Se você é novo no mundo Kindle, ou mesmo se você tem mais experiência, cedo ou tarde aparecerá alguma questão que você não conseguirá resolver sozinho, terá que pedir ajuda a alguém.
Você sabe que pode fazer suas perguntas nos posts aqui no Vida Sem Papel. Eu até criei uma página só para perguntas, caso você tenha alguma pergunta que não se encaixa nos posts já publicados.
No entanto, algumas vezes, por mais boa vontade que eu ou os leitores do Vida Sem Papel tenhamos para ajudá-lo, pode ser que sua questão relativa ao Kindle tenha que ser tratada pela Amazon. O mesmo vale para os fabricantes de outros produtos: tem questões que precisam ser tratadas com eles. E neste caso, é importante saber como obter esta ajuda.
Como usar a base de conhecimento da Amazon em português
Antes de formalizar um contato com a Amazon, é bom pesquisar na base de conhecimento já existente. Lá você encontrará informações específicas sobre seu Kindle e sobre a Amazon.
Para consultar essa base, basta acessar o site da Amazon e ir até o rodapé da página. Localize do lado direito o título Deixe-nos ajudá-lo, e clique no link Ajuda que está abaixo dele.
Pronto, você estará na área de ajuda da Amazon, onde poderá clicar nos links para ler mais conteúdo sobre os assuntos que já estão disponíveis, ou pesquisar usando palavras-chave:
Se isso não for suficiente, você pode contactar a Amazon para enviar sua questão.
Como consultar a Amazon
Quando você não encontrar a informação que procura no site, então você entrar em contato com o suporte da Amazon para apresentar sua dúvida ou problema. É muito fácil fazer isso. Acesse o site da Amazon e vá até o rodapé da página. Localize do lado direito o título Deixe-nos ajudá-lo, e clique no link Ajuda que está abaixo dele.
Localize no canto direito, no alto, o botão Fale Conosco e clique nele:
Faça o login com seu usuário e senha. Na tela seguinte, você seguirá uma sequência de questões para direcionar seu problema ou dúvida. No primeiro item, você deverá escolher se quer tratar de um problema com seu pedido, com o Kindle ou outra coisa:
Como as possibilidades se abrem a partir deste ponto, vou dividir estas opções em subtópicos para ficar mais fácil.
Item 1 – Problema com pedidos
Se você estiver com problema com um pedido que você fez, deverá você selecionar a primeira opção no item 1. Além disso, você precisará definir sobre qual pedido você quer tratar. Note que ao selecionar a opção de tratar de um pedido, ele já te mostrará o último pedido que você fez:
Se for este mesmo, então pode passar para o item 2, que vou explicar abaixo. Se não for, clique no botão Escolha um pedido diferente para localizar o pedido correto. Você verá então um quadro com a lista de seus pedidos.
Navegue pela lista até localizar o pedido correto. Marque-o e clique no botão Concluído. Se não encontrar o pedido, clique no botão Meu pedido não é mostrado.
Agora é só passar para o item 2.
Item 1 – Kindle
Se o seu problema estiver relacionado com seu Kindle, clique em Kindle no item 1. Com isso, você verá a lista dos dispositivos e aplicativos Kindle que você tem registrado com este usuário.
Se seu problema for relacionado com algum deles, clique no item correspondente. Se você não vê nesta lista o dispositivo ou aplicativo que você quer tratar, você poderá clicar em Meu Kindle não está aparecendo.
Para continuar, passe para o item 2.
Item 1 – Outra coisa
Se o seu problema não está relacionado nem com um pedido que você tenha feito na Amazon e nem com um Kindle (dispositivo ou aplicativo), clique em Outra coisa?, que é a terceira opção.
Esta opção não requer mais nenhuma ação neste item, portanto você poderá passar para o item 2.
Item 2
Neste ponto, você já escolheu a opção do item 1 que melhor se encaixa com sua dúvida ou problema. Agora, você terá que ser mais específico. No item 2, você verá sugestões de assuntos dependendo do que você selecionou no item 1.
