Você tem vários ebooks espalhados pelo seu disco (ou até em vários discos externos), e não sabe como fazer para organizá-los? Então você precisa conhecer o Calibre, um excelente software gratuito, disponível para várias plataformas, que vai ajudá-lo bastante nesta tarefa. E para aproveitar o Calibre um pouco mais, vou compartilhar com vocês algumas dicas para você organizar e encontrar seus ebooks em sua biblioteca.
Para começar, eu sugiro que, caso você ainda não conheça o Calibre, comece lendo este artigo, onde eu explico um pouco melhor sobre ele. Eu já escrevi também outros artigos sobre este software, incluindo um dos mais populares deste blog que é o artigo onde eu explico como converter arquivos de ebooks em vários formatos com o Calibre. Sim, com ele além de gerenciar, você conseguirá também converter seus ebooks.
Voltando à questão da organização, na verdade organizar os ebooks no Calibre é muito simples, porque você não precisa fazer quase nada na verdade. Basta adicionar um ebook, e ele estará disponível na sua biblioteca. Mas a questão é que, para tirar maior proveito do Calibre, é importante conhecer um pouco mais sobre como ele funciona e, principalmente, como você pode encontrar seus ebooks ou agrupá-los se tiver uma biblioteca muito numerosa.
Eu pretendo passar para você algumas dicas para isso nesta série de posts que estou começando agora, e já vou começar com algo muito importante: os metadados.
O que são metadados?
De uma forma bem simplificada, os metadados são os dados sobre o ebook como nome do autor, título do livro, editora, imagem da capa, etc. Mas quando chamamos estes dados de metadados, estamos falando de dados que estão ou no cabeçalho do arquivo do ebook ou em outro local (no caso do Calibre, ele guarda os metadados num arquivo chamado metadata.opf).
Ou seja, quando você abre um arquivo para lê-lo, você não encontrará os metadados em nenhuma das páginas. Se você me disser que você vê a capa e o título, nome do autor, etc, na primeira página do ebook por exemplo, você não está vendo os metadados em si, mas sim uma página do ebook que contém as mesmas informações.
Os metadados só são visíveis dependendo de como o software os usa. O Calibre, por exemplo, usa as informações dos metadados para catalogar os ebooks. Por isso, estas são as informações mais importantes para o Calibre.
Isso explica porque você encontrará ebooks no Calibre sem título ou nome de autor, embora o título e autor estejam bonitinhos no nome do arquivo: não é de nenhum daí que o Calibre obtém estas informações. É do cabeçalho do arquivo, que você não vê.
Portanto, se você quiser ver o título do livro, nome do autor, editora, capa (caso o arquivo não possua), categoria, etc, no Calibre, você precisará garantir que os metadados estejam corretamente preenchidos. Isso não é obrigatório, mas para aproveitar melhor os recursos do Calibre, você verá que é muito importante fazê-lo.
Como preencher os metadados no Calibre
Como eu disse, para organizar sua biblioteca, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que os metadados de seus ebooks estejam corretamente preenchidos. A boa notícia é que, hoje em dia, a grande maioria dos arquivos já vem com os metadados já preenchidos. A má notícia é que, mesmo já sendo comum, você ainda encontrará vários arquivos que nem sequer possuem o título do livro correto nos metadados, e isso fará com que sua biblioteca fique uma bagunça se você não corrigir logo o problema.
O ebook que vou usar nos exemplos a seguir é Senhora, de José de Alencar, que eu baixei de uma biblioteca de Portugal em formato PDF. Como você pode ver, este é um dos casos onde os metadados não foram preenchidos corretamente. Neste caso, na verdade, tudo indica que o arquivo tenha sido editado no Microsoft Word, onde foi gerado o arquivo em formato PDF, e o Word gerou os metadados automaticamente. Como eu sou meio chata em termos de organização, eu não quero que fique deste jeito, eu quero o título do ebook e o nome do autor.
Então vamos ao procedimento. Para preencher os metadados do seu ebook, primeiramente você deverá selecioná-lo. Para isso, basta clicar uma vez sobre ele:
Depois, basta clicar no botão Editar metadados no menu principal:
O Calibre abrirá uma nova janela, como a que você vê na imagem a seguir:
Veja na imagem acima (você poderá clicar nela para vê-la em maior resolução) alguns campos que eu destaquei onde você poderá colocar as informações de seu ebook. Lembrando que você não é obrigado a preencher tudo, mas certifique-se de colocar no mínimo o título e o nome do autor corretos, para poder localizar os ebooks com base nestes dois campos.
