Assine o Kindle Unlimited

Nos posts anteriores, eu falei sobre duas ferramentas que você pode usar para salvar páginas da Web para ler no seu smartphone ou tablet, ou mesmo num browser comum, o Instapaper e o Pocket.

Agora vou falar sobre o Evernote, outra ferramenta bastante útil para quem navega na Internet.

Eu já falei sobre o Evernote neste post, e expliquei um pouco sobre como ele funciona. Ele é um repositório bastante poderoso onde você pode guardar arquivos (como PDF), imagens, texto, páginas da Web, e outros.

Com a conta gratuita, você pode armazenar até 60MB de informação por mês. Não há atualmente limite do tamanho total da base de dados.

Aliás, eu comecei a usar o Evernote justamente para salvar artigos e páginas com dicas e informações interessantes para eu acessá-las facilmente quando precisasse.

Como começar a usar o Evernote

E salvar páginas com o Evernote é bem simples. Primeiro, você acessa o site do Evernote (link afiliado) e se cadastra, criando um novo usuário. Depois, você instala uma extensão no seu browser.

Existem duas extensões que você pode usar (eu uso ambas):

  • Evernote Web Clipper: esta extensão salva a página como está. Ela também inclui um menu no browser que aparece quando você clica com o botão direito dentro da página.
  • Evernote Clearly: esta extensão dá uma funcionalidade similar ao Instapaper e Pocket, que vimos nos posts anteriores: ela mostra para você uma versão mais limpa da página, eliminando propagandas, banners, cabeçalhos, rodapés, etc. Você pode usá-la para ler a página no próprio browser (esta versão enxuta é bem mais agradável de ler) e pode também salvar esta versão mais limpa na sua base de dados do Evernote.

Cada uma destas extensões acrescenta um botão à sua barra de botões no browser. Quando quiser salvar a página que você está visualizando, basta clicar no botão desejado.

Vantagens do Evernote

O Evernote oferece muitas funcionalidades que se tornam mais atrativas se você pretende guardar as páginas que está salvando, e não descartá-las após a leitura.

Você pode colocar as páginas em notebooks ou pastas diferentes, agrupando-as para melhor organização; você pode associar tags ou palavras-chave a elas, criando mais uma forma de agrupamento; você pode fazer busca por qualquer palavra contida nos textos; e você pode também editar à vontade a versão da página que foi salva no Evernote.

Lembrando que, conforme eu comentei no post anterior sobre o Evernote, você pode instalar o software no seu microcomputador ou notebook, e toda a sua base de dados do Evernote é então sincronizada localmente, de forma que você tem acesso a todas as informações lá armazenadas mesmo se estiver sem conexão à Internet.

E o Evernote também possui apps para smartphones e tablets, de forma a te permitir acesso às suas informações nestes dispositivos móveis.

Além disso, existem inúmeras outras ferramentas que se integram com o Evernote. Eles até tem um repositório só para elas: Evernote Trunk. Navegue no Trunk para encontrar ferramentas em várias plataformas que oferecem algum tipo de integração com o Evernote.

Como salvar páginas no Evernote

Veja nas imagens abaixo como usar o Evernote Web Clipper e o Clearly. Clique nas imagens para vê-las em maior resolução.

Primeiramente, veja os botões do Web Clipper e do Clearly que são acrescentados à barra de botões do browser após a instalação das extensões (pode ser que você tenha que habilitar a exibição dos botões dependendo do browser que você utiliza):

Usando o Web Clipper do Evernote 01

A imagem a seguir mostra o uso do Web Clipper.

Com a página que você deseja salvar carregada no browser, basta clicar o botão do Web Clipper (em destaque), e uma janela se abrirá onde você pode alterar o título da página, selecionar a pasta onde ela será guardada e preencher tags para identificá-la. Ao final, basta clicar no botão Save Article:

Usando o Web Clipper do Evernote 02

A imagem abaixo mostra o Clearly. Com a página no browser, você clica no botão do Clearly (em destaque) e ele te mostrará uma versão mais limpa desta página, como mostra a imagem.

Você pode apenas lê-la ou pode salvá-la no Evernote, usando o botão com o ícone do elefante mostrado na imagem:

Usando o Web Clipper do Evernote 03

É isso! Simples, não é?

Depois, você pode ler as páginas no próprio site do Evernote, no software instalado no seu microcomputador, ou ainda nas apps para smartphones e tablets.

Veja na imagem a seguir um exemplo da página que foi salva sendo lida na app para iOS:

Usando o Web Clipper do Evernote 04

Note que as apps para os dispositivos móveis não sincronizam todo o conteúdo, pois seu repositório pode se tornar bem grande e ocupar muito espaço.

Então você pode selecionar páginas ou pastas específicas para sincronizar e ter uma versão delas no seu smartphone ou tablet, e poder lê-las mesmo se estiver offline.

Eu pretendo escrever mais posts sobre o Evernote, pois ele é uma ferramenta muito poderosa. Vale a pena experimentar.


Posts desta série: