Hoje em dia, é muito fácil encontrar ebooks em vários formatos. Por mais organizado que você seja, pode ser que quando você precisa encontrar um determinado ebook ou arquivo de texto digital, não seja tão fácil. Pode ser que você não lembre se possui aquele ebook no formato que você deseja, e se precisar convertê-lo, pode ser que não seja assim tão fácil.
Mesmo que você não seja fã de ebooks, você deve possuir vários documentos que quer organizar para poder encontrá-los e utilizá-los de forma mais fácil e prática.
Eu tenho uma sugestão que pode lhe ajudar bastante a gerenciar seus ebooks e arquivos de texto digital: o software Calibre.
O que é o Calibre?
Calibre é um gerenciador de ebooks. Ele cria uma biblioteca, e te permite organizar seus ebooks, convertê-los de formato, exportá-los para os leitores de ebooks, etc. É uma ferramenta muito poderosa que poderá lhe ajudar bastante.
O Calibre está disponível para as plataformas Windows, MacOS X e Linux. Você pode baixá-lo no site oficial do aplicativo. Note que no site você encontrará também uma versão identificada como portable, que é uma versão para Windows que não requer uma instalação padrão. Quando você o “instala”, ele é apenas copiado para um pendrive e você poderá executá-lo de lá em qualquer microcomputador que rode no mínimo Windows XP SP3 (segundo as informações do site). Você pode portanto criar uma biblioteca de ebooks portátil em seu pendrive ou disco rígido externo.
Conheça o Calibre
Se você fala inglês, veja o vídeo abaixo onde o desenvolvedor navega pelo Calibre e mostra como usá-lo. Você verá quantos recursos este software oferece:
Você pode também ler este tutorial que eu escrevi ensinando a usar o Calibre para converter ebooks de um formato para outro.
Estes dois recursos te darão uma ideia de quão poderoso é este software. Chega a ser difícil de acreditar que ele seja gratuito.
Uma visão geral do Calibre
Veja na imagem abaixo a janela principal do Calibre:
A janela principal contém no topo um menu de botões, onde você encontrará:
- botão Adicionar livros: através dele, você adiciona livros na sua biblioteca, navegando até o diretório onde estão os livros desejados e selecionando-os. Se quiser adicionar todos os livros em um determinado diretório, basta clicar na seta ao lado do botão, que abrirá um menu, e selecionar o terceiro item: Adicionar livros de um diretório, incluindo subdiretórios (vários livros por diretório, assumindo que cada livro é um livro diferente).
- botão Editar metadados: através deste botão, você abrirá um painel onde poderá editar os metadados do livro, ou seja, título, nome do autor, editora, data de publicação, capa, etc.
- botão Converter livros: como o nome sugere, este botão é usado para converter ebooks para outros formatos.
- botão Exibir: abre o ebook para leitura. Dependendo do formato, ele usará o próprio Calibre para abrí-lo, ou usará um aplicativo externo.
- botão com número de livros: este botão abre um menu com várias opções para gerenciar a sua biblioteca.
- botão com coração: acessa o site do Calibre para que você faça uma doação para o desenvolvedor.
- botão Obter notícias: através deste botão você escolhe canais de notícias dentre vários disponíveis que podem ser atualizados e gravados como se fossem um livro, para você ler no Calibre ou no seu leitor de ebooks preferido.
- botão Obter livros: permite que você faça uma busca por livros em sites de vendas como Amazon, Barnes & Noble, etc.
- botão Salvar no disco: este botão permite que você salve o(s) arquivo(s) do livro selecionado em um diretório que você escolherá no disco, para que você tenha acesso ao(s) arquivo(s) diretamente. Pode ser usado para exportar um ebook para um leitor ou aplicativo.
- botão Conectar/Compartilhar: este botão abre um menu com várias opções para você conectar a dispositivos ou ao iTunes, inicializar o servidor interno do Calibre (para você poder acessá-lo através da rede local ou Internet), etc.
