Este artigo está sendo republicado com várias atualizações, incluindo links para dicas e posts mais recentes para torná-lo ainda mais relevante para os novos usuários de Kindle.
Ultimamente, temos tido uma grande quantidade de comentários dos leitores do Vida Sem Papel com dúvidas, principalmente sobre o Kindle, o que é ótimo. Eu fico muito feliz pois isso indica que os leitores estão gostando do conteúdo (pois quem não lê não tem dúvidas, não é?) e enviando suas perguntas. No entanto, tenho visto que muitas dúvidas podem ser respondidas com posts já publicados no passado, que eu acredito que a grande maioria dos nossos leitores atualmente não tiveram ainda a oportunidade de ler.
Por isso, eu decidi aproveitar para apresentar a você este post de recaptulação, um roteiro para aqueles usuários que estão começando a conhecer seu Kindle. Os usuários mais experientes podem dar uma lida pois pode ser que vocês encontrem aqui alguma dica que ainda não conheçam.
Eu não quero com isso desestimulá-los a enviar suas dúvidas, ao contrário! Façam seus comentários, enviem suas perguntas, e até mesmo suas dicas (os leitores também colaboram bastante com o nosso conteúdo!), fiquem à vontade. A ideia é só facilitar um pouco para os novos leitores encontrarem posts úteis aqui no Vida Sem Papel.
Notem que vários destes artigos foram escritos há meses atrás, alguns antes de o Kindle começar a ser vendido no Brasil, alguns antes de muitas mudanças que tivemos desde então. Eu não tive tempo de atualizá-los, mas muitas das informações, principalmente no caso de tutoriais, ainda são bastante relevantes, então vou colocá-los aqui.
Vale mencionar que entre estas dicas há varios artigos e tutoriais que também podem ser úteis para usuários de outros e-readers, como o Kobo e o Lev. Por isso, mesmo que você não possua um Kindle, vale a pena dar uma “passada” por este artigo para checar todas as dicas que eu organizei aqui.
Agora vamos ao que interessa…
Você já comprou o Kindle, ou ainda está indeciso?
Se você ainda não comprou um Kindle, você encontrará recursos para te ajudar a tomar a melhor decisão, a que é mais apropriada para você (que pode até ser que não seja a compra do Kindle). Dê uma olhada nestes artigos:
- Vale a pena comprar um Kindle?
- Dicas para escolher o melhor e-reader para você
- Qual é melhor para você, o Kindle ou um tablet?
- Conheça os modelos de Kindle atualmente vendidos pela Amazon
- Avaliação do Kindle Paperwhite
- Amazon lança novos modelos de Kindle e Kindle Fire (nos Estados Unidos)
Estes posts te ajudarão a identificar se o Kindle é uma boa opção para você. Se você estiver pensando em adquirir um Kobo ou um Lev, veja também estes artigos:
- Comparativo entre os e-readers Kindle, Kobo e Lev
- Conheça os modelos da linha Kobo à venda no Brasil
- Avaliação do Kobo Glo
- Conheça Lev, o novo e-reader da Saraiva
- Kindle, Kobo ou iBooks?
Para entender por que a tela do Kindle ou dos demais e-readers é tão melhor para leituras prolongadas do que uma tela LCD ou LED, leia:
Talvez a sua dúvida seja mais básica ainda. Talvez você goste muito de ler livros tradicionais, de papel, e esteja se perguntando se vale a pena experimentar esses tais de ebooks. Ou pode ser que você deteste ler no computador, e ache que toda experiência de leitura de ebooks é assim. Que fique claro: eu também detesto ler ebooks no computador, e amo ler no meu Kindle, mais do que em livros de papel. Gosto também de ler no meu iPad Mini, mais do que no iPad tradicional.
