Uma ótima notícia foi divulgada ontem pela Amazon: agora temos o Kindle Paperwhite sendo vendido oficialmente aqui no Brasil! Você pode estar se perguntando, por que isso é tão importante para nós consumidores de ebooks? Porque agora temos uma ótima opção de e-reader tanto para quem já consome ebooks da Amazon quanto para os novos usuários que procuram um e-reader para começar a explorar o mundo dos livros sem papel.
Eu explico: o Kindle que a Amazon lançou aqui no Brasil no final do ano passado era o modelo mais modesto da sua linha de e-readers. Ele não tinha tela touch e nem teclado, o que dificulta um pouco para as pessoas que gostam de fazer anotações nos livros que lêem. Agora sim, chegou o modelo que tanto esperávamos!
Conheça melhor o Kindle Paperwhite
O Kindle Paperwhite é um e-reader de ponta, o melhor modelo da atual família Kindle, pois além de oferecer uma ótima tela para leitura, que não cansa os olhos em períodos prolongados como acontece com as telas LCD e LED dos tablets, ele também oferece o recurso de iluminação da tela. Portanto agora você não vai precisar daquelas luzinhas de livros ou um abajur para ler seus ebooks à noite.
Além disso, o Kindle Paperwhite é o único na linha atual sendo comercializada pela Amazon nos Estados Unidos que tem touchscreen. Isso facilita muito a navegação e ajuda a usar o teclado virtual para anotações. Lembrando que todos os modelos de Kindle também tem um browser embutido que você pode usar para navegar na Internet, e para isso a tela touch também se mostra muito prática.
Além destas duas grandes vantagens do Kindle Paperwhite em relação ao modelo mais modesto, chamado apenas de Kindle, ele também oferece vantagens que compartilha com os outros e-readers da Amazon:
- Tela de excelente qualidade que imita a folha de papel, tornando assim a leitura agradável e menos cansativa aos olhos;
- Ele é muito leve, e chega a ser mais leve do que muitos livros de papel;
- Prático de manusear, dá para ler com uma mão;
- Você pode mudar o tamanho e tipo da letra, espaçamento entre linhas e largura da margem, ajustando assim dinamicamente o visual da página para suas necessidades (não precisa mais procurar os livros em edição especial com letras grandes!);
- Você pode comprar ebooks no próprio Kindle e comece a lê-los imediatamente;
- Bateria de longa duração.
O Kindle Paperwhite também traz as várias vantagens que a Amazon oferece na estrutura disponibilizada para os leitores de livros Kindle, que também valem para o aplicativo Kindle que você pode instalar no seu computador, tablet ou smartphone:
- Você pode destacar trechos dos ebooks, marcar páginas e colocar anotações, e isso tudo será sincronizado com a Amazon, e disponibilizado em qualquer outro Kindle (físico ou aplicativo);
- Você pode também compartilhar trechos do texto nas redes sociais a partir do próprio Kindle;
- Ele sincroniza a página onde você parou de ler, permitindo que você continue a leitura em qualquer outro Kindle (físico ou aplicativo);
- Você pode ler seus arquivos pessoais nele, enviando-os por email ou copiando-os manualmente;
- Você tem à sua disposição um enorme acervo de ebooks, incluindo ebooks gratuitos promocionais;
- Quer experimentar um ebook antes de comprá-lo? Você pode obter amostras grátis dos ebooks do acervo da Amazon;
- Acabou de comprar um novo ebook? Você já pode baixá-lo e começar a lê-lo.
- Possui dicionários gratuitos de sinônimos em várias línguas.
Com ou sem 3G?
Na verdade, o Kindle Paperwhite é vendido em dois modelos, que são praticamente idênticos, com exceção de uma funcionalidade (e algumas gramas de peso). Esta funcionalidade é o acesso 3G, que está disponível no modelo Kindle Paperwhite 3G.
Todos os modelos de Kindle oferecem conectividade via wi-fi, ou seja, você pode conectar seu Kindle a uma rede wi-fi e usar todos os recursos que necessitam de conectividade à Internet, como o sincronismo, acesso à loja de ebooks, navegação na web, etc. Mas este modelo 3G também oferece acesso via rede celular. Em outras palavras, você poderá conectar seu Kindle à Internet e utilizar estes recursos mesmo se você estiver sem nenhuma rede wi-fi ao alcance.