Quando preencher o título do ebook e o nome do autor, clique no botão com a setinha azul, como mostra a imagem abaixo, para que ele copie os mesmos valores para os campos que ele usará para ordenação da lista de ebooks:
Quando terminar, basta clicar no botão OK no canto direito inferior.
Como obter os metadados da Internet
Se você não quiser preencher todos os metados manualmente, você pode usar uma função bem interessante do Calibre onde ele pesquisa em alguns sites da Internet usando o título do livro e nome do autor e mostra para você o que ele encontrou. Você poderá então selecionar o livro desejado na lista, se ele tiver encontrado o livro correto, e os metadados serão preenchidos com base nas informações daquele livro no site onde ele foi encontrado.
Vamos a um exemplo prático. Novamente, vou usar o mesmo ebook Senhora, de José de Alencar. Para que a pesquisa funcione, eu recomendo que você corrija manualmente pelo menos o título do ebook e o nome do autor, como mostra a imagem abaixo:
Depois disso, basta clicar no botão Baixando metadados, como indicado na imagem abaixo:
O Calibre irá então pesquisar na Internet. Se ele encontrar livros com aquele título e autor, ele mostrará a lista de resultados como você poderá ver na imagem abaixo:
Selecione o que melhor se adequa ao seu ebook, e clique no botão OK. Se nenhum deles servir, clique em Cancelar (neste caso, você precisará então fornecer os dados manualmente).
Se você clicou em OK, a seguir ele fará uma pesquisa para encontrar uma capa para o ebook. Selecione a capa desejada e clique em OK.
Veja como o Calibre preencheu os metadados que ele encontrou, incluindo a capa do ebook:
Agora, é só clicar no botão OK para aceitar todas estas alterações. Se quiser alterar alguma coisa que você não tenha gostado, você poderá fazê-lo sem problemas. Por exemplo, depois de receber os dados, eu removi o nome da editora e o ID pois este ebook que eu possuo é uma versão gratuita de domínio público, não é da editora que aparece preenchido.
Um jeito mais rápido de alterar alguns metadados
Se você quiser corrigir apenas os metadados que aparecem na lista do Calibre, como título e nome do autor, há um jeito ainda mais fácil de fazê-lo. Para isso, você primeiro seleciona o ebook, como mostrei anteriormente, fazendo um clique apenas sobre ele. Depois, é só clicar no campo que você quer editar, e poderá fazê-lo ali mesmo, na lista de ebooks:
Quando terminar, é só dar um Enter para efetivar a alteração.
E se você não souber que ebook é aquele?
Se você costuma acrescentar ebooks à sua biblioteca “em lotes” (vários de uma vez), pode acontecer algo indesejado. No meio de todos aqueles novos ebooks, pode aparecer algum com um título estranho ou sem título e sem autor. Bem, você já sabe como corrigir estas informações, mas a questão é: como você descobre que ebook é aquele para poder preencher os dados de forma correta?
O jeito mais fácil é abrir o ebook e ver o conteúdo dele para identificar qual ele é para você poder então preencher os metadados como eu expliquei no tópico anterior. O Calibre abrirá vários dos formatos suportados dentro dele mesmo, ou usará um software externo (como no caso de arquivos PDF).
Para abrir o arquivo, basta dar um clique duplo nele. Note que, se o ebook estiver em mais de um formato, você poderá clicar no link que mostra o formato que você deseja abrir, como indicado na imagem abaixo:
Basta então dar uma olhada no arquivo e depois então preencher os metadados para que ele mostre o título e autor de forma correta.
Como enviar estes arquivos para o e-reader
É importante ressaltar que o Calibre guarda várias das informações dos metadados em um arquivo em separado que fica “escondido” dentro da sua biblioteca. Se você simplesmente pegar o arquivo PDF ou EPUB ou MOBI do disco e copiá-lo para o seu e-reader (Kindle, Kobo), você verá que ele não conterá os metadados que você alterou (isso vale também para a capa do ebook que você customizou). O que fazer então?