- botão Remover livros: use este botão para remover livros da sua biblioteca.
Nos painéis abaixo do menu, à esquerda você encontrará o navegador por tags. Neste painel, você encontrará várias formas de navegar e localizar seus ebooks. Por exemplo, você pode clicar em Autores, clicar na primeira letra do nome ou sobrenome do autor (dependendo de como esteja organizado), e localizá-lo na lista. Clicando no nome do autor, você verá na lista de livros apenas os livros daquele autor.
No painel central, como você já deve ter percebido, você verá a lista de livros, e no painel à direita você verá os detalhes do livro selecionado (capa, autor, formatos disponíveis, etc).
Por onde começar?
Para começar a usar o Calibre, basta adicionar seus ebooks (através do botão Adicionar livros) e se necessário corrigir os metadados deles (através do botão Editar metadados). Uma vez que você comece a organizá-los, você verá que será muito mais fácil encontrá-los, lê-los, usá-los.
E além disso, para aqueles casos onde você possui um ebook num formato mas gostaria de lê-lo num leitor que requer outro formato, você pode usar o próprio Calibre para fazer a conversão.
Comece a explorá-lo, se você fala inglês não deixe de assistir o vídeo que já ajudará bastante a conhecer o software, e você verá como ele te ajudará a gerenciar sua biblioteca eletrônica.
Se você tiver alguma dúvida, ou se quiser solicitar um tutorial específico mais detalhado, faça seus comentários ao final deste post.
Quando adiciono livros no CALIBRE, ele duplica o arquivo. Gostaria que o livro continuasse somente no diretório do qual é origem e não duplicado na pasta da “Biblioteca do Calibre”
Olá, muito bom seu site. Está me ajudando muito. Minha dúvida é a seguinte: tenho o adobe digital editions no meu computador. Uso para estudar e tenho alguns livros grifados no adobe digital. Gostaria de comprar um tablet para continuar lendo meus livros. No entanto, gostaria de que quando fosse fazer a transferência dos livros para o tablet os grifos feitos no ADE se mantivesses e fossem transferidos para o tablet. Vc tem ideia de como fazer isso?? Muito obrigado.
André, sinceramente eu não sei se o Adobe Digital Editions oferece algum tipo de sincronismo, principalmente com o tablet. Vou anotar aqui para fazer alguns testes quando eu puder, e volto a te responder.
Abraços!
Oi Cris.Gostaria de saber o que está acontecendo com o meu kindle ou pc, pois não estou conseguindo mais passar meus livros da biblioteca calibre para o kindle através do cabo usb. antes eu conseguia, mas agora ele entra no computador mas não aparece “enviar para o dispositivo” na calibre. O que eu faço?
Rosemeri, desculpe a demora em te responder.
Você checou se o disco externo que representa o Kindle aparece no seu computador? Normalmente, seria uma letra diferente de C:.
Se não aparecer, pode ser um problema no cabo, na porta USB, ou no próprio Kindle. Tente colocar em outra porta USB. Veja também se você tem outro cabo similar para testar, caso o disco não apareça.
Se o disco aparece, veja se você consegue abrí-lo e ver o diretório “documents” dentro dele, onde ficam os ebooks.
Veja se com isso dá para identificar um pouco melhor a causa do problema.
Abraços!
Cris,
Como é a primeira vez que posto algo aqui, queria lhe parabenizar/agradecer pelo blog, que se mostra bastante útil.
Eu comecei a usar o Calibre (mais para converter alguns arquivos epub para o Kindle), depois parei. De fato, eu me atrapalho um pouco com esse sistema de Bibliotecas que alguns programas utilizam.
Eu havia criado no Windows uma pasta chamada e-books, que é exibida junto com as demais Bibliotecas (Documentos, Música, Imagem, etc). Depois percebi que todos os arquivos que havia adicionado no Calibre são replicados numa pasta própria do programa.
– Qual a necessidade disto? É apenas para garantir que eu não edite inadvertidamente o arquivo original?