Este acesso 3G é gratuito, você não paga nada a mais por ele, a não ser a diferença de preço entre os modelos. Ele também está disponível em mais de 100 países, portanto se você costuma viajar para fora do país, você terá acesso gratuito em várias localidades.
Com este acesso 3G você poderá baixar seus ebooks Kindle da biblioteca da Amazon à vontade, e sincronizar tudo o que você faz durante a leitura (o ponto onde parou, os trechos destacados, marcadores nas páginas e anotações). Mas é importante ressaltar que para o uso do browser via 3G, você só terá acesso à loja do Kindle e ao Wikipedia. O browser só fica liberado para acesso a outros sites quando você está conectado via wi-fi.
Onde comprar
O Kindle Paperwhite está com preço sugerido de R$479,00 para o modelo tradicional e R$699,00 para o modelo com 3G. Se você quiser ter uma ideia de quanto estes modelos custavam para os brasileiros antes de ser vendido aqui, verifique o teste que eu fiz para comprá-lo na Amazon antes do lançamento oficial no Brasil (clique no link e vá para o final do artigo).
Ele está à venda online no Ponto Frio e também nas lojas físicas da Livraria da Vila em São Paulo. Além disso, você também pode vê-lo e adquirí-lo nos quiosques do Kindle disponíveis em alguns shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro. Acesse o site da Amazon para mais informações sobre o Kindle Paperwhite e também para os links onde você poderá adquirí-lo.
Para mais informações sobre o Kindle, leia os seguintes artigos:
Realmente Cris, foi a minha melhor aquisição em muito tempo . Estou lendo muito e, com isso, me divertindo demais. As promoções da Amazon são ótimas e trazem bons livros a preços muito acessíveis. Só tem um problema: eu comprei somente um e sempre o perco para minha esposa (já sei qual o presente de aniversário que vou dar pra ela). Obrigado pela dica minha amiga. Um grande abraço.
Que legal, Hélio, fico feliz que você (e sua esposa) tenham gostado tanto do Kindle, que bom!
E saber qual presente você irá comprar para ela no aniversário, e ainda saber que ela vai gostar, não tem preço 😉
Um grande abraço!
Olá Cris.
Muito obrigado pelas dicas. Ajudou bastante. Trabalho com venda de Kindle e muitas das dicas que li no seu site ajudaram bastante a todos daqui do serviço, inclusive aos clientes que nos visitam no quiosque.
Valeu e sucesso.
Vinicius, muito obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz! É muito gratificante ver que os artigos do blog estão sendo úteis.
Um grande abraço para você e para os seus colegas aí no quiosque! E que vocês vendam bastante Kindles 😉
Oi Cris, Parabéns pelo blog.
Minha dúvida é simples, estou quase comprando um paper white, já tinha experiência de ler ebook, mas nos aplicativos em tablet.
Minha dúvida é se comprando um kindle, devido a conta no Brasil,
serei obrigada a comprar livros obrigatoriamente em português ?
Por exemplo: Quero ler em espanhol “Un mundo sin fin” Ken Follet, mas pela minha pesquisa no site da Amazon no Brasil, sou obrigada a comprar em português. Ele só me deixa comprar em outro idioma, se este não tiver sido lançado aqui.
Estou correta?
Obrigada!
Maria Eugenia, muito obrigada por seu comentário!
Sobre sua dúvida, a Amazon funciona assim: você cria seu usuário para comprar livros numa loja online da Amazon em um país (só pode ser um país, não pode ser mais de um). Este usuário você usará para registrar o Kindle, assim ele baixará conteúdo deste usuário, e sincronizará a leitura.
Ou seja, um único usuário no Kindle, uma única loja (ou país) por usuário.
Você precisará escolher a loja de qual país você utilizará. Portanto a restrição não é pela língua dos ebooks, mas pela loja onde você os comprará.
Eu dei uma olhada na loja brasileira, e só encontrei o livro que você mencionou em inglês, não o encontrei nem em português e nem em espanhol.
No entanto, imaginei que a loja americana (www.amazon.com) deve ter bastante conteúdo em espanhol, para atender os imigrantes, e de fato encontrei o livro que você mencionou lá.
Dá uma olhada na loja americana, acho que ela pode ter os títulos que você procura. Mas vale enfatizar que ela tem pouquíssimo conteúdo em português, que são exclusivos da loja brasileira. Se você tiver interesse apenas em livros em espanhol, a escolha é fácil, mas se quiser nas duas línguas, aí será mais difícil, pois parece-me que nenhuma das duas lojas vai te atender por completo.
Espero ter esclarecido sua dúvida, se ainda tiver alguma pergunta, pode falar!
Um grande abraço!
Oi Cris,
Obrigada pela resposta !
Como pretendo ler praticamente em espanhol e inglês,
vou comprar o kindle no Brasil, mas criar uma conta vinculada a uma loja americana.
Grata pela sua dedicação!
Bjs !! : )
Maria Eugenia, de nada, é um prazer!
Abraços!
Cris! Eu tenho o Kindle simples. Chegou ontem. Logo, estou em tempo de trocar sem perder dindin. Será que faço a troca? O que você acha? O que me chama a atenção não é nem a tela touch, mas o fato de ter iluminação, pois sempre arrumo briga com meu marido quando fico lendo a noite! A iluminação é boa? E apenas para acrescentar.. não tem os botões de virar a página nesse então? Aquilo ali é muito prático!!
Fernanda, eu não testei ainda o Kindle Paperwhite, não sei como é a luz, mas imagino que seja como o Kobo Glo, que eu testei, que permite o ajuste da intensidade.
Se você tem essa necessidade, e se você não tem problemas em bancar a diferença de preço, acho que pode ser uma boa opção trocar pelo Paperwhite.
Se você mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, você pode dar um pulo num dos shoppings onde há o quiosque do Kindle para ver um pessoalmente. Dá até para comprar um lá mesmo.
E realmente os botões de mudar a página são muito práticos, pena eles terem tirado isso dos modelos com tela touch.
Um grande abraço!
Oi Cris! Muito obrigada com a resposta. Mas pensei bem e vou ficar com o Kindle simples. É muita diferença de preço por apenas uma luz. Nada que um abajur não resolva por bem menos! rsrs!!
Te acompanho sempre!
Muito obrigada!!
Beijão!
Muito obrigada, Fernanda!
Acho que você não vai se arrepender não, o Kindle simples já é um ótimo e-reader. E como você disse, um abajur ou uma daquelas luzinhas de leitura que o pessoal usa para livros de papel já resolve seu problema.
Um grande abraço!
Oi Cris! Boa notícia! Você vai adquirir um? Eu tenho o Kindle que era vendido antes, comprei mês passado, achei o máximo os recursos desta nova versão, mas dá um dó no coração comprar outro agora, sendo que comprei tão recentemente o meu e ele está funcionando tão bem… 😛
Patrícia, desde que o Paperwhite foi lançado nos Estados Unidos eu fiquei com vontade de comprá-lo, mas analisando friamente vejo que não há a necessidade, uma vez que o meu Kindle Keyboard 3G me atende muito bem (e ele até tem o acesso 3G, como o nome diz). Se eu tivesse dinheiro sobrando, acho que até compraria, mas não é o caso 😉
Quanto ao seu, se ele está te atendendo bem, não vejo necessidade de trocar. A menos que você esteja sentindo muita falta da tela touch. Se for o caso, você pode ver se consegue vender o seu, já que ele está novo, talvez consiga um bom preço.
Decisão difícil, não é? 😉
Um grande abraço!
Está me atendendo bem, sim! A única coisa que fica devendo é o teclado, para criar uma nota, tenho que ficar “catando milho”. O problema das telas touch é que às vezes encostamos sem querer, por descuido, e acaba trocando de página; isto não acontece com o meu. Àqueles botões laterais são excelentes! 🙂 Abraços!
Imagino como deve ser. No meu, que tem teclado, já é um pouco chato de colocar anotações. Eu já desencanei de usar acentos e cedilha, assim fica muito mais fácil, mas fica um pouco feio. Como é só pra mim, então eu deixo assim mesmo.
E eu concordo contigo, os botões laterais para mudar as páginas são ótimos! Eu gostaria que eles ainda existissem nos modelos com tela touch, pois eu acho mais fácil de usá-los do que tocar na tela, principalmente para ler com uma mão.
Abraços!