Dentro deste assunto, eu sugiro os seguintes artigos:
Como ler ebooks para Kindle sem comprar um Kindle
Antes de passar as dicas para os usuários do Kindle físico, vale a pena lembrar que a Amazon disponibiliza o aplicativo Kindle, que reproduz as funcionalidades do Kindle para leitura de ebooks, e você pode instalá-lo em várias plataformas, em computadores, tablets e smartphones. Portanto, se você quer apenas ler os ebooks da Amazon sem gastar com um Kindle, você pode fazê-lo sim, veja mais detalhes nestes artigos:
- Como ler ebooks Kindle, Kobo e outros sem ter que comprar um e-reader
- Como ler livros para Kindle no seu smartphone ou tablet
- Como ler livros para Kindle usando o browser
Para quem possui um iPad ou iPhone, veja mais algumas dicas sobre o aplicativo Kindle para iOS:
- Como usar as coleções no aplicativo Kindle para iOS
- Novidades da app Kindle para iOS 8 (para iPhone e iPad)
- Novidades do aplicativo Kindle para iPhone e iPad
Dicas básicas para usar seu Kindle
Para usuários que estão começando agora, vou apresentar aqui algumas dicas básicas para você aproveitar melhor seu Kindle. Várias destas dicas também se aplicam aos usuários do aplicativo Kindle.
Vamos começar com algumas dicas de uso do Kindle:
- Como baixar ebooks no Kindle
- Como funciona o dicionário do Kindle
- Como navegar na Internet usando o Kindle
- Entenda como funciona a contagem de páginas nos ebooks
- Como funciona o acesso 3G gratuito de alguns modelos de Kindle
Como você viu na última dica acima, existem alguns modelos de Kindle que oferecem 3G gratuito embutido, mas há uma diferença considerável de preço entre os modelos que possuem este recurso e os que não possuem. Se você possui um iPhone e usa a Internet via 3g ou 4G, poderá compartilhar este acesso com seu Kindle. Veja como fazer isso no seguinte artigo:
Caso você ainda não saiba, você pode ler arquivos pessoais (ou seja, seus arquivos que não foram comprados na loja da Amazon) no seu Kindle, contanto que sejam dos formatos suportados e não contenham DRM. Saiba então como transferir estes arquivos para o seu e-reader:
- Como ler ebooks pessoais no Kindle (e-reader e aplicativo)
- Como usar o Send to Kindle no seu computador
- Como transferir arquivos para o Kindle por email (este é o método que eu mais uso)
- Como colocar livros para ler no Kindle manualmente
Para quem usa o aplicativo Kindle no iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), veja como transferir ebooks manualmente para este leitor (as dicas anteriores exceto a de cópia manual também valem):
E por falar em ler arquivos pessoais no Kindle, veja também estas dicas sobre formatos de arquivo para ler nativamente no Kindle:
Caso você precise ler arquivos de formatos não suportados (como o EPUB), poderá convertê-los usando o Calibre (e também colocar uma bela capa no seu ebook se ele não possuir uma):
- Como converter ebooks para o Kindle, iBooks, Kobo e outros formatos
- Como colocar capas nos ebooks com o Calibre
Ainda neste assunto, vale também mencionar o problemático formato PDF, que pode dar dores de cabeça para os usuários de e-readers em geral. Por isso, eu escrevi alguns artigos com dicas específicas sobre a otimização ou conversão deste formato para melhor leitura em e-readers como o Kindle:
- Como converter arquivos PDF para ler no Kindle através da Amazon
- Como converter arquivos PDF no Calibre para ler no Kindle e Kobo (e no Lev também)
- Como otimizar arquivos PDF com o k2pdfopt
Ainda sobre os arquivos pessoais, quando enviados por email para a Amazon, são guardados na sua biblioteca pessoal. Como o espaço é limitado (no máximo 5GB), é importante saber como apagar aqueles ebooks que você não quer guardar:
Note que isso vale apenas para os arquivos pessoais. Não há limitação de espaço para os ebooks comprados na Amazon.
Dicas referentes à loja da Amazon
A loja da Amazon é a única que vende conteúdo especificamente para o Kindle. Se você quiser ler ebooks de qualquer outra loja nele, terá que ser ebooks sem DRM.
Então vale a pena conhecer algumas dicas específicas sobre o uso da loja da Amazon, não é? Vamos a elas:
- Como escolher para qual Kindle enviar um livro na Amazon?
