Recentemente, o programa Fantástico da Rede Globo veiculou uma matéria sobre os perigos de compartilhar informações em redes sociais. O curioso é que logo de cara o efeito imediato desta matéria, ao invés de fazer com que os usuários tivessem mais cuidado, foi o surgimento e disseminação de um hoax, como eu expliquei neste post.
Mas a preocupação em si é bem fundamentada, pois cada vez mais ouvimos falar sobre golpes que são dados com base em informações que as pessoas divulgam deliberadamente nas redes sociais.
Você pode estar pensando que toma bastante cuidado com o que você compartilha no Facebook, mas será que seu cuidado é suficiente?
As preocupações com relação à segurança
Primeiramente, saiba que uma vez que você compartilha uma informação na Internet, principalmente nas redes sociais, você perde o controle daquela informação. Se você se arrepender e apagá-la, como já vimos acontecer inúmeras vezes com pessoas famosas querendo evitar uma situação embaraçosa, às vezes ainda é possível resgatar essa informação.
A própria empresa Facebook declara em suas páginas de ajuda que há certas informações que, mesmo depois que você as apaga, elas são mantidas nos servidores, e eles não declaram explicitamente que informações são mantidas.
Tome muito cuidado também com o que você compartilha de forma pública, pois sites como o Google podem acessar esta informação e mantê-la em caches mesmo depois de ela ter sido removida.
Outra preocupação que você precisa ter em mente são as informações que você compartilha com seus amigos, tanto no seu perfil quanto nas publicações que você faz. Se você quiser controlar as informações na sua linha do tempo, leia este post.
Mas além de controlar o acesso às informações na sua linha do tempo, você deve se perguntar uma outra coisa: aquela informação que você está compartilhando pode ser vista por mais alguém além de seus amigos?
Deixe-me explicar melhor: quando você compartilha alguma informação, no seu perfil ou nas suas publicações, você escolhe quem verá aquela informação. Imagino que você deva restringir pelo menos a maioria delas para seus amigos.
No entanto, existem aplicativos que podem ter acesso a várias informações, e muitas vezes a pessoa não tem ideia disso, e acaba concedendo acesso. Para mais informações, veja neste post como conferir quais aplicativos você autorizou a acessarem suas informações e de seus amigos.
Digamos que você tenha tenha tido o cuidado de restringir o acesso das informações de seu perfil para que somente sejam vistas por seus amigos. Aí, um de seus amigos decide jogar um joguinho ou usar um aplicativo que pede permissão para acessar dados do perfil dos amigos dele.
Graças a melhorias no Facebook, pelo menos agora neste pedido de acesso o usuário vê claramente quais são as informações que o aplicativo em questão quer acessar. Sempre avalie este pedido em relação à funcionalidade do aplicativo. Ou seja, se ele pedir para acessar mais dados do que você acha coerente, é melhor não autorizar.
Ainda assim, muitas pessoas não conseguem interpretar o pedido de acesso e avaliar se é coerente, e acabam concedendo o acesso pois querem usar o aplicativo ou o jogo.
Então, se o aplicativo pedir permissão para acessar os dados dos amigos de seu amigo, adivinhe só? Aquele aplicativo, sobre o qual você não tem nenhum controle, pois é seu amigo quem está usando-o, agora tem acesso às informações que o seu amigo pode ver do seu perfil pois ele autorizou isso.
Como proteger seus dados dos aplicativos usados por seus amigos
O Facebook tem melhorado bastante os recursos para você controlar melhor como suas informações são utilizadas e compartilhadas. E há um painel que controla que dados você permite que possam ser obtidos por aplicativos usados pelos seus amigos.
Para ter acesso a esta configuração, clique na setinha do lado direito do link de sua página inicial, e clique em Configurações de Privacidade.
Depois, localize o tópico Anúncios, aplicativos e sites e clique no link Editar configurações à direita.
No painel seguinte, localize o bloco Como as pessoas colocam suas informações nos aplicativos que usam e clique no botão Editar configurações à direita:
Você verá então um painel, onde você poderá selecionar quais os grupos de informações que você permite que os aplicativos de seus amigos acessem de seu perfil. É só marcar aqueles que você dá permissão:
Ao concluir, clique no botão Salvar alterações. Lembrando que, ao impedir que aplicativos acessem seus dados, eles podem não funcionar corretamente. Por exemplo, eu não permito que os aplicativos acessem minha data de nascimento, mas isso impede que aplicativos como o Aniversários funcione para os meus amigos. Avalie bem e selecione conforme você achar apropriado.
Recomendação final
Tendo tudo isso em mente, eu sugiro que você procure proteger seu perfil da melhor forma possível. Leia os outros posts que mencionei acima e restrinja o acesso dos aplicativos da forma que você considerar adequada.
Além disso, a recomendação que eu dou é simples: não compartilhe informações que você não quer que saia do seu círculo de amizades em redes sociais.
Não estou querendo acabar com sua alegria. Dá para se divertir bastante e aproveitar muito as redes sociais sem ter que compartilhar informações pessoais. Todo cuidado é pouco com relação às suas informações pessoais.