Você tem vários ebooks espalhados pelo seu disco (ou até em vários discos externos), e não sabe como fazer para organizá-los? Então você precisa conhecer o Calibre, um excelente software gratuito, disponível para várias plataformas, que vai ajudá-lo bastante nesta tarefa. E para aproveitar o Calibre um pouco mais, vou compartilhar com vocês algumas dicas para você organizar e encontrar seus ebooks em sua biblioteca.
Para começar, eu sugiro que, caso você ainda não conheça o Calibre, comece lendo este artigo, onde eu explico um pouco melhor sobre ele. Eu já escrevi também outros artigos sobre este software, incluindo um dos mais populares deste blog que é o artigo onde eu explico como converter arquivos de ebooks em vários formatos com o Calibre. Sim, com ele além de gerenciar, você conseguirá também converter seus ebooks.
Voltando à questão da organização, na verdade organizar os ebooks no Calibre é muito simples, porque você não precisa fazer quase nada na verdade. Basta adicionar um ebook, e ele estará disponível na sua biblioteca. Mas a questão é que, para tirar maior proveito do Calibre, é importante conhecer um pouco mais sobre como ele funciona e, principalmente, como você pode encontrar seus ebooks ou agrupá-los se tiver uma biblioteca muito numerosa.
Eu pretendo passar para você algumas dicas para isso nesta série de posts que estou começando agora, e já vou começar com algo muito importante: os metadados.
O que são metadados?
De uma forma bem simplificada, os metadados são os dados sobre o ebook como nome do autor, título do livro, editora, imagem da capa, etc. Mas quando chamamos estes dados de metadados, estamos falando de dados que estão ou no cabeçalho do arquivo do ebook ou em outro local (no caso do Calibre, ele guarda os metadados num arquivo chamado metadata.opf).
Ou seja, quando você abre um arquivo para lê-lo, você não encontrará os metadados em nenhuma das páginas. Se você me disser que você vê a capa e o título, nome do autor, etc, na primeira página do ebook por exemplo, você não está vendo os metadados em si, mas sim uma página do ebook que contém as mesmas informações.
Os metadados só são visíveis dependendo de como o software os usa. O Calibre, por exemplo, usa as informações dos metadados para catalogar os ebooks. Por isso, estas são as informações mais importantes para o Calibre.
Isso explica porque você encontrará ebooks no Calibre sem título ou nome de autor, embora o título e autor estejam bonitinhos no nome do arquivo: não é de nenhum daí que o Calibre obtém estas informações. É do cabeçalho do arquivo, que você não vê.
Portanto, se você quiser ver o título do livro, nome do autor, editora, capa (caso o arquivo não possua), categoria, etc, no Calibre, você precisará garantir que os metadados estejam corretamente preenchidos. Isso não é obrigatório, mas para aproveitar melhor os recursos do Calibre, você verá que é muito importante fazê-lo.
Como preencher os metadados no Calibre
Como eu disse, para organizar sua biblioteca, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que os metadados de seus ebooks estejam corretamente preenchidos. A boa notícia é que, hoje em dia, a grande maioria dos arquivos já vem com os metadados já preenchidos. A má notícia é que, mesmo já sendo comum, você ainda encontrará vários arquivos que nem sequer possuem o título do livro correto nos metadados, e isso fará com que sua biblioteca fique uma bagunça se você não corrigir logo o problema.
O ebook que vou usar nos exemplos a seguir é Senhora, de José de Alencar, que eu baixei de uma biblioteca de Portugal em formato PDF. Como você pode ver, este é um dos casos onde os metadados não foram preenchidos corretamente. Neste caso, na verdade, tudo indica que o arquivo tenha sido editado no Microsoft Word, onde foi gerado o arquivo em formato PDF, e o Word gerou os metadados automaticamente. Como eu sou meio chata em termos de organização, eu não quero que fique deste jeito, eu quero o título do ebook e o nome do autor.
Então vamos ao procedimento. Para preencher os metadados do seu ebook, primeiramente você deverá selecioná-lo. Para isso, basta clicar uma vez sobre ele:
Depois, basta clicar no botão Editar metadados no menu principal:
O Calibre abrirá uma nova janela, como a que você vê na imagem a seguir:
Veja na imagem acima (você poderá clicar nela para vê-la em maior resolução) alguns campos que eu destaquei onde você poderá colocar as informações de seu ebook. Lembrando que você não é obrigado a preencher tudo, mas certifique-se de colocar no mínimo o título e o nome do autor corretos, para poder localizar os ebooks com base nestes dois campos.
Quando preencher o título do ebook e o nome do autor, clique no botão com a setinha azul, como mostra a imagem abaixo, para que ele copie os mesmos valores para os campos que ele usará para ordenação da lista de ebooks:
Quando terminar, basta clicar no botão OK no canto direito inferior.