Neste caso, você precisará usar o próprio Calibre para transferir o arquivo para seu e-reader. Eu já escrevi um artigo explicando como conectar seu e-reader no Calibre e transferir o arquivo usando o próprio Calibre, que é Como transferir ebooks para o Kindle através do Calibre. Como eu menciono no artigo, eu não tive a oportunidade de testar este procedimento com outros e-readers, como o Kobo, mas acredito que seja a mesma coisa. Seguindo as instruções deste artigo você conseguirá enviar o arquivo com as alterações para seu e-reader de forma prática e fácil.
O que virá depois?
Para já adiantar para vocês alguns dos próximos posts que estou planejando nesta série, eu pretendo escrever posts mostrando como customizar a capa de um ebook (além da dica que já adiantei aqui de usar a pesquisa de metadados), como colocar seus ebooks em categorias e encontrá-los usando estas categorias, como juntar ebooks de formatos diferentes em um único registro, e também como navegar no Calibre com base nos metadados que você preencheu.
Espero que vocês gostem desta nova série, e que seja útil para ajudá-los a organizar seus ebooks. Deixe sua opinião sobre este primeiro post da série nos comentários e também dê outras sugestões de posts sobre o Calibre que você queira ver nesta série.
Olá ! eu tenho uma duvida,é possível eu juntar varios arquivios epub em um só com o calibre ? pq dessa pergunta é o seguinte,a empresa que eu trabalho tem uma especie de biblioteca virtual só para os funcionários,nessa biblioteca virtual não é possivel baixar o livro em um unico arquivo e sim,os capítulos separados,gostaria de saber se existe uma maneira de juntar esses arquivos e um só.
Sergio, eu nunca fiz isso, mas pesquisei na web e encontrei que há um plugin para o Calibre que faz isso. Dê uma olhada neste post aqui (em inglês) que explica como fazer isso:
http://www.howtogeek.com/168444/how-to-easily-merge-and-split-ebooks/
Espero que isso ajude.
Um grande abraço!
Olá Cris! Não sei nem se este comentário está na página certa, mas vamos lá: eu baixei o calibre, configurei conforme seus posts e deu tudo certo! Consegui enviar diretamente para o cloud da amazon e abrir no meu ipad (enquanto meu kindle paperwhite não chega!). Bom, até aí tudo certo. Minha dúvida é: pq alguns livros aparecem com o título e o autor incorretos e outros não? Sendo que todos foram baixados praticamente do mesmo site, editados e copiados da mesma forma? Não sei se consegui ser bem claro, mas alguns livros no app do kindle aparecem com o nome certinho e o nome do autor embaixo. Outros aparecem com o nome do livro + o autor e o meu nome onde deveria constar “autor”. Assim, não é nada que afete desempenho, nem nada disso, mas assim como você, eu também sou meio organizado e eu gostaria de saber como fazer para arrumar.. Já mexi no calibre na parte dos metadados e eles, aparentemente, estão corretos, assim como os outros. Desde já, grato pela atenção e parabéns pelo site, Cris! Suas informações e dicas foram de suma importância para que eu conseguisse escolher qual e-reader comprar e como usá-lo! Abraços
Oi João,
Peço desculpas pela demora em te responder. Infelizmente estou com falta de tempo, por isso eu geralmente demoro um pouco para responder aos comentários, mas eu acabo respondendo… 😉
O que faz com que o nome do autor e/ou título apareça ou não corretamente no e-reader é justamente o fato de os metadados do arquivo do ebook ter aquelas informações ou não.
O problemaA característica que eu descobri do Calibre que acaba deixando isso acontecer é que quando a gente altera os metadados, ele altera em um arquivo em separado, não no arquivo do ebook. Por isso, fica tudo bonitinho no Calibre, mas aí a gente envia pro e-reader e não aparece da mesma forma.Um jeito de forçar que o Calibre coloque estas informações no arquivo do ebook e não apenas no arquivo de metadados é fazer uma conversão de formato. Pode ser uma conversão do formato que você está usando para ele mesmo. É o mesmo caso da capa, veja neste post:
http://www.vidasempapel.com.br/como-colocar-capas-nos-ebooks-com-o-calibre/
Outra forma de corrigir isso bem prática é usar o Send to Kindle para enviar os arquivos para a Amazon. Nele, já dá para ver se há algum problema com o nome do autor e do título, e corrigir, veja:
http://www.vidasempapel.com.br/send-to-kindle-no-computador/
Espero que isso resolva o problema.
Um grande abraço!
