Os ebooks, ou livros eletrônicos, estão se tornando cada vez mais populares, mas há um efeito colateral desta popularização: a variedade de formatos de arquivos dos ebooks. Hoje em dia, os mais populares são o EPUB, MOBI e PDF, mas algumas vezes ainda encontramos ebooks em outros formatos além destes.
Quando você tem um aplicativo ou e-reader onde você gosta de ler seus ebooks, é normal que ele não suporte todos os formatos disponíveis. Daí, restam duas opções: ou você lê outros formatos em outros aplicativos, ou você pode converter estes ebooks para um formato que você possa usar no seu leitor preferido.
Eu já havia falado anteriormente sobre o Calibre, que é um excelente gerenciador de ebooks. E ele também fornece a funcionalidade de conversão de formatos de ebooks, o que facilita bastante para quem já o utiliza. Vamos então ver como você poderá utilizar o Calibre para converter seus ebooks para os formatos mais populares.
Qual formato de ebook usar?
A grande maioria dos e-readers suporta o formato PDF, mas a leitura não é tão boa quanto num formato de ebook tradicional, como o EPUB ou MOBI. Com estes últimos, você consegue alterar a fonte, por exemplo (se o e-reader permitir). Isso não é possível com o PDF (você pode dar zoom, mas a página é tratada como uma imagem, e não como texto).
Se você estiver em dúvida de qual formato você deve usar em seu e-reader, verifique o manual ou consulte o fornecedor. A regra geral é: use MOBI com o Kindle e EPUB com os demais e-readers. Veja mais sobre isso no artigo Qual é o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?
Conhecendo o Calibre
Se você não conhece o Calibre, leia primeiramente este post, onde eu explico melhor sobre ele. Você verá como baixá-lo e uma breve explicação de como usar e como começar a montar sua biblioteca usando este excelente software. Lembrando que para instalar o Calibre, basta baixá-lo deste site. Ele está atualmente disponível para as plataformas Linux, MacOS X e Windows.
Note que as imagens que vocês verão neste tutorial foram obtidas no MacOS X, mas você poderá seguir os mesmos passos se estiver usando o Calibre nas demais plataformas. Em caso de dúvidas, envie suas perguntas através dos comentários ao final do post.
Como converter ebooks no Calibre
Se você deseja converter arquivos em formato PDF para ler no Kindle ou Kobo, veja este outro artigo onde eu trato especificamente desta conversão usando o Calibre.
Neste tutorial, eu mostrarei como converter ebooks no Calibre, usando o exemplo de uma conversão de um arquivo no formato EPUB para o formato MOBI. Se você possui um Kindle ou usa o aplicativo Kindle para ler seus ebooks, você poderá seguir este tutorial para converter seus ebooks de vários formatos suportados pelo Calibre (não só o EPUB) para o MOBI. Note que se o ebook original tiver DRM, esta conversão não funcionará a menos que o DRM seja removido (veremos mais detalhes num post a ser publicado futuramente).
Se você não possui um Kindle mas quiser converter ebooks para o EPUB, para ler seu ebook em outro e-reader que não seja o Kindle, você poderá também usar este tutorial. Eu destacarei o local onde você selecionará qual o formato para o qual você deseja converter seu ebook.
Neste tutorial, eu utilizarei o manual do Calibre como exemplo, que é disponibilizado em formato EPUB juntamente com o software. Para lê-lo no meu Kindle, eu precisarei executar esta conversão de formatos. Vejam este ebook em destaque na imagem abaixo, e notem que ele está disponível apenas no formato EPUB:
Para iniciar a conversão do ebook, basta clicar nele com o botão direito e clicar em Converter livros / Converter individualmente.
Isso fará com que uma nova janela seja aberta, onde você encontrará várias opções agrupadas em abas do lado esquerdo para controlar a conversão de seus ebooks. Não entraremos em detalhes destas abas neste tutorial.
Neste caso do exemplo que estou apresentando, a conversão é muito simples pois se trata de um arquivo EPUB, que é um formato nativo de ebooks, para o MOBI, e este tipo de conversão geralmente apresenta resultados excelentes, já que ambos os formatos tratam o ebook de forma semelhante.
Voltando ao Calibre, note que na janela de conversão você encontrará no canto direito superior um menu onde você selecionará qual é o formato de saída, ou seja, o formato para o qual o ebook original será convertido. Por default, ele mostra a opção MOBI, que é justamente a que eu quero, pois eu pretendo ler este ebook no meu Kindle. Você pode também escolher vários outros formatos.
