Quem acompanha este blog sabe que eu sou usuária e fã do Evernote, meu “segundo cérebro”. É nele onde eu guardo tudo o que acho interessante, principalmente artigos e informações que encontro na web. Eu já expliquei anteriormente como salvar páginas na web no Evernote, mas esta dica vale apenas para quando você está navegando em seu computador.
No entanto, quem possui um dispositivo iOS, ou seja, um iPad, iPhone ou iPod Touch, você não possui por padrão uma ferramenta provida pela Evernote para salvar as páginas a partir do Safari. Mas há uma dica que circula na Internet que ainda funciona (ela já deixou de funcionar, mas recentemente eu encontrei uma versão que está funcionando atualmente).
O que você precisa fazer é criar um bookmarklet (um bookmark ou favorito) que ao invés de te levar para um site, ele executará um script. Para isso, siga os passos a seguir. É importante ressaltar que você deverá executar todos estes passos no seu iPad.
Nota: embora estes passos também funcionem no iPhone e iPod Touch, a janela que o bookmarklet do Evernote abre para salvar a página é de tamanho fixo e não pode ser movida, e por isso fica muito difícil usá-la nos dispositivos com tela menor pois esta janela excede o tamanho da tela. Veja mais informações ao final deste artigo. *
Como criar o bookmarklet do Evernote no iPad
A primeira coisa que você deve fazer é criar um bookmark (favorito) comum no browser no iPad. Você pode criar um favorito de qualquer página, pois nós o modificaremos daqui a pouco.
Neste exemplo, eu acessei o próprio site do Evernote e adicionei-o como favorito. Você pode fazer isso também. Primeiro abra o site, depois clique no ícone indicado na imagem a seguir:
Ele abrirá um menu de opções, clique agora no botão de Favorito, como indicado na imagem a seguir:
Apague o título da página e escreva um título que seja fácil para você lembrar lembrar, para você saber que este favorito irá salvar páginas da web para o Evernote no iPad ou iPhone:
Neste exemplo, eu coloquei o título deste favorito como “Salvar para o Evernote”:
Quando terminar de escrever o título, clique em Concluído.
Agora chame a lista de favoritos clicando no ícone do livro aberto, do lado direito, e depois clique em Editar, no final do menu do lado direito, como indicado na imagem abaixo:
Este menu poderá então ser editado. Se você quiser mover o seu favorito “Salvar para o Evernote” para outro lugar neste menu, basta pressionar e arrastar este item usando as três barras do lado direito (indicado na imagem a seguir com um círculo vermelho):
Se não quiser mexê-lo de lugar ou se quiser continuar como está, basta clicar no título do favorito, como indicado com a seta na imagem anterior. Agora apague o conteúdo da linha onde fica o endereço do site. Você pode apagar manualmente ou poderá usar o ícone com um X que remove todo o conteúdo da linha.
Apague o conteúdo do campo onde fica o endereço da página. Em seguida, copie o script abaixo:
javascript:(function()%7BEN_CLIP_HOST%3D%27http://www.evernote.com%27%3Btry%7Bvar%20x%3Ddocument.createElement(%27SCRIPT%27)%3Bx.type%3D%27text/javascript%27%3Bx.src%3DEN_CLIP_HOST%2B%27/public/bookmarkClipper.js%3F%27%2B(new%20Date().getTime()/100000)%3Bdocument.getElementsByTagName(%27head%27)%5B0%5D.appendChild(x)%3B%7Dcatch(e)%7Blocation.href%3DEN_CLIP_HOST%2B%27/clip.action%3Furl%3D%27%2BencodeURIComponent(location.href)%2B%27%26title%3D%27%2BencodeURIComponent(document.title)%3B%7D%7D)()%3B
Se não der certo, baixe este arquivo texto que contém este trecho, abra-o, e copie seu conteúdo.
Feito isso, cole o conteúdo que você copiou do script no campo assinalado:
Pressione a tecla Concluído no teclado do dispositivo.
Depois, pressione em OK.
Pronto! Seu bookmarklet do Evernote está pronto para ser usado!