- Como pedir reembolso da compra de um livro Kindle na Amazon
Para quem possui usuário numa loja da Amazon de outro país e está em dúvidas sobre migrar para a loja brasileira, ou quer saber como fazê-lo, leia os artigos a seguir:
- Qual loja de ebooks da Amazon usar, a brasileira ou a americana?
- Como migrar para a loja brasileira da Amazon
E para quem gosta de uma pechincha, veja algumas dicas para encontrar promoções e descontos na loja da Amazon no post a seguir:
Mais dicas sobre o Kindle
Antes de finalizar, aqui vão mais algumas dicas para você explorar ainda mais seu Kindle. Você pode começar lendo notícias ou artigos da web nele:
- Como enviar páginas da web para o Kindle com o Send to Kindle
- Como ler artigos da web no Kindle com o Readability
- Dica para salvar páginas da web para ler no e-reader com o dotEPUB
Para quem gosta de fazer anotações e marcar trechos dos ebooks, aqui vão dois artigos que explicam como acessar suas anotações e trechos destacados através de um browser, na web, ou em arquivo:
- Como acessar seus destaques e anotações nos ebooks fora do Kindle
- Como salvar as anotações e destaques de um ebook Kindle no Evernote
- Como acessar as anotações feitas no seu Kindle
E veja também algumas dicas de possíveis problemas que você pode encontrar em seu Kindle, e como resolvê-los:
- O que fazer se seu Kindle estiver lento ou travando
- Dicas para resolver problemas com o Kindle Paperwhite
Por falar em problemas, se você tiver algum problema com seu Kindle ou com a loja da Amazon, o ideal é contactar o suporte da Amazon para ajudá-lo. Eu já usei o suporte algumas vezes e a resposta foi rápida e objetiva. Como o acesso a este suporte não é muito fácil de encontrar, eu escrevi um artigo explicando como fazer:
Lembrando que, se você tiver alguma dúvida e quiser perguntar aqui no Vida Sem Papel, mas sua dúvida não tem a ver com o assunto do post que você está lendo, você pode enviá-la fazendo um comentário na Página de Perguntas. Mas quando você estiver lendo qualquer um destes artigos, fique à vontade para comentar no próprio artigo, OK?
Espero que este resumo seja útil e que você encontre dicas que ainda não conhecia. Fique à vontade para fazer seus comentários levantando questões que eu ainda não abordei ou compartilhando suas dicas com outros usuários.
Que a paz de Cristo esteja com você e sua família.
Bom dia Crist
Fico muito feliz por ter ” sua companhia” me ensinando coisas que, até então
eu desconhecia rsrs.
Quando vi a palvra Kindle, pensei: Que bicho será esse? Será um programa, ou o quê? Descobri tratar-se de um meio físico para acesso a internet e leitura de ebooks etc.
Me divirto com a minha ignorância, pois sendo da geração X, tudo para mim
está sendo novidade. Tenho fome e pressa de aprender. Assim seus posts
são maravilhosos. Continue no seu intento de nos ajudar a desvendar os
mistérios da tecnologia.
Forte abraço.
Og
Og,
Que a paz de Cristo esteja contigo e com sua família também, meu irmão.
Fico feliz que você esteja encontrando informações úteis aqui no blog, isso é muito bom! E é muito bacana quando vejo alguém que não conhece muito de tecnologia mas não tem medo de correr atrás, ler, se informar. É isso aí!
Se tiver alguma dúvida, é só falar, OK?
Um grande abraço!
Oi Cris, comprei um kindle essa semana (nem chegou ainda rs) mas gostaria de escrever mesmo assim, pois seu blog foi fundamental para eu decidir comprá-lo. Não vejo a hora de começar a por em prática tudo que li aqui. Ótimo trabalho! Parabéns. Abraços
Cris, estou pensando em comprar um Kindle e o seu site está sendo de grande ajuda, parabéns pelo trabalho.
Mas tenho uma dúvida que não vi respondida por aqui ainda: quando você envia um livro em PDF para o Kindle físico, a opção de destacar trechos e criar notas continua funcionando? Eu tenho o aplicativo Kindle para PC, e neste dá pra criar notas em PDF tranquilamente, mas estou receosa de o mesmo não acontecer num Kindle físico. :/
Desde já, obrigada.
também tenho essa dúvida, será que dá para consultar palavras no dicionario também
Mat,
Peço desculpas pela demora em responder a dúvida de vocês.
