O Kindle é um excelente e-reader, e eu já comentei anteriormente quais são as principais vantagens e desvantagens que vejo nele como uma ferramenta que me permite ler livros. Mas uma coisa que dá para fazer no Kindle que muita gente não conhece é navegar na Internet.
É isso mesmo. O Kindle traz um browser que a própria Amazon classifica como “experimental”. Este browser é simples, e dependendo do modelo do Kindle que você possui a navegação pode ser difícil (se não tiver touchscreen ou teclado), mas ele pode quebrar um galho quando você precisar. Então, que tal aprender a usá-lo?
Como é o browser do Kindle
Vale ressaltar que este artigo se refere ao browser do Kindle e-reader, não da família Kindle Fire, que são tablets Android e portanto possuem um browser muito mais poderoso. O browser dos Kindles tradicionais é baseado no webkit (uma engine Open Source) e suporta JavaScript, conexões SSL e cookies. Ele não suporta plugins (Flash, Shockwave, etc.) nem applets Java. Além disso, obviamente ele não apresenta o conteúdo em cores.
Como usar o browser no Kindle
Se você estiver lendo algum e-book ou arquivo, e se no texto houver um link para um site, basta clicar neste link para que o browser seja aberto para carregar o site em questão. Se você fizer uma busca no Kindle e selecionar a opção de buscar na Wikipedia ou no Google, isso também fará com que o browser seja aberto para fazer a busca e apresentar o resultado.
Você pode também abrir o browser através dos menus. No Kindle Keyboard 3G, que é o que eu possuo, basta clicar no botão Home, depois no botão Menu, ir até a opção Experimental e clicar nela. No painel Experimental, basta posicionar o cursor sobre o texto launch browser ao lado do título Web Browser. No Kindle vendido no Brasil, segundo instruções do material de ajuda da Amazon, você deverá selecionar Inicie o Navegador a partir da tela Experimental (se você não encontrar estas opções, por favor avise-me através dos comentários).
No meu Kindle, quando o browser é aberto através dos menus ele mostra a lista de bookmarks (favoritos), que já vem com uma série de sites pré-definidos. Você pode clicar num dos itens da lista se quiser acessar um destes sites. Para acessar outro site, vá até o rodapé da página e clique no botão Close Bookmarks. Na tela seguinte você verá o browser, e o cursor estará posicionado no campo para você escrever o endereço do site que quer acessar.
Para você ter uma ideia de como fica um site no browser do Kindle, veja a imagem abaixo:
Após abrir um site, você pode chamar o menu e verá as seguintes opções:
Veja o que estas opções te permitem fazer:
- Turn Wireless On/Off: ligar ou desligar o wireless;
- Shop in Kindle Store: ir para a loja Kindle;
- Zoom in: aumentar o zoom na página;
- Zoom out: diminuir o zoom na página;
- Enter URL: digitar um novo endereço de um site (URL);
- Article Mode: entrar no modo de leitura de artigo (indicado para páginas com bastante texto);
- Bookmarks: ver a lista de bookmarks;
- Bookmark This Page: adicionar o site que está aberto aos seus bookmarks;
- History: ver o histórico de sites que você acessou;
- Browser settings: configurações do browser.
Para navegar, se você possuir um Kindle com touchscreen bastará clicar num link que desejar abrir. Se tiver outros modelos que usam os controles direcionais, use-os para levar o “mouse” até o link onde você deseja clicar, e aperte o botão central.
Quando estiver navegando, você poderá baixar arquivos através deste browser para ler no seu Kindle, desde que eles estejam num dos formatos suportados: conteúdo do Kindle (.azw, .azw1), livros Mobipocket sem proteção (.mobi, .prc) e arquivos de texto (.txt).
Limitações
Não há limitações no uso do browser do Kindle se você estiver utilizando em uma rede wi-fi. Se você estiver utilizando 3G, nos modelos que oferecem esta funcionalidade, existem limitações do uso desta rede através do browser:
- Nos modelos do Kindle Touch 3G e Kindle Paperwhite 3G, o browser está restrito a navegar apenas na loja Kindle na Amazon e na Wikipedia através da rede 3G. Esta restrição não se aplica aos modelos mais antigos que oferecem 3G.
- Nos modelos que não possuem a restrição acima, a Amazon recentemente impôs uma outra restrição: a navegação máxima por mês pode ser de até 50MB.
