Embora não tenha uma interface muito intuitiva, o Calibre é um excelente aplicativo para gerenciar os nossos ebooks. Eu já escrevi vários artigos sobre ele, incluindo como usá-lo para converter ebooks de um formato para outro. Se você ainda não o conhece, você pode começar lendo Como gerenciar melhor seus ebooks com Calibre.
Neste post eu vou apresentar uma dica para você explorar mais um recurso deste poderoso aplicativo: como criar e gerenciar múltiplas bibliotecas no Calibre.
Por que usar múltiplas bibliotecas?
Você pode estar se perguntando para que você teria múltiplas bibliotecas para gerenciar. De fato, você pode colocar todos os seus ebooks em uma só biblioteca e usar os recursos do Calibre para navegar neles. Mas pode ser que você prefira uma separação melhor.
Por exemplo, pode ser que você compartilhe seu computador com outra pessoa, e prefira que cada um mantenha e gerencie sua biblioteca separadamente.
Ou pode ser que você prefira separar os ebooks que você usa no seu trabalho, como manuais, livros técnicos, revistas especializadas, papers, etc, e deixá-los numa biblioteca separada dos seus ebooks de lazer, como os ebooks de literatura, hobbies, auto-ajuda, etc.
Eu comecei a usar múltiplas bibliotecas para escrever os posts sobre o Calibre. Para isso, eu criei uma biblioteca com ebooks de teste onde faço os procedimentos que eu documento nos posts que publico aqui no Vida Sem Papel. Desta forma, eu não mexo na minha biblioteca, e mesmo se eu estragar alguma coisa fazendo testes, eu ainda tenho os ebooks da minha biblioteca intactos.
Bibliotecas físicas ou virtuais?
Outra questão que é importante explicar é a diferença entre bibliotecas físicas (ou simplesmente bibliotecas, para o Calibre) e bibliotecas virtuais.
O que eu chamo de biblioteca física é um conjunto de ebooks que estão sendo gravados em uma única biblioteca que fica em um determinado diretório em disco. Ou seja, se eu tenho duas bibliotecas físicas diferentes, eu tenho dois diretórios (com toda a estrutura de subdiretórios do Calibre) diferentes.
Quanto eu falo em biblioteca virtual, este é um recurso que permite criar conjuntos de ebooks a partir de determinados critérios dentro da sua biblioteca “física”. Ou seja, a biblioteca virtual é uma ferramenta de organização do Calibre, mas não reflete em nada de diferente no diretório onde ficam seus ebooks.
Para que este post não fique muito extenso e fique mais fácil de você usá-lo, eu vou falar apenas de bibliotecas físicas aqui. Posteriormente, escreverei um outro artigo sobre as bibliotecas virtuais.
Como trabalhar com bibliotecas físicas diferentes
Neste post eu vou explicar como trabalhar com várias bibliotecas físicas no Calibre, ou seja, bibliotecas diferentes que ficam em diretórios diferentes. Os ebooks ficam isolados e ao mexer em uma biblioteca, você não interfere no conteúdo da outra.
Este cenário é indicado para os casos onde você compartilha seu computador com outra pessoa, e quer que as bibliotecas de cada um sejam completamente isoladas uma da outra. Ou como no meu caso, onde eu criei uma biblioteca de testes e não quero que os testes interfiram em meus ebooks “verdadeiros”.
Como criar uma nova biblioteca física
Criar uma nova biblioteca física no Calibre é muito simples. Na janela principal, localize o menu de botões. Você verá um botão que possui um ícone com o logo do Calibre e o título do botão é o nome do diretório onde está a sua biblioteca. Veja como aparece no meu caso:
O nome do diretório que estou usando é calibre, por isso esse é o nome do botão de gerenciamento da biblioteca. Clique então no botão de sua biblioteca, e depois clique em Alternar/criar biblioteca…:
Você verá então uma janela como mostra a imagem a seguir. Selecione a opção Criar uma biblioteca vazia no local, e clique no botão indicado na figura abaixo para selecionar o diretório onde será criada a biblioteca:
Selecione o diretório onde deseja criar a nova biblioteca (se necessário, crie o novo diretório) e clique no botão Choose. Você voltará para a janela anterior, e o caminho do diretório que você selecionou aparecerá no campo Novo local, como no exemplo abaixo:
Para continuar com a criação da biblioteca, clique no botão OK.
Você verá então a janela principal do Calibre vazia, pois agora você está usando a nova biblioteca que não contém nenhum ebook. Note que o nome do botão da biblioteca mudou, agora ele mostra o nome do novo diretório que você criou, que no meu exemplo foi teste-calibre:
Mas não se assuste, é bem simples você chavear entre as bibliotecas para poder acessar sua biblioteca antiga, como veremos no próximo item.
Como chavear entre as várias bibliotecas físicas
Como você percebeu no item anterior, quando você cria uma nova biblioteca, o Calibre deixa de mostrar os ebooks da sua biblioteca anterior. Para voltar a acessá-los, você precisará chavear para a outra biblioteca, que é também bastante simples de fazer.
Para isso, localize novamente o botão de biblioteca, que é aquele que tem o logo do Calibre como ícone e mostra no título o nome do diretório de sua biblioteca. Como eu acabei de criar uma nova biblioteca, ele agora mostra o nome deste novo diretório.
Clique então neste botão, e você verá no bloco logo abaixo da opção Remover biblioteca, os nomes dos diretórios das demais bibliotecas que você possui. Se você nunca criou outra biblioteca, você verá apenas um item. No meu caso, eu já tinha duas bibliotecas, e neste procedimento eu criei a terceira, por isso eu vejo dois itens como mostra a imagem a seguir:
Basta então clicar no nome do diretório e o Calibre irá chavear para aquela biblioteca imediatamente. Fácil, não é?
Note que, ao chavear para outra biblioteca, o nome do diretório no botão da biblioteca muda, e ao clicar no botão você verá o nome do diretório anterior, e assim por diante.
Se ficar um pouco confuso para você localizar o item correto do menu para chavear a biblioteca, você pode usar a opção do menu Mudança rápida, que também mostrará os diretórios de bibliotecas que você possui no Calibre. São os mesmos nomes que aparecem abaixo do item Remover biblioteca, como mostra a imagem abaixo:
Basta então clicar no subitem do menu Mudança rápida que representa a biblioteca desejada.
Como remover uma biblioteca
Assim como você pode criar uma nova biblioteca no Calibre, você pode também removê-la. Note que ao remover uma biblioteca, você não irá remover o diretório com os arquivos dos ebooks, você removerá apenas a referência dentro do Calibre àquele diretório.
É importante ressaltar que para remover uma biblioteca, você não pode estar trabalhando nela. Portanto, se ela for a biblioteca aberta no Calibre neste momento, você precisará primeiro chavear para outra biblioteca como expliquei no item anterior.
Para remover a biblioteca, clique no botão da biblioteca (que tem o logo do Calibre e o nome do diretório de sua biblioteca), clique em Remover biblioteca e clique no nome do diretório onde está a biblioteca que você quer remover:
Tome cuidado pois ele não pede nenhuma confirmação, ao clicar a biblioteca já será removida!
Pronto, a referência àquela biblioteca será removida do Calibre, e você verá o alerta abaixo informando que o diretório em si da biblioteca não foi removido, mas ela não existe mais dentro do Calibre.
Ao clicar no botão OK, o Calibre abrirá uma janela mostrando a localização do diretório correspondente àquela biblioteca. Se você quiser removê-la por completo, remova este diretório manualmente. Se quiser manter o diretório, feche esta janela sem tomar nenhuma ação nela.