Já baixei muitos livros depois que parei de usar o Calibre e já tive de formatar o PC, tendo feito backup das pastas de e-books e do programa. Assim os que tenho na pasta e-books não são necessariamente os mesmos que estão na pasta do programa e as próprias pastas não são mais as mesmas.
– Se eu quiser voltar a usar o Calibre ele reconhecerá aqueles que já importara antes? Você tem alguma dica para evitar arquivos duplicados? Acho até que no Kindle já tenho arquivos duplicados…
Obrigado.
Oi André, muito obrigada pelo seu comentário!
De fato, o Calibre “duplica” os ebooks, ou seja, onde quer que esteja o arquivo original do ebook, ele irá copiá-lo para o diretório da biblioteca do Calibre. Eu costumo fazer um backup dos arquivos que eu tenho na biblioteca do Calibre, mas eu apago aqueles que estavam fora logo depois de adicioná-los ao Calibre.
Eu não sei ao certo qual é o motivo de fazer isso, mas acredito que seja para poder ter o controle que ele precisa na estrutura, pois ele cria pastas com o nome do autor, depois coloca os ebooks lá dentro com os arquivos dos ebooks e mais arquivos de metadados. Ou seja, ele tem uma estrutura de diretórios e arquivos rígida, que acredito que seria mais difícil de gerenciar se ele mantivesse os arquivos nos locais originais e os gerenciasse de lá, sem contar que o usuário poderia removê-los acidentalmente sem remover a referência a eles no Calibre, o que deixaria a biblioteca com vários ebooks “fantasmas”.
Quanto à questão do backup, este será o assunto de um próximo post, pois tenho recebido várias perguntas de leitores sobre isso. Mas é bem simples: você só precisa restaurar o diretório da biblioteca do Calibre de seu backup, e quando reinstalar o Calibre apontar a biblioteca para este diretório. Isso é o suficiente para ele reconhecer o conteúdo antigo.
Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
Um grande abraço!
Num outro artigo (já me perdi :p) a cris disse que aquele e-reader que lhe mostrei não abriria o formato da amazon. Eu penso que abre, ora veja nas definições penso que o da amazon é mobi e o cervantes abre mobi – http://www.bqreaders.com/pt/produtos/cervantes-touch.html
” Formatos de texto: .pdf, .epub, .fb2*, .mobi*, .doc*, .rtf*, .txt*
Formatos de imagem: .jpeg, .png, .gif*, .jpeg*, .png*, .tiff*
Arquivos com DRM: .pdf, .epub ”
Agora é verdade que diz que só abre artigos DRM em pdf e epub… Desta parte já não percebo. Quer isto dizer que legalmente não posso ler livros da amazon neste equipamento é isso?
Epa isto é inaceitavel se assim for. Então a pessoa compra um livro e ainda é obrigado a comprar o equipamento daquela livraria? Isso é que é ilegal! Estão a aproveitar-se do trabalho do autor para vender um produto.
A cris fala muitas vezes que é contra a pirataria. Acha que isto é o quê? Uma grande pirataria só que tem a lei para cobri-la. A verdade cris é que as pessoas que adquirem um livro ilegalmente para ler são na maior parte pobres. Estes senhores não são. Pelo contrário e ainda têm a cara de pau de dizer “além de vocês me comprarem o livro e serem obrigados a comprarem o MEU equipamento também não podem empresta-lo… Estas pessoas usam a ideologia dos direitos de autor para fazer fortunas.
Pirataria a meu ver são pessoas que buscam pelo trabalho dos outros para o vender. Depois existem aqueles piratas que não dão um centavo aos artistas e os outros que mandam uns trocados para o chão. Vai-me desculpar cris mas eu tenho uma visão muito diferente do que é pirataria. Inclusive à grandes politicos na europa que eu sigo que debatem o assunto com grande seriedade.
O problema é que as pessoas meteram na cabeça que o que a lei diz não é errado. Isso não é bem assim. A lei muda de acordo com os interesses e as ideologias.