Como obter os metadados da Internet
Se você não quiser preencher todos os metados manualmente, você pode usar uma função bem interessante do Calibre onde ele pesquisa em alguns sites da Internet usando o título do livro e nome do autor e mostra para você o que ele encontrou. Você poderá então selecionar o livro desejado na lista, se ele tiver encontrado o livro correto, e os metadados serão preenchidos com base nas informações daquele livro no site onde ele foi encontrado.
Vamos a um exemplo prático. Novamente, vou usar o mesmo ebook Senhora, de José de Alencar. Para que a pesquisa funcione, eu recomendo que você corrija manualmente pelo menos o título do ebook e o nome do autor, como mostra a imagem abaixo:
Depois disso, basta clicar no botão Baixando metadados, como indicado na imagem abaixo:
O Calibre irá então pesquisar na Internet. Se ele encontrar livros com aquele título e autor, ele mostrará a lista de resultados como você poderá ver na imagem abaixo:
Selecione o que melhor se adequa ao seu ebook, e clique no botão OK. Se nenhum deles servir, clique em Cancelar (neste caso, você precisará então fornecer os dados manualmente).
Se você clicou em OK, a seguir ele fará uma pesquisa para encontrar uma capa para o ebook. Selecione a capa desejada e clique em OK.
Veja como o Calibre preencheu os metadados que ele encontrou, incluindo a capa do ebook:
Agora, é só clicar no botão OK para aceitar todas estas alterações. Se quiser alterar alguma coisa que você não tenha gostado, você poderá fazê-lo sem problemas. Por exemplo, depois de receber os dados, eu removi o nome da editora e o ID pois este ebook que eu possuo é uma versão gratuita de domínio público, não é da editora que aparece preenchido.
Um jeito mais rápido de alterar alguns metadados
Se você quiser corrigir apenas os metadados que aparecem na lista do Calibre, como título e nome do autor, há um jeito ainda mais fácil de fazê-lo. Para isso, você primeiro seleciona o ebook, como mostrei anteriormente, fazendo um clique apenas sobre ele. Depois, é só clicar no campo que você quer editar, e poderá fazê-lo ali mesmo, na lista de ebooks:
Quando terminar, é só dar um Enter para efetivar a alteração.
E se você não souber que ebook é aquele?
Se você costuma acrescentar ebooks à sua biblioteca “em lotes” (vários de uma vez), pode acontecer algo indesejado. No meio de todos aqueles novos ebooks, pode aparecer algum com um título estranho ou sem título e sem autor. Bem, você já sabe como corrigir estas informações, mas a questão é: como você descobre que ebook é aquele para poder preencher os dados de forma correta?
O jeito mais fácil é abrir o ebook e ver o conteúdo dele para identificar qual ele é para você poder então preencher os metadados como eu expliquei no tópico anterior. O Calibre abrirá vários dos formatos suportados dentro dele mesmo, ou usará um software externo (como no caso de arquivos PDF).
Para abrir o arquivo, basta dar um clique duplo nele. Note que, se o ebook estiver em mais de um formato, você poderá clicar no link que mostra o formato que você deseja abrir, como indicado na imagem abaixo:
Basta então dar uma olhada no arquivo e depois então preencher os metadados para que ele mostre o título e autor de forma correta.
Como enviar estes arquivos para o e-reader
É importante ressaltar que o Calibre guarda várias das informações dos metadados em um arquivo em separado que fica “escondido” dentro da sua biblioteca. Se você simplesmente pegar o arquivo PDF ou EPUB ou MOBI do disco e copiá-lo para o seu e-reader (Kindle, Kobo), você verá que ele não conterá os metadados que você alterou (isso vale também para a capa do ebook que você customizou). O que fazer então?
Neste caso, você precisará usar o próprio Calibre para transferir o arquivo para seu e-reader. Eu já escrevi um artigo explicando como conectar seu e-reader no Calibre e transferir o arquivo usando o próprio Calibre, que é Como transferir ebooks para o Kindle através do Calibre. Como eu menciono no artigo, eu não tive a oportunidade de testar este procedimento com outros e-readers, como o Kobo, mas acredito que seja a mesma coisa. Seguindo as instruções deste artigo você conseguirá enviar o arquivo com as alterações para seu e-reader de forma prática e fácil.
O que virá depois?
Para já adiantar para vocês alguns dos próximos posts que estou planejando nesta série, eu pretendo escrever posts mostrando como customizar a capa de um ebook (além da dica que já adiantei aqui de usar a pesquisa de metadados), como colocar seus ebooks em categorias e encontrá-los usando estas categorias, como juntar ebooks de formatos diferentes em um único registro, e também como navegar no Calibre com base nos metadados que você preencheu.