Como usar o bookmarklet do Evernote
Para usar o bookmarklet que você acabou de criar é bem fácil. Primeiro, você navegará normalmente pela Internet. Quando encontrar um artigo ou página interessante que você queira guardar no Evernote, basta abrir a lista de favoritos e pressionar o favorito que você criou nos passos anteriores. Neste exemplo, basta pressionar “Salvar para o Evernote”.
Se é a primeira vez que você faz isso, é provável que primeiro ele te peça o login (usuário e senha). Se isso acontecer, preencha as informações para fazer o login.
Você verá então um pop-up onde você poderá preencher as principais informações sobre sua página, como:
- Título: normalmente já vem preenchido com o título da página, mas você poderá modificá-lo se quiser.
- Etiquetas: aqui você poderá colocar etiquetas para esta página que você está enviando para o Evernote.
- Cadernos: este campo contém a lista de todos os cadernos que já foram criados. Selecione um destes cadernos para que sua nova nota seja salva nele.
- Adicionar texto: use este campo se quiser escrever mais alguma coisa.
- Salvar URL da página: eu recomendo ligar esta opção, pois assim o endereço da página que você está salvando também será guardado na nota.
- Capturar página inteira: com esta opção ligada, o Evernote irá salvar a página completa.
Depois que preencher as informações, clique no botão Salvar para enviar esta página para o Evernote. É isso! Fácil, não é mesmo?
E quanto ao iPhone e iPod Touch? *
Alguns leitores me chamaram a atenção de que este procedimento não funciona bem no iPhone e iPod Touch, pois a janela que o bookmarklet do Evernote abre para salvar a página é de tamanho fixo e não pode ser movida, e por isso fica muito difícil usá-la nos dispositivos com tela menor pois esta janela excede o tamanho da tela.
Como alternativa, você pode utilizar outras formas de salvar o conteúdo da página web para o Evernote, como por exemplo fazê-lo no browser Mercury, que possui integração com o Evernote embutida.
Outra opção é usar o Pocket, uma excelente ferramenta para ler artigos da web. A app do Pocket também tem integração com o Evernote, portanto você pode salvar uma página para ler depois no Pocket, e depois de lê-la, se quiser guardá-la em definitivo no Evernote, poderá fazer isso a partir do próprio Pocket. Para mais informações sobre como usar o Pocket, leia o artigo Como salvar páginas da web para ler depois com Pocket.
Além disso, se a página em questão não for muito complexa, você pode usar o famoso “copiar/colar”, copiando primeiro o conteúdo da página web, e depois colando-o na própria app do Evernote. Eu não gosto muito desta opção pois geralmente perde-se a formatação da página, mas em alguns casos pode ser aceitável.
E por fim, existem também apps pagas que se propõem a permitir fazer o “clipping” de páginas web para o Evernote. Como eu nunca comprei nenhuma, e as versões gratuitas que testei não me agradaram, então não tenho nenhuma específica para sugerir.
Finalizando
É importante ressaltar que este procedimento não é suportado pela Evernote. Mas como eu disse, ele tem funcionado sem problemas desde que o refiz.
Se precisar de outras alternativas, você pode usar as opções que eu sugeri no tópico acima sobre iPhone e iPod Touch também no seu iPad sem problemas.
Se você tiver algum comentário, sugestão ou dúvida, fique à vontade para usar o espaço abaixo deste post para isso!
* Informações acrescentadas em 10/07/2014.
Cris, com relação a sua matéria Como salvar páginas da web para o Evernote no iPad e iPhone, senti falta de sua orientação para quem como eu usa mais o Chrome no iPad. Há solução?
Djalma,
Estou para fazer mais testes e publicar outro artigo neste assunto, e agora que você mencionou o Chrome, vou fazer testes com ele também.
Atualmente, eu tenho usado o Mercury para salvar páginas para o Evernote. Não é a solução ideal, já que tem que abrir um outro browser, no caso o Mercury, para poder então salvar a página. Mas como te disse, vou fazer mais testes, mas não sei se haverá uma solução melhor…
Um grande abraço!
No iphone 4 a janela é maior que a tela e não da pra clicar no salvar 🙁
Gustavo,
Peço desculpas por demorar tanto para te responder, este final de ano está sendo bastante complicado para mim.
Obrigada por avisar, vou procurar testar isso (recentemente eu troquei meu iPhone 4S, senão seria fácil testar), e conforme for, eu complementarei o post.
Obrigada!
Um grande abraço e um Feliz Natal para você e sua família!
Obrigado por me responder Cris, parabéns pelo trabalho, boas férias! 😀
Gustavo, você conseguiu resolver o problema do tamanho da janela? Tenho um iPhone5 e estou com o mesmo problema. Abs. Stella.
Não Stella, troquei msg com a Cris, acho que assim que ela tiver um tempo vai dar uma olhada, enquanto isso estou salvando no pc mesmo com a extensão do Chrome.Abs.
Oi Cris! Poderia um dia falar sobre o Kindle4RSS. Vi no site e não entendi chongas .
Olá! Peço desculpas pela demora em te responder!
Vou colocar aqui na minha lista de pendências pro ano que vem, OK? Obrigada pela dica!
Um grande abraço e um Feliz Natal para você e sua família!
Olá Cris. Toda vez que leio postagem sua sobre o Evernote, fico animado e disposto a debulhar o programa “outra vez”.
Nota-se que ele está cada vez melhor.
Eu instalei no meu note algumas vezes, já utilizei a extensão no Crhome e até no meu kindle eu já o experimentei. – É muito bacaba e útil mesmo!
Ainda não se tornou para mim indispensável. Mas, acredito que vá!
Parabéns e mais sucesso pra vocês!
Muito obrigada pelo seu comentário! O Evernote é muito útil mesmo, vale a pena.
Um grande abraço e um Feliz Natal para você e sua família!
Cris, bom dia!
Eu já vim aqui no seu blog fazer algumas perguntas, porém (necessito da sua paciência), ainda não decidi qual comprar. Estou em dúvida entre Kobo (Glo) e Kindle (paperwhite). Vi algumas críticas ao Kobo, principalmente quando se fala em durabilidade e sensibilidade, li que ele dá muitos problemas e etc, ao contrário do Kindle. Porém, o que eu fiquei meio decepcionado foi saber que o Kindle não é um sistema muito “aberto”. Tem dificuldades em PDF e tudo mais, porém ainda me chama atenção, e pelo fato de ter um acervo maior de livros. Então, qual você realmente me indica? Não quero gastar muito, até porque só quero ler livros, e não escutar músicas, ver filmes e bla bla bla.
Muito obrigado, aguardo sua resposta!
Mário,
Peço desculpas pela demora em te responder, este final de ano está bastante complicado para mim. Estou agora respondendo os comentários que faltam antes de sair de férias.
E não se constranja, pode perguntar à vontade.
Sobre sua dúvida, é realmente complicado pois existem vários fatores a serem considerados. O Kindle é mais fechado que o Kobo, de fato, mas o acervo da Amazon é fantástico, principalmente se você lê em inglês. Eu, particularmente, nunca nem precisei comprar ebooks em outra loja.
Mas se você quer ter a flexibilidade de comprar ebooks em lojas diferentes, pelo motivo que for, então o Kobo pode ser uma opção melhor (pois ele suporta o DRM da Adobe, usado por muitas livrarias online).
Quanto a arquivos PDF, é uma questão de sorte, sem brincadeira. Tem arquivos que dá para ler muito bem, tem arquivos que são um desastre, mesmo convertendo. Eu, particularmente, prefiro ler PDF no tablet.
Mas para mim, eu acho que as questões mais importantes para fazer a escolha são o acervo e a funcionalidade da estrutura fornecida pela empresa. Ou seja, não adianta ter tela de toque melhor se a livraria não vende os ebooks que você gosta de ler, ou se dá um trabalhão para comprá-los e baixá-los, por exemplo.
Eu daria a seguinte sugestão: instale no seu computador o aplicativo do Kindle e do Kobo, baixe alguns ebooks gratuitos, faça testes marcando trechos e sincronizando, etc. Veja como tudo funciona antes de gastar com o e-reader.
E note que a Amazon acabou de lançar no Brasil o novo Kindle Paperwhite, que é ainda melhor que o anterior.
É uma decisão difícil, mas eu sugiro começar escolhendo qual livraria te atende melhor naquilo que você necessita.
Se tiver mais alguma pergunta, pode mandar.
Um grande abraço e um Feliz Natal para você e sua família!