Se você não possui um Kindle, aqui é o ponto onde você deverá selecionar o formato suportado pelo seu e-reader. Na dúvida, use o EPUB.
Continuando, note que no canto esquerdo superior você encontrará um menu semelhante para escolher o formato de entrada, ou seja, o formato original do ebook a ser convertido.
Neste exemplo, eu só tenho disponível a opção EPUB. A explicação é que, conforme eu destaquei acima, o ebook que estou convertendo só existe na minha biblioteca em formato EPUB. Se eu tivesse na minha biblioteca este mesmo ebook em outros formatos, eles apareceriam nesta lista.
Nesta janela você pode também alterar as informações do livro (autor, título, editora, capa, etc) antes de iniciar a conversão.
Se os dados do livro estiverem corretos, e o formato de saída estiver selecionado corretamente (no meu caso, o formato MOBI, confira se você selecionou o formato correto dependendo do e-reader que você utiliza) basta clicar no botão Certo no canto direito inferior da janela para inicial a conversão.
A conversão é feita em background, ou seja, a interface é liberada para você continuar usando-a enquanto o Calibre faz a conversão sem te atrapalhar. Para isso, ele inicia uma “tarefa”, que é indicada no canto inferior direito da janela principal, onde você encontrará a palavra Tarefas com o número 1 ao lado, indicando que há uma tarefa em execução, como mostra a imagem a seguir:
Se você clicar na palavra Tarefas, o Calibre abrirá uma nova janela com a lista de tarefas. Cada tarefa terá uma barra de progresso que mostrará o quanto já foi executado desta tarefa, em um valor percentual.
Note que a conversão de livros longos e/ou com imagens podem demorar vários minutos.
Você não precisa abrir esta janela e nem ficar olhando para a barra de progresso. Ao final da conversão (quando a barra de progresso estiver em 100% ou quando a lista de tarefas estiver zerada), você verá na janela principal do Calibre, nos detalhes do livro que você converteu, que agora além do formato EPUB ele também contém o formato MOBI.
Como acessar os arquivos dos ebooks
Se você quiser ver os arquivos, poderá fazer o seguinte: clique com o botão direito sobre o livro e clique em Exibir na pasta:
Assim, ele abrirá uma janela do sistema operacional mostrando o diretório onde estão os dois arquivos referentes àquele ebook, no meu caso o arquivo EPUB e o arquivo MOBI:
Agora é só copiar o arquivo convertido para o seu e-reader (no meu caso, o arquivo com extensão .mobi). Se você possui um Kindle, veja como enviar arquivos para o Kindle por email ou se preferir veja como copiar arquivos para o Kindle manualmente.
É isso! Agora é só ler seu ebook.
Ficou com dúvidas ou quer fazer uma observação? Envie seu comentário ao final do post.
bom dia, eu converti um livro para formato epub e ele abriu normal no celular android, mas ele fica sem numeração de pagina e os capitulos ficam unidos. Por exemplo, se o capitulo termina no meio da pagina, o proximo capitulo ja começa na linha seguinte. Abrindo no pc com esse mesmo formato, ele fica identico ao do telefone (citado acima). Tem alguma configuração que posso mudar isso?
Isa, qual era o formato original do livro? Se era PDF, este é um formato bem problemático para converter. Mas há algumas ferramentas que procuram melhorar a conversão. Veja esta série de artigos que eu estou escrevendo sobre a conversão de arquivos PDF, quem sabe alguma destas ferramentas te ajuda a obter um resultado melhor.
Um grande abraço!
Oi gente, estou tendo um problema , não consigo transferir meus ebooks do kobo para o calibre, vocês podem me ajudar?
Fernando,
Isso funcionava antes? Se sim, o que foi modificado desde então (atualização do Calibre, do Kobo, do sistema operacional, etc)?
Você vê os ebooks que estão no Kobo listados no Calibre quando você o conecta? Se tenta copiar para o Calibre, recebe algum erro?
Por favor, dê uma descrição detalhada de como está fazendo e o que está acontecendo, e como acontecia antes quando funcionava.
Um grande abraço!
Oi Cris, na verdade sou iniciante no calibre, baixei há pouco e ainda não consegui sucesso para transpor minha biblioteca do kobo para o calibre. Sigo esses passos: 1- abro o calibre, 2 – sincronizo com o kobo, via cabo USB, 3 – clico no botão dispositivo – surge minha biblioteca no kobo, 4 seleciono um livro e tento arrastar para o botão “adicionar” > sem sucesso > não acontece nada , 5 clico no botão “adicionar” e daí abre uma janela de pesquisa no notebook para localizar arq e não consigo….localizar o livro.