É ilegal baixar conteúdo protegido com direitos de autor? Sim. É pirata? Conforme. Porque o conceito de pirata nada tem a ver com a legalidade. Os piratas são aqueles que roubam riqueza alheia. E eles tinham escravos e assalariados a trabalhar para eles. É o que se passa com estas empresas. Elas fazem todo um negócio para buscar lucros não é por acaso que se chamam Industria cultural.
É revoltante.
Ro301, só para alinharmos os conceitos, pirataria é a distribuição ilegal de conteúdo protegido por direitos autorais sem a devida autorização do detentor dos direitos. Isso não implica necessariamente em lucro ou não. Mas implica sim, e desvio de ganhos, ou seja, quem baixa um ebook pirata ilegalmente de algum site, está deixando de pagar a devida recompensa financeira a quem trabalhou para fazer aquele ebook chegar às mãos do leitor, o que inclui o autor, o editor, o revisor, o desenhista da capa, a pessoa que formatou o ebook, etc. Em alguns casos, isso inclui também a editora que o distribui (nem em todos os casos, pois hoje em dia há muitos autores que se auto-publicam).
E como eu já escrevi inúmeras vezes, eu não concordo com todos os aspectos de como os ebooks são implementados pela maioria das lojas, e isso não é só a Amazon. Muito antes da Amazon começar a vender ebooks, eu já os comprava no ereader.com (site que foi comprado e desmontado pela Barnes & Noble), e eles trabalhavam da mesma forma. E quando este site deixou de existir, eu fiquei com mais de 300 ebooks sem ter onde lê-los (pois a empresa deixou de fornecer novas versões da app de leitura).
Outra coisa que eu não concordo é eu não poder emprestar um ebook para um amigo ler. Seria extremamente fácil de implementar, tecnicamente falando, mas não há interesse a começar pelas editoras em fazer isso acontecer. Não podemos vilanizar apenas a Amazon pois a maioria das restrições de DRM vem por imposição das editoras.
E como eu te disse, embora eu não concorde com a forma como os ebooks são “protegidos” contra cópia, vale lembrar que a grande maioria das lojas trabalha desta forma, pois se eles não colocam este tipo de restrições, as editoras não aceitam vender ebooks naquela loja, infelizmente.
Quanto aos formatos, é importante lembrar que cada e-reader trabalha com um tipo de DRM, que é outra coisa além do formato em si. A Amazon trabalha com o formato AZW, mas o DRM é dela. Ou seja, somente o e-reader Kindle ou os aplicativos Kindle abrem este DRM, que é feito com base no seu usuário da Amazon que comprou aquele ebook.
Muitas outras lojas usam o DRM da Adobe, o que faz com que seja possível abrir ebooks de várias lojas em um único e-reader, como é o caso do Kobo, que abre o DRM da Adobe. Mas é importante sempre verificar isso na descrição do e-reader.
Por isso, se você ler o artigo onde eu dou dicas para escolher o melhor e-reader, um dos pontos principais que eu menciono é escolher a loja, pois a loja que possui o acervo que mais lhe agrada será mais crítica do que o e-reader em si.
Abraços!
Parabéns, Cris, por explicar o que é certo e errado! Tive inúmeros livros copiados da amazon e estão em diversos sites pelo mundo – e ele tinham o DRM na amazon! Enfim, 20 anos de trabalho sendo usurpados e eu precisando de dinheiro para pagar as contas! Tirei 20 livros da amazon e a denunciei na polícia por quebra de contrato. As pessoas que não respeitam os direitos autorais não têm consciência de direitos e deveres. Estou estudando o Calibre pra ver como posso me proteger contra ele! Se você puder me dar alguma dica, ficarei muito grata. Porque, infelizmente, alguns pensam que todo autor é rico e tem a obrigação de doar o fruto de seu trabalho e investimento. A realidade é bem outra! Obrigada! tornei-me sua fã. Abrs, jornalista e escritora Dorinha Aguiar