Por exemplo, se você selecionou a primeira opção no item 1, que é um problema com o pedido, a primeira pergunta do item 2 somente terá uma opção:
Se você selecionou a segunda opção no item 1, Kindle, você verá mais opções (que também variam dependendo do modelo que você selecionou). Veja este exemplo:
Se você selecionou a genérica terceira opção no item 1, outra coisa, você verá duas opções para selecionar:
Calma, esta é só a primeira pergunta. Depois que você seleciona a primeira, virá uma segunda. Dependendo do caso, poderá vir uma terceira também. Procure selecionar as respostas que mais se encaixam em sua situação. Veja este exemplo:
Note que ao terminar de responder as perguntas do item 2, a Amazon te mostrará informações para tentar resolver seu problema ou responder sua dúvida. Verifique estas informações, pode ser que elas já te ajudem. Mas se você verificou tudo e ainda precisa de ajuda, então vamos para o item 3.
Item 3
Se você chegou até aqui, é porque as informações do site não te atenderam. Agora então resta um contato mais personalizado com a Amazon. Nesta opção 3 você poderá escolher entre fazer um contato por email, onde você descreverá por escrito seu problema ou dúvida, ou um contato por telefone.
Se você optar pelo email, lembre-se de ser o mais objetivo mas também o mais completo possível na sua descrição. Se você só escreveu uma frase, é bem provável que esteja faltando informação. Se for um problema, procure informar quando ele começou, quais os sintomas que você vê, quais testes fez e quais resultados obteve. Se for uma dúvida, procure descrevê-la de forma que o suporte possa te responder sem ter que pedir mais informações. E capriche no português, para que quem for ler sua mensagem a compreenda.
Você pode também optar por um contato por telefone. Nesta opção, um representante da Amazon entrará em contato com você. Eu recomendo usar esta opção apenas para casos mais complexos, onde você mal saiba como explicar o problema. Mas se você tem dificuldades em se comunicar de forma escrita, esta é a melhor opção para você.
E se você não souber o que escolher?
Eu já passei por esta situação algumas vezes: eu queria tirar uma dúvida com o suporte da Amazon, mas ao navegar pelos itens 1 e 2, eu chegava num ponto onde nenhuma das opções estava de fato ligada à minha dúvida. Nestes casos, o que eu fiz foi selecionar as opções que estavam mais próximas da minha questão, mesmo que não fossem exatamente o que eu queria.
Tenha em mente que as perguntas do item 1 e 2 são para guiá-lo a receber ajuda no próprio site, para que a Amazon te sugira artigos já prontos. Mas isso também não quer dizer que você poderá escolher qualquer coisa só para poder enviar um email. Seja coerente, procure ajudar o suporte a entender o seu problema, para que eles possam te ajudar de fato.
Concluindo
Eu tenho muita experiência com estas questão de suporte, e deixo duas recomendações para vocês quando se trata de pedir ajuda:
- Não descarte o uso do suporte oficial do fabricante/fornecedor sem testá-lo antes. Você pode se surpreender com a qualidade (eu me surpreendi com relação ao suporte da Amazon);
- Procure explicar muito bem o seu problema. Ele está na sua cabeça, então você pode achar que uma única frase será o suficiente para outra pessoa saber do que se trata. Em 99% dos casos, não será. Seja objetivo, não precisa escrever um livro, mas explique em detalhes o seu problema. Não economize palavras. Não use abreviaturas ou gírias. E sempre releia o que você escreveu.
Lembrando que, se precisar de ajuda do Vida Sem Papel, deixe sua pergunta nos comentários dos artigos. Farei o possível para ajudá-lo. Mas pode ser que eu não consiga, afinal eu não possuo todos os e-readers para poder testar, não consigo sempre ver os mesmos problemas que vocês reportam, mas tentarei ajudá-los de qualquer forma.
Se sua pergunta for sobre um assunto que não está relacionado ao artigo que você está lendo, então peço que a submeta nesta página, que eu criei para perguntas genéricas, OK?