Eu testei no meu Kindle, que é o modelo Keyboard 3G, e sim, dá para fazer anotações, destaques e eu consegui pesquisar palavras no dicionário também.
Pena que eu não tenho como testar nos modelos mais novos para informar para vocês…
Abraços!
Liz,
Peço desculpas pela demora em te responder!
No meu Kindle (modelo Keyboard 3G) os comentários e destaques funcionam normalmente em arquivos PDF sim.
Um grande abraço!
Meu kindle já chegou rs, já testei aqui e não é instantâneo como em em um livro mas da para consultar mesmo.
Meu kindle é o modelo mais simples vendido no ponto frio.
Legal, Mat, obrigada por confirmar que funciona.
E espero que você curta bastante seu novo Kindle!
Um grande abraço!
Nunca li tantos livros em um semestre. Ganhei o Kindle de Natal – o modelo mais basicão – e desde então li em seis meses mais livros do que li em todo o ano passado. Não consigo mais imaginar minha vida sem a praticidade do Kindle.
Não deixei os livros de papel, compro os que são de fato importantes, mas fora isso leio praticamente tudo o que preciso nele.
Só não consigo ler os artigos do mestrado, mesmo convertendo o PDF para mobi. As palavras saem ao contrário, as imagens, tudo. Não sei porque isso acontece.
Abraço!
Sybylla,
Obrigada por compartilhar sua experiência com o Kindle. Fiquei muito feliz de ver que ele te ajudou a ler mais do que antes, isso é ótimo!
Quanto ao seu problema na conversão do PDF, que software você está usando? Já tentou com o Calibre? A conversão de arquivos PDF é problemática mesmo. Já tentou lê-lo sem conversão, no formato original mesmo?
Você pode tentar, caso ainda não tenha feito, a conversão feita pela Amazon. Para isso, basta enviar o arquivo PDF para o endereço de email de seu Kindle, com a palavra “convert” no assunto do email. Mas eu sugeriria tentar antes sem a conversão, para ver como fica (ou seja, você pode enviar por email, mas sem a palavra “convert”, ele enviará o arquivo em formato PDF e não fará a conversão). Veja como fazer isso neste artigo:
http://www.vidasempapel.com.br/como-transferir-arquivos-para-o-kindle-por-email/
Um grande abraço!
Cris, como faço para saber quanto de memória estou usando, tanto na nuvem quanto no Kindle físico? Há alguma barrinha indicadora, igual temos nos computadores? Muito obrigado.
Fernando,
Achei interessante sua pergunta, acho que vou escrever um post sobre isso com mais detalhes.
Mas para te adiantar, vou passar por escrito como fazer isso:
1. Espaço na biblioteca da Amazon:
– entre no site da Amazon, e faça login com seu usuário e senha;
– vá ao rodapé da página e clique no link “Gerencie seu Kindle”, do lado direito;
– no menu do lado esquerdo, clique em “Documentos pessoais”;
– veja uma barrinha que indica o consumo de espaço do lado direito, depois do campo de busca.
2. No Kindle: no meu Kindle, que é o Kindle Keyboard 3G, basta eu apertar o botão Menu, que quando o menu aparece, ao mesmo tempo aparece também o espaço livre no canto esquerdo superior, mas imagino que o seu não seja assim, não é?
Eu encontrei uma dica na Internet dizendo para clicar no menu, depois selecionar Configurações. Na página de Configurações, clique no botão Menu novamente, e clique em Informações do Dispositivo, que mostrará dentre outras informações, o espaço disponível no seu Kindle.
Se isso não der certo, me diga qual é o modelo de Kindle que você possui para eu procurar na documentação da Amazon, OK?
Um grande abraço!
Perfeito! Tenho o Kindle Paperwhite e funcionou exatamente o que vc sugeriu. Mais uma vez, obrigado.
Que ótimo, Fernando! Abraços!