Viagens, principalmente de avião, requerem distrações. Mesmo se tudo ocorrer como previsto e o vôo sair no horário, você ainda terá esperado um tempo na sala de embarque, e depois terá que se distrair durante o vôo. Por isso, eu sempre costumo levar o que eu chamo de “kit digital para viagens” para garantir que não vou ficar entediada durante este tempo todo.
E eu faço questão de providenciar várias opções, pois nem sempre consigo prever o que eu vou querer durante o vôo. Pode ser que eu queira ler um livro. Talvez eu esteja com vontade de ler ficção, ou talvez uma leitura mais técnica. Ou pode ser que eu esteja muito cansada para leituras longas, então prefira ler artigos mais curtos. Pode ser que eu queira ouvir música, ou assistir filmes ou seriados. Ou ainda, pode ser que eu queira matar o tempo jogando. Por isso eu costumo carregar de tudo um pouco, como vamos ver.
Livros digitais / ebooks
Como vocês já devem saber, eu gosto muito de ler. Então é obrigatório que eu tenha algum livro comigo para matar o tempo. Por isso, em algumas viagens eu levo comigo o meu Kindle, que contém um acervo razoável para eu escolher o que eu quiser ler: ficção, não-ficção, romances, biografias, humor. Como a bateria do Kindle tem duração excelente, não preciso me preocupar em ter que recarregá-lo durante o vôo.
O problema é que, como o meu Kindle não possui luz interna (como o Kindle Paperwhite e o Kobo Glo possuem), eu fico dependente da luz da aeronave. Por isso, eu também levo vários ebooks no aplicativo Kindle no meu iPhone (e se eu tiver levado, no iPad também).
Artigos de sites e blogs
Eu gosto muito de ler, mas se eu estiver cansada, prefiro leituras curtas, como artigos de sites da web e blogs. Eu tenho o hábito de navegar na Internet e salvar artigos para ler depois. Portanto, sempre tenho algumas dezenas de artigos para ler guardados, esperando eu ter um tempinho para lê-los.
Eu tenho usado para isso o aplicativo Pocket, que me permite salvar facilmente os artigos a partir do próprio browser e depois lê-los no iPhone ou iPad. Basta eu simplesmente sincronizar o aplicativo Pocket antes da viagem, e ele baixará todos os artigos que eu salvei, e poderei lê-los depois mesmo sem ter acesso à Internet.
Além do Pocket, há também o Evernote, Instapaper e Readability, com funcionalidades semelhantes (clique nos links para ler os artigos que explicam como usar estes aplicativos). Vale ressaltar que o Pocket e o Readability são gratuitos, enquanto o Evernote e o Instapaper cobram por algumas funcionalidades necessárias para permitir a leitura offline no smartphone ou tablet.
Lembrando que o Readability permite que você leia seus artigos no Kindle, se preferir (leia Como ler artigos da web no Kindle com o Readability). O Instapaper também oferece esta funcionalidade, mas não é gratuita.
Jogos
Outra coisa que eu gosto muito para matar o tempo são jogos eletrônicos. Houve um tempo que meu companheiro de viagens era o meu PlayStation Portable, mas agora o meu iPhone já o substituiu por completo, e com muitas vantagens.
No meu iPhone, eu tenho vários tipos de jogos: jogos de raciocínio, puzzles, jogos de simulação, jogos de tabuleiro (nada como poder jogar Monopoly/Banco Imobiliário sem precisar carregar toda aquela parafernália), e muito mais. São horas de distração garantidas.
Filmes, seriados e vídeo clips
Eu gosto muito de assistir filmes e seriados de TV. Isso sem falar dos vídeo clips dos meus artistas preferidos. E não me canso de assistí-los repetidas vezes. Por isso, eu costumo ripar os filmes e episódios dos meus DVDs usando o Handbrake, passá-los para o iTunes e sincronizar com o iPhone e iPad.
Se você possuir arquivos em outros formatos e precisar convertê-los, pode usar o Handbrake também. Como é o caso de vídeos do YouTube, que podem ser convertidos usando esta ferramenta. Depois, é só colocar tudo no iTunes.
Se você prefere não converter, pode usar um aplicativo que toque os formatos que você possui, como é o caso do GPlayer (leia esta resenha que eu escrevi sobre o GPlayer para o site AppTuts).
Músicas
No meu caso, eu uso o próprio iTunes para ripar meus CDs. Eu também costumo comprar músicas no iTunes, então está tudo lá. É só criar algumas playlists, com temas e seleções variadas, e depois sincronizar tudo com meu iPhone para ter um bom acervo à disposição.
Fone de ouvido
Se eu pretendo ouvir música e assistir a filmes, é óbvio que eu vou levar comigo meus fones de ouvido. Mas eu quis colocar este item em destaque pois eu tenho um fone de ouvido específico para usar em ambientes com ruído externo, perfeito para usar dentro de aviões: Sony MDRNC100D Digital Noise Canceling Earbuds (link afiliado).
É indiscutível que os melhores fones de ouvido para cancelar ruídos externos são os da marca Bose, mas embora eles sejam dobráveis, ainda são maiores do que eu gostaria. O que eu mais gostei deste fone da Sony é o fato de ser intra-auriculares, ou seja, extremamente portáteis e confortáveis. Eu os levo com facilidade dentro da bolsa. Dá até para colocar no bolso da calça. E o resultado é excelente. Por vezes, eu coloco a música bem baixinha e coloco os fones só para não ficar ouvindo o barulho das turbinas do avião.