E se você vir uma pergunta de outro leitor e você souber a resposta, ou quiser dar uma sugestão, fique à vontade para responder. Eu e os demais leitores agradecemos!
Sobre este assunto, deixe aqui seu comentário contando sobre suas experiências. Você costuma usar o suporte oficial do produto? Já usou o suporte da Amazon? Se sim, o que achou, como foi o atendimento?
Cris,
comprei um kindle de tela sensível ao toque da 7ª geração há menos de três meses. estava tudo uma maravilha até ele resolver travar após utilizar um pdf daqueles que são escaneados. Já fiz todos os procedimentos de reparação pra esse tipo de problema, mas nenhum consegue resolver. Já dei um reset, já apaguei todos os ebooks q nele estavam e até segui uma dica de carrega-lo totalmente. de nada adiantou, continua com a tela sem responder ao toque. a tela não está congelada, apenas não reconhece o toque dos dedos. me ajude, por favor.
Excelente post.
Eu, ao contrário de algumas pessoas, sempre tive muita facilidade desde do meu primeiro kindle para comprar os ebooks.
O acervo, claro, ainda está longe de ser o ideal, mas a cada vai melhorando.
Eu ja fucei em tudo que pude não pude, e a coisa que mais me irrita é o Silk, navegador da Amazon.
É limitadíssimo.
Cris, você já possui um kindle? Sabe de alguém que conseguiu instalar o navegador Chrome?
Gilmar, a Amazon não investe muito nisso pois o foco do e-reader é ser um livro eletrônico mesmo, o navegador acaba sendo uma distração. Foi por isso que a Amazon lançou a linha Kindle Fire, que são tablets Android, para quem quer algo mais além de um e-reader. Aí sim, o usuário terá um navegador robusto e várias apps disponíveis para instalação. Só não tem a tela e-Ink (aí seria perfeito!).
Sobre instalar o Chrome, eu acredito que isso não seja possível. Eu sei que existem ROMs customizadas que o usuário pode instalar no seu Kindle e mudar totalmente o sistema, acrescentando outras funcionalidades, mas eu particularmente não gosto disso. Como sei se posso confiar minhas informações pessoais a um sistema que não sei quem desenvolveu? O que impede de a pessoa embutir códigos maliciosos dentro dele, para capturar informações… Prefiro ficar com o sistema padrão da Amazon mesmo.
Abraços!
Olá Cris. Eu já tive um o e-reader kindle. Mas, surgiu a chance de vendê-lo e comprar um Fire HD com 12 gigas, e fi-lo.
Claro, estou bem satisfeito com esse Fire, pois além de ler livros numa ótima, consigo acessar a internet, ouvir músicas, fotografar, filmar, etc. Uma maravilha!
Massss…. como eu disse e você já explicou bem, minha maior birra (existem outras menores), é com o tal Silk. Se ele fosse ao menos razoável, eu jamais teria dito algo.
O Fire é bom, mas precisa evoluir. Amazon, de fato, tem muito pouco interesse em melhorá-lo.
Já experimentei o esquema de alterar a ROM seguindo instruções de um site, e instalar vários apps. Mas, como você disse bem, é altamente arriscado. Meu kindle ficou vulnerável e tive que voltar para o Padrão.
Não vale a pena pena!
Abraço!
Gilmar, eu nunca usei um Kindle Fire e não conheço o Silk. Não dá para instalar outro navegador, como o Chrome?
Olá Cris, adquiri um kindle recentemente, por favor. Publique ou indique onde posso ler se já publicou, as ações mais básicas possíveis, por exemplo:
Como desligar? É preciso desligar sempre? Preciso esperar indexar mesmo quando copio os livros do notebook? A função desligar tela desliga todo o aparelho ou só economiza a bateria? Meu kindle não obedeceu o link das notas de rodapé isso é normal? Vi alguns comentários dizendo que é um aparelho descartável, qual é a sua opinião? Ufa, perdão. Acho que exagerei.