Note que não há limitações para uso da rede 3G para acesso à loja de livros Kindle da Amazon, e também não há limites para download de livros que você tenha comprado. Se você for baixar conteúdo pessoal através da rede 3G, você pagará uma taxa de US$2,50 por livro. Lembrando que esta funcionalidade está desligada por default, portanto se você nunca a ligou, não precisará se preocupar. Para mais informações sobre o uso de documentos pessoais na Amazon, leia o post Como transferir arquivos para o Kindle por email.
Dicas para usar melhor o browser do Kindle
Uma das dificuldades que você perceberá para usar o browser do Kindle é digitar o endereço dos sites que você quer acessar. Por isso, o que eu sugiro é que você tenha uma lista dos sites que mais costuma usar, e coloque esta lista nos bookmarks do Kindle. Melhor do que adicionar cada bookmark manualmente, um por um, é você usar um serviço na web de bookmarks, como o Delicious, Google Bookmarks, Xmarks ou algum outro similar. Desta forma, você poderá adicionar seus bookmarks nestes sites através do computador (ou até mesmo mantê-los sincronizados com o seu browser no computador), e você só precisará referenciar o link para o endereço de seus bookmarks nestes serviços, e adicionar este endereço no Kindle.
Por exemplo, você pode usar o Delicious, onde você pode criar bookmarks públicos e não precisará fazer login no Kindle para acessar seus bookmarks. Bastará então acessar o endereço de seus bookmarks no Delicious, e com a página carregada você deverá chamar o menu e clicar na opção Bookmark This Page, que salvará a página com seus links do Delicious nos bookmarks do browser do Kindle. Depois disso, bastará chamar este bookmark, e ele carregará a página com seus links reais, e navegar a partir daí.
Outra dica é utilizar a versão mobile dos sites no browser do Kindle. Estas versões são geralmente mais enxutas, com versões menores das imagens ou até sem imagens, próprias para acesso em dispositivos mais limitados. Vale ressaltar que alguns sites já abrem com a versão mobile no browser do Kindle.
Veja alguns exemplos de endereços que você pode usar:
- GMail: http://m.gmail.com/
- Yahoo! Mail: http://mobile.yahoo.com/mail
- Facebook: http://m.facebook.com/
- Twitter: http://m.twitter.com/
Provavelmente você não usará este browser com frequência, mas se precisar, já sabe que ele pode te ajudar. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, faça seu comentário.
Olá!!!! Preciso de ajuda rs,
Meu marido me deu um Lev da Saraiva. Este site vai me ajudar? Ou só para quem tem kindle?
Eu sou totalmente leiga! Preciso disso para estudar e ler meus livros e material da Pós.
Fiquei antes da duvida mtos diziam q era melhor comprar um tablet, iPad…
Outros disseram q a tela é melhor pra ler e terminei apostando nisso.
Mas ouvi falar num kindle q funciona com tablet Tb… Mas disseram q a tela dele nao era boa pra ler! Aff Estou perdida!
Terminei aceitando o Lev com luz da Saraiva. Como usar?
Este nao navega da internet nao né?! Quais recursos um leitor de e-book pode ter?
Help!!!! Obrigada!
Anna
Oi Anna, tudo bem?
Primeiro, para te explicar qual é a principal funcionalidade de um e-reader como o Lev, pense assim: ele é um livro, mas ele é digital. Ou seja, tudo o que você faz em um livro impresso, você pode fazer nele. O que você não faz em um livro impresso, você não fará nele. Por exemplo: m um livro impresso, você lê (óbvio), você marca páginas, você anota. Isso tudo você faz num e-reader. Mas você não navega na Internet, certo? Então o e-reader também não foi feito para isso.
Os e-readers tem como acessar a loja online para comprar ebooks, mas veja isso apenas como uma forma de a livraria conseguir ganhar mais dinheiro mais rapidamente, e não como um recurso em si do e-reader.
Para mim, as grandes vantagens do e-reader são:
– poder levar inúmeros livros em um dispositivo que pesa menos que um único livro;
– usar a tela e-ink que não emite luz como a tela LCD e portanto não cansa tanto a vista;
– poder ler um livro nele, e continuar a leitura em outro dispositivo, como o smartphone ou tablet;
– poder procurar uma palavra no dicionário sem precisar abrir ou carregar outro livro;
– poder pular páginas com grande facilidade, indo para capítulos ou páginas com alguns toques;
– poder encontrar anotações e marcações que eu fiz com maior rapidez;
– poder fazer busca por palavras ou expressões nos livros.