E dá para ligar este fone na saída de áudio do assento no avião, portanto eu também o uso para assistir os filmes a bordo, se eu quiser. Ele vem com um adaptador para conectar naquelas saídas de dois pinos que há em algumas aeronaves.
Além deste, eu também levo o Bose® MIE2i Mobile Headset (link afiliado), que tem excelente qualidade de som (embora não tenha a redução de ruídos) e possui o microfone, para eu usar com o iPhone para atender ligações. Este é o fone que eu uso para ouvir música em casa ou na viagem, fora do avião. Ele também acaba servindo de fone de ouvido backup, caso haja problemas com o outro.
iPhone, iPad ou Kindle?
Sempre que vou preparar as malas, vem a questão: quais gadgets levar?
O iPhone está sempre comigo, pois é meu telefone celular (embora eu raramente o use como tal, mas em caso de viagens, acaba sendo muito útil para esta finalidade).
Eu raramente levo ambos o iPad e o Kindle em viagens, geralmente eu escolho um ou outro. Se for uma viagem a trabalho, e eu estiver levando meu notebook, eu não costumo levar o iPad. Se eu não levar o notebook, então eu levo o iPad para proporcionar maior facilidade para usar a Internet e para fazer anotações, principalmente em congressos e palestras.
Se for uma viagem longa, para ficar no destino por várias semanas, então eu levo meu Kindle para ler a noite. Se não, eu leio no iPhone ou no iPad mesmo, onde tenho o aplicativo Kindle e os mesmos ebooks.
O que mais?
É claro que, além destes que eu já mencionei, eu levo câmera digital, em alguns casos o notebook (eu faço o possível para não ter que levá-lo, tento ao máximo substituí-lo pelo iPad), cabos e adaptadores. Ao longo dos anos, eu aposentei alguns gadgets, como o GPS (o meu iPhone cumpre esta função sem problemas) e o PSP, que mencionei acima.
E não preciso nem dizer que levo isso tudo na bagagem de mão, nada de colocar gadgets, e muito menos o notebook, na mala que será despachada. No máximo, eu coloco alguns dos cabos nela, e olhe lá. O cabo USB e o adaptador para tomada elétrica do iPhone vão sempre comigo na bagagem de mão.
E você, o que costuma levar na viagem para se distrair? Ou no ônibus/metrô? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários!
Viagem de avião é o raro momento em que compro revistas impressas, por causa daquele chato momento em que se deve desligar todo equipamento eletrônico 🙁 mesmo o inofensivo Kindle, acabo respeitando a regra. Mas durante o voo é um bom momento para atualizar a leitura.
Paulo, você lembrou bem. Concordo contigo, é muito importante respeitar as instruções da equipe de bordo. Eu também costumo comprar uma revista impressa para isso, algo de leitura bem “light” (como aquelas de curiosidades, como a Super Interessante) a menos que eu esteja tão cansada que não queira ler nada. Aí fico só esperando o momento em eles liberam os eletrônicos para ligar uma música e relaxar.
Um grande abraço!
Gostei muito do post Cris! Parabéns.
Por enquanto só tenho meu iPhone para me distrair. Gostei das dicas dos fones de ouvido que não os da apple, e os apps de distração. Me surgiu duvidas: algumas vezes sincronizei meu iphone em um imac, atualmente não sincronizo mais, mas agora quero colocar algumas musicas a mais em meu iphone, instalei o itunes no meu note windows 7, que foi por onde eu sincronizei 1x, mas agora, q a sincronizaçao foi feita pelo imac, o do windows 7 pede para excluir os apps e algumas musicas. Não entendi pq nao consigo mais sincronizar pelo windows.
o imac é do trabalho e estou evitando deixar coisas pessoais nele. Como devo proceder para conseguir colocar meus mp3 q ja estao no itunes e passa-los para meu iphone sem precisar deletar nada?
Obrigada.
obs: vc poderia recomendar apps de jogos tbm. (raciocinio, puzzles e outros).
Oi Letícia, muito obrigada pelo seu comentário!
Sobre o iTunes, quando eu migrei do Windows para o Mac, há alguns anos, eu tive que recontruir o iTunes no Mac, pois pelo que entendi ele não traz coisas do iPhone para o iTunes, ele só aceita levar do iTunes pro iPhone. Então você precisa que esteja tudo no iTunes antes de fazer o sincronismo.
Eu me lembro que deu um trabalhão, e eu tive que editar o arquivo XML da biblioteca na mão.
Sinceramente, não sei se isso melhorou com as últimas versões do iTunes, deveria ter melhorado. Mas dá trabalho mesmo, infelizmente.
Abraços!
Letícia, complementando minha resposta anterior, eu tenho escrito sobre apps no site AppTuts, por isso não tenho tratado deste tema aqui, para procurar manter o foco na “vida sem papel”. Isso não quer dizer que não vou falar sobre apps, mas vou procurar sempre escrever do ângulo de substituir o papel por recursos eletrônicos. Cheque o AppTuts para ver dicas de apps para várias plataformas, OK?
Um grande abraço!