Bjs
Oi Rosana,
Eu sugiro que você comece por este post aqui:
http://www.vidasempapel.com.br/dicas-para-novos-usuarios-do-kindle/
Sobre desligar, não precisa desligar ele completamente não. Eu vou publicar um post onde explicarei como funciona a tela e-Ink, mas ao contrário das telas LCD/LED, ela só gasta energia para montar a imagem. Com uma imagem já montada na tela, ela praticamente não gasta energia/bateria. Portanto, pode só desligar a tela.
Agora, se você for deixar seu Kindle desligado por muito tempo (semanas), eu sugiro que desligue-o completamente. Para isso, puxe o botão para desligar a tela e segure-o por uns 30 segundos, até a tela piscar e apagar. Desta forma, ele estará desligado completamente. Mas insisto que não é necessário desligar deste jeito a menos que você vá deixá-lo parado por muito tempo, que espero que não aconteça 😉
Sobre notas de rodapé, isso está no ebook (se for o que eu estou pensando). Se ele não seguiu direito, é problema do ebook. Se quiser dar mais detalhes para eu entender o que aconteceu, pode mandar.
Quanto a ser um aparelho descartável, de forma alguma! Eu tenho meu Kindle desde 2010, com bastante uso, e ainda está praticamente novo (eu sou cuidadosa). A bateria já dura bem menos do que originalmente, o que é normal para aparelhos eletrônicos, mas não tenho o que reclamar, e para ser sincera ainda não penso em comprar um Kindle mais novo não. Precisaria entender melhor o que a pessoa que disse isso quis dizer, e qual modelo ela testou.
Acho que é isso. Se tiver mais alguma pergunta ou dúvida, fique à vontade, pode mandar!
Ah, e fique ligada no post de amanhã (19/08), acho que vai te interessar já que você está começando com o Kindle…
Um grande abraço!
Obrigada, Cris. Ajudou bastante. Com certeza vou ler.
De nada, Rosana, eu agradeço seu comentário. Abraços!
1 – Se eu comprar um kindle no Brasil posso utilizá-lo para receber
e-books da amazon americana com meu usuario da loja americana e endereço
de shipping no Brasil ?(não tenho interesse em adquirir livros da
Amazon brasileira)2 – Se eu conectar o kindle a um PC a tela do monitor do PC mostrará as páginas do livro que eu estiver vendo na tela do kindle?
Fernando,
Vamos às respostas às suas perguntas:
1 – Sim. Quando você receber seu Kindle, você deverá registrá-lo com um usuário da Amazon. Basta usar o usuário da loja americana, OK?
2 – Não, ele não faz isso (aliás, até os tablets precisam de software específico ou um cabo especial para fazer isso). O cabo USB é para que você tenha acesso aos arquivos que estão no Kindle e para carregá-lo.
Mas na verdade, não há necessidade de fazer isso, na prática. Se você quer ver o ebook que você está lendo na tela do seu computador, basta instalar o aplicativo Kindle para PC e registrá-lo com o mesmo usuário do Kindle. Assim você poderá ler os ebooks, ver e fazer anotações, destaques, etc.
Ficou claro?
Um grande abraço!
Olha… esse site da Amazon Brasil me irrita profundamente. Não consegui comprar um livro sequer no site desde que ganhei o Kindle. E para achar o Fale Conosco não é uma tarefa tão simples, parece que é de propósito.
Eu não consigo comprar e eles me dizem que o problema é a bandeira Mastercard, que não tem funcionado muito bem. Qual foi a solução que me deram? Que migrasse minha conta para a Amazon.com e comprasse com cartão internacional… que eu não tenho!
É um paradoxo, pois enquanto eu adoro o equipamento, não posso utilizar o site para comprar nada…
Sybylla, nossa, que decepção. Sempre tive a Amazon em alta estima, fiquei decepcionada com esta falta de eficiência em resolver seu problema. Mas agradeço você ter compartilhado conosco.
Abraços!