Espero que vocês gostem desta nova série, e que seja útil para ajudá-los a organizar seus ebooks. Deixe sua opinião sobre este primeiro post da série nos comentários e também dê outras sugestões de posts sobre o Calibre que você queira ver nesta série.
Cris, eu converti um epub em az3, mas as letras ficaram “meio desbotadas”. Um tom meio cinza. Sera q o calibre tem alguma ferramente pra melhorar esse tom?
Gabriel, as ferramentas de edição de conteúdo do Calibre são limitadas, ele não se propõe a editar o conteúdo do ebook ou formatá-lo.
Você teria que tentar alterar o CSS na conversão, mas para isso você precisa (1) conhecer CSS e (2) abrir o EPUB num editor como o Sigil para saber quais alterações realizar durante a conversão.
Tente, na conversão, fazer mudanças mais simples como forçar um tamanho de fonte para ver se esta mudança traz uma mudança na fonte, quem sabe acaba funcionando sem precisar ir pelo caminho mais complicado. As mudanças de tamanho de fonte ficam na aba “Aparência”, na janela de conversão.
Cristiane, tem como alterar o caminho destino dos livros armazenados no calibre. No meu caso, eles ficam dentro de C:/ na pasta de documento Biblioteca do Calibre – só que como tenho muitos livros, está ocupando 1,5GB e isso compromete meu espaço no disco C:. Tem como eu alterar o destino para D: por exemplo?
Alguns anos depois, me deparei com esse mesmo problema, mas achei a solução num fórum gringo e resolvi compartilhar aqui para ajudar alguém:
– No Calibre, vá na opção “Converter Livros”;
– Escolha o formato de saída no canto superior direito da janela (eu tive esse problema com conversão de epub para mobi);
– Selecione no lado esquerdo o menu “Aparência”;
– Selecione a aba “Estilos”;
– Na parte inferior, em “Filtrar informações do estilo”, marque a caixinha “Cores”;
– Dê OK e problema resolvido!
Espero que isso ajude alguém no futuro!
Forte abraço!
Como faço o calibre aceitar que cada capítulo se inicie em um nova página
Francisco, o Calibre não tem a intenção de ser um editor de ebooks. Por isso, para fazer edições, use outra ferramenta. Se o texto for seu, use a quebra de página no seu editor. Se for de outro autor, verifique se você tem permissão para editar o ebook, OK?
Gostaria de tirar uma dúvida. Possuo muitos livros cadastrados na biblioteca do Calibre, mas vou precisar formatar meu pc. Vou mandar meus livros para uma nuvem e depois vou baixá-los de novo e reinstalar o Calibre. Os metadados dos livros serão perdidos? Não há como salvar esses metadados? Vou ter que digitar um a um de novo depois?
Minha biblioteca fica nas nuvens. Assim, eu configurei a mesma biblioteca tanto utilizando o computador do meu trabalho como o meu notebook em casa. Os arquivos e os metadados ficam os mesmos em qualquer dispositivo, já que ambos puxam as informações do mesmo lugar.
Depois de formatar o seu computador, abra o calibre e importe a biblioteca que vc salvou nas nuvens. Boa sorte!
Bom dia!!! Muito esclarecedoras as sua dicas! Estou com um problema, converto PDF em EPUB no Calibre, só que quando coloco no Kobo é apresentado com uma coisa unica, sem separação de capítulos, mesmo o PDF tendo tudo separadinho, capítulo por capítulo. Você sabe me dizer como faço para ler no Kobo com separação de capítulos? Desde já agradeço.
Olá Cris!
Sou novo por aqui. Meu primeiro e-reader chegou essa semana, um Kindle Paperwhite.
Com o Calibre, editei os metadados de meus e-books e modifiquei algumas capas. Aí veio minha primeira dificuldade: ao trocar uma capa, a anterior permanece no arquivo. Não consigo excluí-la. A capa anterior surge como se fosse a primeira página do livro.
Tentei editar o livro mas o Calibre não aceita o comando para arquivos mobi. Tenho receio de converter para azw3 e perder a formatação original.
Há como excluir essa capa indesejada?
Outra dúvida:
Qual o melhor tamanho e resolução para capas dos livros (para evitar os espaços em branco laterais e proporcionar aquela nitidez das telas de stand by): 1600×1200 pixels com 300 dpi?
Boa Tarde Cris,
Duas coisas…
Primeiro: Eu atualizei alguns metadados no arquivo que está no calibre e já tenho mesmo arquivo no Kindle, como faço para que estes dados que atualizei no Calibre também atualize no Kindle?
Segundo: No calibre eu tenho uma coluna com os nomes das séries e não consigo colocar essa informação no KIndle. Tem alguma forma de fazer isso?
Obrigada!