Cris,
Tenho uma dúvida. É possível alterar o forma com o que o Calibre salva os livres na biblioteca? Por padrão ele salva como “Biblioteca”\”Autor”\”Título (Nº da Série)”\(nome do arquivo: “título – autor”)..além da capa e um arquivo com os metadados.
Na opção de “Salvar no Disco”, existe internamente no programa uma configuração para mudar a forma com que ele vai salvar os arquivos no disco (tanto a organização, quando uma opção para não salvar esses arquivos separados: capa e metadados), porém não achei essa configuração para gerenciar as bibliotecas.
Minhas bibliotecas ficam salvas em uma pasta sincronizada de um drive virtual, e a forma com que o calibre organiza, bagunça um pouco o conteúdo, além o espaço consumido com os outros arquivos.
Alain,
Eu me lembro de ter pesquisado sobre este assunto há algum tempo atrás, devido a uma pergunta de outro leitor, e todos os fóruns onde encontrei informações afirmavam que o Calibre não permitia customizar a estrutura de diretórios e arquivos que ele gera.
Há, no entanto, uma configuração disponível em Preferências / Preferências (ou Mudar o comportamento do Calibre) / Salvando livros para o disco. Eu não tenho o tempo necessário para fazer testes com isso, mas se você quiser tentar, há algumas opções aqui que pode ser que melhorem um pouco a estrutura, mas não parece que vai dar para fazer muita coisa. De qualquer forma, acho que você pode tentar.
Eu recomendo que você crie uma biblioteca temporária de teste para isso, OK? Se precisar de ajuda para isso, siga as instruções deste post:
http://www.vidasempapel.com.br/como-gerenciar-multiplas-bibliotecas-calibre/
E lembre-se de desfazer as alterações antes de voltar para sua biblioteca principal. E não custa nada fazer um backup dela também, por via das dúvidas.
Um grande abraço!
Olá Cris, sou novo nessa praia de epubs e kobo.
Recentemente converti um arquivo pdf e transferi para o Kobo, este arquivo é uma tese que preciso ler para meu mestrado. Fiz vários comentários e anotações, agora estou num beco sem saída: tem como abrir estes arquivos, que também estão como metadados no windows? Tem como utilizar eles como um fichamento? Gostaria de uma resposta sobre isso.
Grato,
Thiago
Thiago,
Eu não possuo um Kobo, mas acredito que você possa instalar o aplicativo no Windows, sincronizar com seu usuário, e terá os mesmos ebooks com anotações no Windows.
Se você entende inglês e for “safo” em informática, por tentar este procedimento aqui que eu encontrei através do Google: http://netlaze.blogspot.fr/2012/10/how-to-export-book-annotations-from.html. Eu não tenho como testar ou garantir que funcione, ou que não dê problema, OK? Eu recomendo usar a opção de instalar o aplicativo no Windows e sincronizar.
Espero que isso ajude…
Um grande abraço!
É possível fazer o calibre mostrar o livro paginado conforme o original ? Quando se faz citações da obra é necessário saber em qual a página se encontra. Obrigado.
Cláudio, a questão da contagem de páginas não tem nada a ver com o Calibre. Quando se trata de um ebook, a menos que seja um arquivo PDF que foi escaneado a partir do livro impresso, a questão das páginas varia de acordo com a formatação do texto. Por exemplo, você abre um arquivo e imagine que a página inicial contenha 200 palavras. Aí você aumenta a fonte, de forma que várias palavras são jogadas para as linhas seguintes, e aumenta o espaçamento entre linhas. O que acontece? Aquela página que antes tinha 200 palavras, pode passar a ter apenas 160, por causa da formatação. Isso faz com que o ebook, que mostrava por exemplo 100 páginas, agora mostre 120 páginas. Ficou claro?
A Amazon fornece a contagem de páginas referenciando a versão impressa para vários ebooks, mas isso não acontece em todos os ebooks e nem em todas a lojas.
Eu escrevi um artigo sobre esta questão de contagem de páginas, eu peço que você o leia para entender melhor: Entenda como funciona a contagem de páginas nos ebooks.
Entendo a questão da citação, mas espero que com estas explicações você compreenda que o conceito de página passa a ser irrelevante quando falamos em termos de ebooks. Não sei como os autores que usam citações irão se adaptar, mas com a popularização dos ebooks, cedo ou tarde terão que fazer isso. Uma alternativa seria citar o nome do tópico e capítulo onde encontra-se a citação, talvez.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço!