Se você é novo no mundo Kindle, ou mesmo se você tem mais experiência, cedo ou tarde aparecerá alguma questão que você não conseguirá resolver sozinho, terá que pedir ajuda a alguém.
Você sabe que pode fazer suas perguntas nos posts aqui no Vida Sem Papel. Eu até criei uma página só para perguntas, caso você tenha alguma pergunta que não se encaixa nos posts já publicados.
No entanto, algumas vezes, por mais boa vontade que eu ou os leitores do Vida Sem Papel tenhamos para ajudá-lo, pode ser que sua questão relativa ao Kindle tenha que ser tratada pela Amazon. O mesmo vale para os fabricantes de outros produtos: tem questões que precisam ser tratadas com eles. E neste caso, é importante saber como obter esta ajuda.
Como usar a base de conhecimento da Amazon em português
Antes de formalizar um contato com a Amazon, é bom pesquisar na base de conhecimento já existente. Lá você encontrará informações específicas sobre seu Kindle e sobre a Amazon.
Para consultar essa base, basta acessar o site da Amazon e ir até o rodapé da página. Localize do lado direito o título Deixe-nos ajudá-lo, e clique no link Ajuda que está abaixo dele.
Pronto, você estará na área de ajuda da Amazon, onde poderá clicar nos links para ler mais conteúdo sobre os assuntos que já estão disponíveis, ou pesquisar usando palavras-chave:
Se isso não for suficiente, você pode contactar a Amazon para enviar sua questão.
Como consultar a Amazon
Quando você não encontrar a informação que procura no site, então você entrar em contato com o suporte da Amazon para apresentar sua dúvida ou problema. É muito fácil fazer isso. Acesse o site da Amazon e vá até o rodapé da página. Localize do lado direito o título Deixe-nos ajudá-lo, e clique no link Ajuda que está abaixo dele.
Localize no canto direito, no alto, o botão Fale Conosco e clique nele:
Faça o login com seu usuário e senha. Na tela seguinte, você seguirá uma sequência de questões para direcionar seu problema ou dúvida. No primeiro item, você deverá escolher se quer tratar de um problema com seu pedido, com o Kindle ou outra coisa:
Como as possibilidades se abrem a partir deste ponto, vou dividir estas opções em subtópicos para ficar mais fácil.
Item 1 – Problema com pedidos
Se você estiver com problema com um pedido que você fez, deverá você selecionar a primeira opção no item 1. Além disso, você precisará definir sobre qual pedido você quer tratar. Note que ao selecionar a opção de tratar de um pedido, ele já te mostrará o último pedido que você fez:
Se for este mesmo, então pode passar para o item 2, que vou explicar abaixo. Se não for, clique no botão Escolha um pedido diferente para localizar o pedido correto. Você verá então um quadro com a lista de seus pedidos.
Navegue pela lista até localizar o pedido correto. Marque-o e clique no botão Concluído. Se não encontrar o pedido, clique no botão Meu pedido não é mostrado.
Agora é só passar para o item 2.
Item 1 – Kindle
Se o seu problema estiver relacionado com seu Kindle, clique em Kindle no item 1. Com isso, você verá a lista dos dispositivos e aplicativos Kindle que você tem registrado com este usuário.
Se seu problema for relacionado com algum deles, clique no item correspondente. Se você não vê nesta lista o dispositivo ou aplicativo que você quer tratar, você poderá clicar em Meu Kindle não está aparecendo.
Para continuar, passe para o item 2.
Item 1 – Outra coisa
Se o seu problema não está relacionado nem com um pedido que você tenha feito na Amazon e nem com um Kindle (dispositivo ou aplicativo), clique em Outra coisa?, que é a terceira opção.
Esta opção não requer mais nenhuma ação neste item, portanto você poderá passar para o item 2.
Item 2
Neste ponto, você já escolheu a opção do item 1 que melhor se encaixa com sua dúvida ou problema. Agora, você terá que ser mais específico. No item 2, você verá sugestões de assuntos dependendo do que você selecionou no item 1.
Por exemplo, se você selecionou a primeira opção no item 1, que é um problema com o pedido, a primeira pergunta do item 2 somente terá uma opção:
Se você selecionou a segunda opção no item 1, Kindle, você verá mais opções (que também variam dependendo do modelo que você selecionou). Veja este exemplo:
Se você selecionou a genérica terceira opção no item 1, outra coisa, você verá duas opções para selecionar:
Calma, esta é só a primeira pergunta. Depois que você seleciona a primeira, virá uma segunda. Dependendo do caso, poderá vir uma terceira também. Procure selecionar as respostas que mais se encaixam em sua situação. Veja este exemplo:
Note que ao terminar de responder as perguntas do item 2, a Amazon te mostrará informações para tentar resolver seu problema ou responder sua dúvida. Verifique estas informações, pode ser que elas já te ajudem. Mas se você verificou tudo e ainda precisa de ajuda, então vamos para o item 3.
Item 3
Se você chegou até aqui, é porque as informações do site não te atenderam. Agora então resta um contato mais personalizado com a Amazon. Nesta opção 3 você poderá escolher entre fazer um contato por email, onde você descreverá por escrito seu problema ou dúvida, ou um contato por telefone.
Se você optar pelo email, lembre-se de ser o mais objetivo mas também o mais completo possível na sua descrição. Se você só escreveu uma frase, é bem provável que esteja faltando informação. Se for um problema, procure informar quando ele começou, quais os sintomas que você vê, quais testes fez e quais resultados obteve. Se for uma dúvida, procure descrevê-la de forma que o suporte possa te responder sem ter que pedir mais informações. E capriche no português, para que quem for ler sua mensagem a compreenda.
Você pode também optar por um contato por telefone. Nesta opção, um representante da Amazon entrará em contato com você. Eu recomendo usar esta opção apenas para casos mais complexos, onde você mal saiba como explicar o problema. Mas se você tem dificuldades em se comunicar de forma escrita, esta é a melhor opção para você.
E se você não souber o que escolher?
Eu já passei por esta situação algumas vezes: eu queria tirar uma dúvida com o suporte da Amazon, mas ao navegar pelos itens 1 e 2, eu chegava num ponto onde nenhuma das opções estava de fato ligada à minha dúvida. Nestes casos, o que eu fiz foi selecionar as opções que estavam mais próximas da minha questão, mesmo que não fossem exatamente o que eu queria.
Tenha em mente que as perguntas do item 1 e 2 são para guiá-lo a receber ajuda no próprio site, para que a Amazon te sugira artigos já prontos. Mas isso também não quer dizer que você poderá escolher qualquer coisa só para poder enviar um email. Seja coerente, procure ajudar o suporte a entender o seu problema, para que eles possam te ajudar de fato.
Concluindo
Eu tenho muita experiência com estas questão de suporte, e deixo duas recomendações para vocês quando se trata de pedir ajuda:
- Não descarte o uso do suporte oficial do fabricante/fornecedor sem testá-lo antes. Você pode se surpreender com a qualidade (eu me surpreendi com relação ao suporte da Amazon);
- Procure explicar muito bem o seu problema. Ele está na sua cabeça, então você pode achar que uma única frase será o suficiente para outra pessoa saber do que se trata. Em 99% dos casos, não será. Seja objetivo, não precisa escrever um livro, mas explique em detalhes o seu problema. Não economize palavras. Não use abreviaturas ou gírias. E sempre releia o que você escreveu.
Lembrando que, se precisar de ajuda do Vida Sem Papel, deixe sua pergunta nos comentários dos artigos. Farei o possível para ajudá-lo. Mas pode ser que eu não consiga, afinal eu não possuo todos os e-readers para poder testar, não consigo sempre ver os mesmos problemas que vocês reportam, mas tentarei ajudá-los de qualquer forma.
Se sua pergunta for sobre um assunto que não está relacionado ao artigo que você está lendo, então peço que a submeta nesta página, que eu criei para perguntas genéricas, OK?
E se você vir uma pergunta de outro leitor e você souber a resposta, ou quiser dar uma sugestão, fique à vontade para responder. Eu e os demais leitores agradecemos!
Sobre este assunto, deixe aqui seu comentário contando sobre suas experiências. Você costuma usar o suporte oficial do produto? Já usou o suporte da Amazon? Se sim, o que achou, como foi o atendimento?
Acabei de comprar um kindle, estou tentando usar pela primeira vez, porém ele não carrega e não liga, e já tentei trocar de adaptador e usa! Tem alguma indicação pra conseguir resolver esse problemas ou algum sugestao de onde levar ou ligar pra resolver isso?
Olá!
Quando comprei meu kindle, vieram um dicionário de inglês e um de português. O de inglês sumiu do dispositivo! eu uso muitooo!!! Estou bem chateada… Você sabe o que pode ter acontecido?
Obrigada!
Carol, quando você consulta uma palavra em um ebook, ele baixa o dicionário daquela língua se não tiver um. O que acontece quando você tenta procurar uma palavra no dicionário? Dá algum erro? Qual é o modelo de seu Kindle?
Olá, Cris!
Meu Kindle é um HD Fire. Eu acredito que tenha ocorrido um erro e o dicionário sumiu do meu dispositivo… Quando eu acessava minha nuvem ele nem aparecia…
Eu consegui resolver, segui a dica de um usuário que encontrei na internet. Vou deixar aqui, pode ajudar outros com o mesmo problema…
Primeiro desvinculei minha conta e fiz um cadastro com um novo e-mail. Depois entrei em um livro em inglês e procurei uma palavra qualquer, automaticamente ele começou a baixar o dicionário.
Muito obrigada pela atenção! Seu blog é muito bom! 🙂
Olá Cris, tudo bem? – Sempre vejo no Twitter suas ótimas postagens! – Preciso de tua ajuda: será que você sabe como “visualizar o Twitter estilo ‘Desktop’ no Kindle Fire HD”. – Não gosto do ‘app’ da Amazon. Ruim demais!
Eu já tinha conseguido isso outras vezes, mas tive que tive que cancelar o registro e refazer tudo no Kindle!
Se puder me ajudar, ficarei grato! (Aliás, ficarei grato de qualquer maneira… rs!).
Olá! Desculpe a demora em te responder. Minha dificuldade pra te ajudar é que eu não tenho um Kindle Fire para poder testar e ver como fazer isso.
Você está usando o aplicativo oficial do Twitter e não está gostando? Se abrir o twitter.com no navegador, ajuda? Tentou algum outro aplicativo?
Olá Cris. Sem problemas! Recentemente deixei meu Kindle Fire HD cair e parou de funcionar. Mas, já comprei um Kindle Paperwhite: –>>> Vi teu post lá no Youtube sobre o aparelho, fiquei empolgado e comprei. Chegou hoje e já estou desfrutando do “bichinho”.
Parece ser muito bom, apesar de achar muito “pequeno”. Mas vou me acostumar! – Obrigado!
Que legal! Eu também comprei um Kindle Paperwhite aproveitando a Black Friday. Eu ainda tenho meu Kindle Keyboard 3G, e não quero me desfazer dele ainda, pois ele tem a função de leitura do texto em inglês que eu uso bastante.
Legal que você gostou do seu novo Kindle! Bom proveito com ele! Abraços!
O principal ponto negativo da Amazon é não ter assistência técnica no Brasil.
Eraldo, nenhuma das lojas tem assistência técnica no Brasil, apenas garantia. Ou seja, se der um defeito de fábrica, eles trocam o seu e-reader. Todos os e-readers, incluindo o Lev, são fabricados no exterior e não tem representante oficial de reparos no Brasil.
Significa que depois de um ano o produto torna-se descartável. Pois nem mesmo substituir a bateria você consegue. Tenho um Kindle paperwhite e acho maravilhoso. Porém, a bateria já não está suportando tanto tempo quanto suportava quando estava novo. O tempo da garantia já passou, então já sei que, embora o problema seja só a bateria, terei que comprar outro kindle.
Eraldo, eu tenho um Kindle Keyboard 3G que já tem cinco anos de idade. Mesmo com esta idade e uso intenso, ele ainda me garante alguns dias de leitura sem precisar recarregar (eu calculo que em torno de umas 6 a 8 horas de uso). É bem menos do que quando ele era novo, como acontece com todo equipamento eletrônico, mas ainda me serve bem. Eu tenho apenas o cuidado de desligar o wi-fi quando não estou usando (eu o ligo de vez em quando para sincronizar).
No seu caso, eu recomendo que você entre em contato com a Amazon assim mesmo, mesmo fora da garantia, para ver qual é a recomendação deles.
Abraços!
Cris, tenho um Kindle geração 5, o básico.
De uma hora para outra não consigo mais carregar o equipamento.
Conecto o cabo usb, a luz acende, consigo visualizar os arquivos do kindle pelo PC, mas não aparece o símbolo de carregando no kindle.
Não importa quanto tempo eu deixe conectado ele não carrega nada.
Já viu algo parecido?