Como recriar uma biblioteca que foi removida
Se você removeu uma biblioteca do Calibre mas não removeu o diretório com os arquivos, você poderá recriá-la novamente. Para isso, clique no botão de sua biblioteca (que mostra o logo do Calibre e o nome do diretório de sua biblioteca atual), e depois clique em Alternar/criar biblioteca…:
Você verá então uma janela como mostra a imagem a seguir. Desta vez, selecione o diretório onde está a biblioteca que havia sido removida no item Novo local, e selecione a opção Utilizar a biblioteca já existente em um novo local:
Clique no botão OK e a biblioteca será recriada e aberta no Calibre.
É isso!
Se você tiver alguma dúvida sobre este procedimento, ou algum outro comentário ou sugestão, use a área de comentários após o post.
Olá, já postei uma pergunta em outro post, pesquisei em vários sites e só encontrei como gerenciar a biblioteca no computador, mas o que realmente eu quero é ver tudo organizado no e-reader, pastas, subpastas, temas, para que eu possa encontrar o que preciso de forma rápida, tenho muitos arquivos, e também gostaria de saber como deixar os arquivos como estão (já que o e-reader lê no formato que eu preciso – pdf, docx e epub), não está parecendo no cartão de memória.
Esse programa é um achado quanto a produtividade. Já estava organizando meus filmes com o EMDB. Agora estou organizando meus ebooks. Pelo que entendi essas bibliotecas virtuais só são visões diferentes, se fizesse “na unha” através de subdiretórios a bagunça se instalaria ou muito tempo seria desperdiçado!
Assim posso até ter referência a os mesmos ebooks sem inchar o HD.
Um Abraço
Minha dúvida é como fazer o contrário do que vc explica neste post: É possível deixar a biblioteca do Calibre nas núvens e organiza-la a partir de dois computadores? (por exemplo, um PC e um notebook).
Fico metade do dia em um computador e a outra metade em um note, e nos tempos vagos queria organizar a minha biblioteca (uma só!). É possível? Me ajuda?
Obrigado por responder 🙂
Sabe-me dizer se posso exportar tudo o que está no calibre do meu pc para outro pc deixando ele igual ao meu calibre? Ou seja todas as opções do meu calibre seram impressas no outro pc.
Ro301, se você simplesmente copiar o conteúdo da pasta que contém a biblioteca do Calibre para outro PC, e ao instalar o Calibre apontar a biblioteca dele para aquele diretório (ou após a instalação, mudar o diretório), isso já é suficiente para que a nova instalação do Calibre no segundo PC identifique toda a sua biblioteca. No entanto, o problema será copiar as coisas para lá e para cá cada vez que você fizer alguma alteração.
Neste caso, eu recomendo colocar a biblioteca do Calibre em um diretório que seja sincronizado com um serviço de disco virtual, como eu comentei no post sobre backup do Calibre (http://www.vidasempapel.com.br/como-fazer-backup-da-biblioteca-do-calibre/), e fazer isso em ambos os computadores. Desta forma, quando houver alguma alteração na biblioteca em um computador, o serviço de disco virtual fará a sincronização dos arquivos com o outro computador.
Talvez seja interessante escrever um post sobre isso, pois você já é o segundo leitor que faz esta pergunta sobre usar mais de um computador com o Calibre…
Pensava que era possivel criar uma biblioteca dividida por pastas como ficcao, aventura etc.
Até agora não encontrei nada que falasse disso…
Já encontrei, as tags 🙂
Só não gosto de uma coisa no calibre, eu pensava que ele linkava os livros. O que ele faz é te-los tambem dentro das suas pastas. Isso obriga que tenhamos eles em multiplicado.
Ou então usar o backup.
Sim, o Calibre copia os ebooks para sua biblioteca. Aí você fica com o arquivo original onde ele estava, e com uma cópia dentro do diretório da biblioteca do Calibre. Eu, particularmente, apago o arquivo original depois que eu o adiciono ao Calibre (e faço backup da biblioteca do Calibre, claro).
Para fazer isso, você precisa primeiramente classificar os ebooks com tags, depois basta criar bibliotecas virtuais (ao invés de bibliotecas normais). Veja o post:
http://www.vidasempapel.com.br/bibliotecas-virtuais-calibre/
Abraços!