Se você lê bastante, acredito que o Lev será bastante útil para você. Imagino que você já possua este material que você precisa estudar em formato digital, certo? Se for PDF ou EPUB, basta você conectar o Lev ao computador para copiá-los para lá. Eu recomendo que você dê uma lida no manual que vem no Lev, acredito que te esclarecerá muitas dúvidas e te ajudará bastante neste início.
Não sei se respondi tudo o que você precisava, mas fique à vontade para mandar mais perguntas, OK? Eu recentemente adquiri um Lev para escrever posts sobre ele, estou começando a explorá-lo, logo você encontrará aqui artigos com dicas que serão mais relevantes para você.
Um grande abraço!
Navegar na internet pelo kindle keyboard não é das melhores experiências mas o resto compensa tudo.
Quebra o galho como você disse.
Parabéns pelo Blog, Cris! Com a ajuda de algumas de suas sugestões e avaliações decidi adquirir um Kindle Paperwhite Wi-fi. Depois volto pra contar como foi/está sendo a experiência com o aparelho. Abraços!
Obrigada, Thiago, pelo comentário! Espero que você goste bastante de seu Kindle, que ele seja muito útil.
Um grande abraço!
ele consegue acessar algum tipo de vídeo?
Olá Cris, mais um post muito bom! – Apesar de não ter mais o kindle 3G WiFi, que vendi e comprei o Fire HD, sempre encontro algo para aprender por aqui.
Eu indiquei teu site para a pessoa para quem vendi o 3G; mas, apesar dele gostar de ler muito, não tem muita paciência para ler postagens “técnicas”, como ele mesmo me falou.
Com tuas dicas e ajuda aqui estou conseguindo ajudá-lo mais e melhor!
Obrigado. (quando teremos postagens novas sobre o Fire?…. rs).
Gilmar,
Que legal, fico muito feliz com este seu feedback, obrigada!
Sobre posts sobre o Kindle Fire, minha maior dificuldade é que eu não tenho acesso a um, e por ser tão diferente dos Kindles tradicionais, fica difícil escrever sem ter contato com ele. Mas vou pensar em posts que possam ser úteis para quem possui o Fire, OK?
Obrigada novamente pelos feedbacks e sugestões!
Um grande abraço!
Cris, eu te entendo! – ao menos penso que sim!
A gente não quer ficar “pegando no teu pé” para que você vire do avesso e sempre poste coisas que nos ajudem.
Ao menos eu te entendo! – Você faz o que pode, e faz muito bem.
Claro que gostamos muito, mas até onde sei, ganha-se quase nada e gasta-e muito. Senão dinheiro, ao menos tempo, paciência e saúde.
Só temos que agradecer por teus esforços e dedicação.
Tomara você possa já estar ganhado algum. Possa fazer e ser cada vez mais sucesso.
Sabemos que isso não é nada fácil.
SUCESSO!
Gilmar,
Muito obrigada pela compreensão!
Como você deve ter visto, os posts que eu costumo escrever são bem detalhados, e eu gasto bastante tempo para prepará-los.
Eu gostaria de postar algumas dicas mais rápidas, para manter a frequência de publicação estável, mas por incrível que pareça, toda vez que tenho alguma ideia, acaba virando algo mais complexo do que eu tinha pensado inicialmente 🙂
Agradeço novamente seu apoio, fico muito feliz!
Um grande abraço!
Oi Cris.
Gostaria de adquirir um e-reader em que fosse possível ler jornais. Tens uma dica de qual modelo seria mais indicado?
Paulo, atualmente, nenhum. O único e-reader disponível para compra por representantes oficiais no Brasil neste momento que te escrevo é o Kindle, e na loja brasileira da Amazon você não tem assinaturas de jornais como há na loja americana. Não é impossível fazer isso. Você poderia usar a integração com outras ferramentas, como o Readability (veja o artigo do link, mas teste antes pois faz um tempo que eu o escrevi). Sinceramente, o Kindle é maravilhoso de ler, mas dependendo do uso, como é no seu caso, talvez um tablet te atenda melhor.