Daí fico frustrado.
Grato pela ajuda
Oi Fernando,
Conforme você usar o Calibre, você vai começar a pegar as manhas da interface, pois realmente ela não tem nada de intuitiva, infelizmente. Mas o aplicativo é muito poderoso e útil, vale a pena o esforço.
No seu caso, já te dou uma dica que vai ajudar bastante de agora em diante: procure sempre usar o menu de contexto quando for fazer ações sobre os ebooks que você vê no painel principal do Calibre, ao invés de tentar usar os botões no topo da janela do Calibre. Em outras palavras, clique com o botão direito do mouse sobre o ebook (ou selecione vários ebooks e clique com o botão direito) e você verá um menu que é dinâmico, ele só mostra as ações que você pode fazer naqueles ebooks selecionados.
Neste caso, tente o seguite: abra a biblioteca do seu Kobo no Calibre (ou seja, conecte-o e clique no botão Dispositivo, como você fez antes). Aí clique com o botão direito sobre um dos ebooks listados que estão no Kobo (comece com um só, se der certo você pode repetir depois com vários), e no menu de contexto clique em “Adicionar livros à biblioteca”.
Aguarde um pouco pois pode demorar. Se der certo, vai aparecer uma marca de “check”na cor verde do lado esquerdo do nome do ebook.
Se der algum erro, copie e cole a mensagem aqui.
Espero que dê certo.
Um grande abraço!
Muito bom e altamente instrutivo. Linguagem simples, clara, direta e muito eficiente. Muito util. Adorei.
Muito obrigada pelo comentário, Antonio!
Um grande abraço!
deixa eu ver se eu entendi (sou fraquinho em Informática), se eu comprar um kindle, vou ler os livros comprados na Amazon numa boa, mas se eu quiser ler ebooks encontrados na internet (pirateados ou compartilhados, não quero entrar na polêmica), vou ter que usar o Calibre pra transformar o formato epub em mobi, mas se o formato epub tiver o tal DRM não dá pra converter e ler no kindle. É assim o processo todo? Me ajudem aí porque migrar da leitura em papel para a leitura sem papel (ebook) não é fácil não! Ou eu é que sou burrinho em informática mesmo rss rss
Dinho, peço desculpas pela demora em te responder. Você entendeu direitinho sim. Na verdade, não é uma questão de ser tão complicado. É que as empresas que fabricam e-readers querem que você compre os ebooks delas, e não de outras fontes. É como se fosse o caso das impressoras: você compra uma impressora, e tem que comprar os cartuchos da mesma empresa.
Ainda que no caso dos ebooks, dá para converter. E no caso de ebooks com DRM, até dá para converter também. Se você pesquisar na Internet, encontrará algumas dicas para conversão de ebooks com DRM das principais lojas como Amazon, Apple, etc, usando o próprio Calibre.
Portanto, se você for como eu, que tenho um Kindle e que 95% dos ebooks que eu leio são comprados na Amazon, tá tranquilo. 😉
Um grande abraço e um Feliz Natal para você e sua família!
O Cris, já instalei o gerenciador de ebooks Calibre no meu PC e o app Kindle no meu PC, Smartphone e no meu Ipad Mini. Lá no Calibre fala que se vc tiver o app Marvin instalado no Ipad Mini, vc teria como fazer a sincronização diretamente para o Calibre. Vc saberia me explicar como fazer isso? Gostaria de um link do seu post que me explicasse como usar pela primeira vez o Calibre a partir dos apps Kobo, Kindle e ibooks, ou seja, fazer a transferência de ebooks disponíveis nesses apps. com o uso do ipad e PC. Abraço.
Gisele,
Sobre o Calibre, eu já escrevi alguns posts sobre ele que podem ser úteis para você começar a explorá-lo. Use o seguinte link para ver a lista de posts:
http://www.vidasempapel.com.br/tag/calibre/
Esta lista aparece em ordem cronológica, do post mais recente para o mais antigo. Sugiro que você comece pelos mais antigos, então comece pelo final da lista.
Sobre o Marvin, eu não conhecia esta app. Vou baixá-la e explorá-la, para poder então escrever um post sobre ela e o Calibre, OK? Agradeço a dica pois acho que será algo muito útil para quem possui iPads.
Obrigada!
Um grande abraço!