use seu endereço de email pessoal (GMail, Hotmail, etc) pois a Microsoft irá validar sua elegibilidade com base justamente no domínio do seu endereço de email.
Se você tiver dúvidas, entre em contato com a equipe de TI de sua escola.
Conheça também o programa de incentivo para professores
Este programa da Microsoft também está disponível para os professores das escolas que já possuem licenças elegíveis contratadas. O funcionamento do programa é similar, e dá direito ao pacote completo do Office 365, como eu expliquei anteriormente.
Para saber se você é elegível a obter uma licença gratuita do Office 365 para professores, basta acessar esta outra página do site do Office (clique no link) e clicar no botão Descubra se você está qualificado.
Você deverá então fornecer o endereço de email que você recebeu que possui o domínio da escola onde você dá aulas – por exemplo, professor@usp.br (endereço de email fictício). Não use seu endereço de email pessoal (GMail, Hotmail, etc) pois a Microsoft irá validar sua elegibilidade com base justamente no domínio do seu endereço de email.
Se você tiver dúvidas, entre em contato com a equipe de TI de sua escola.
Alternativas gratuitas ao Microsoft Office
Para você que não é elegível e não quer gastar dinheiro adquirindo a licença paga do Office 365, existem ótimas alternativas gratuitas que você pode utilizar, principalmente se você não usa recursos muito avançados dos aplicativos do Office.
Existem aplicativos Office online (para usar na web) e offline (para instalar no computador ou no dispositivo móvel). Vou citar apenas alguns para você ter uma ideia, mas existem muitas opções por aí:
- iWork ou Apple Productivity Apps: os aplicativos da suite Office da Apple são gratuitos para quem comprou seu dispositivo após o final de 2013. Você pode utilizá-los no seu Mac (links para Pages, Numbers e Keynote para MacOS X), ou no seu iPad e até mesmo no iPhone e iPod Touch (links para Pages, Numbers e Keynote para iOS).
- OneDrive e Office Online: Você pode também utilizar a versão online do OneDrive da Microsoft que oferece editores básicos online, com versões simplificadas do Office Online. Para quem não usa recursos muito avançados, esta opção já deverá atendê-lo bem.
- Google Drive: além de oferecer espaço em disco na web, também oferece ferramentas online e offline (no navegador Chrome e em dispositivos móveis) para edição de documentos, planilhas e apresentações.
- Zoho Docs: aplicativos online para edição de documentos, planilhas e apresentações, incluindo sincronismo de arquivos e ferramentas de colaboração em time. Oferece uma versão gratuita, e também versões pagas com mais funcionalidades.
- Apache Open Office: suite offline bastante conhecida, oferece um conjunto completo de aplicativos Office gratuitos. Disponível para as plataformas Windows, Linux e MacOS X.
- LibreOffice: outra suite offline popular que é derivada do Open Office. Também disponível para as plataformas Windows, Linux e MacOS X.
Eu mencionei acima apenas os aplicativos que eu já testei ou usei. Se você tiver alguma dica de alguma alternativa gratuita ou de baixo custo ao Microsoft Office que eu não citei aqui, mas que você usa e gosta, compartilhe nos comentários. Só não vale pirataria, OK?