Hoje em dia, é muito fácil encontrar ebooks em vários formatos. Por mais organizado que você seja, pode ser que quando você precisa encontrar um determinado ebook ou arquivo de texto digital, não seja tão fácil. Pode ser que você não lembre se possui aquele ebook no formato que você deseja, e se precisar convertê-lo, pode ser que não seja assim tão fácil.
Mesmo que você não seja fã de ebooks, você deve possuir vários documentos que quer organizar para poder encontrá-los e utilizá-los de forma mais fácil e prática.
Eu tenho uma sugestão que pode lhe ajudar bastante a gerenciar seus ebooks e arquivos de texto digital: o software Calibre.
O que é o Calibre?
Calibre é um gerenciador de ebooks. Ele cria uma biblioteca, e te permite organizar seus ebooks, convertê-los de formato, exportá-los para os leitores de ebooks, etc. É uma ferramenta muito poderosa que poderá lhe ajudar bastante.
O Calibre está disponível para as plataformas Windows, MacOS X e Linux. Você pode baixá-lo no site oficial do aplicativo. Note que no site você encontrará também uma versão identificada como portable, que é uma versão para Windows que não requer uma instalação padrão. Quando você o “instala”, ele é apenas copiado para um pendrive e você poderá executá-lo de lá em qualquer microcomputador que rode no mínimo Windows XP SP3 (segundo as informações do site). Você pode portanto criar uma biblioteca de ebooks portátil em seu pendrive ou disco rígido externo.
Conheça o Calibre
Se você fala inglês, veja o vídeo abaixo onde o desenvolvedor navega pelo Calibre e mostra como usá-lo. Você verá quantos recursos este software oferece:
Você pode também ler este tutorial que eu escrevi ensinando a usar o Calibre para converter ebooks de um formato para outro.
Estes dois recursos te darão uma ideia de quão poderoso é este software. Chega a ser difícil de acreditar que ele seja gratuito.
Uma visão geral do Calibre
Veja na imagem abaixo a janela principal do Calibre:
A janela principal contém no topo um menu de botões, onde você encontrará:
- botão Adicionar livros: através dele, você adiciona livros na sua biblioteca, navegando até o diretório onde estão os livros desejados e selecionando-os. Se quiser adicionar todos os livros em um determinado diretório, basta clicar na seta ao lado do botão, que abrirá um menu, e selecionar o terceiro item: Adicionar livros de um diretório, incluindo subdiretórios (vários livros por diretório, assumindo que cada livro é um livro diferente).
- botão Editar metadados: através deste botão, você abrirá um painel onde poderá editar os metadados do livro, ou seja, título, nome do autor, editora, data de publicação, capa, etc.
- botão Converter livros: como o nome sugere, este botão é usado para converter ebooks para outros formatos.
- botão Exibir: abre o ebook para leitura. Dependendo do formato, ele usará o próprio Calibre para abrí-lo, ou usará um aplicativo externo.
- botão com número de livros: este botão abre um menu com várias opções para gerenciar a sua biblioteca.
- botão com coração: acessa o site do Calibre para que você faça uma doação para o desenvolvedor.
- botão Obter notícias: através deste botão você escolhe canais de notícias dentre vários disponíveis que podem ser atualizados e gravados como se fossem um livro, para você ler no Calibre ou no seu leitor de ebooks preferido.
- botão Obter livros: permite que você faça uma busca por livros em sites de vendas como Amazon, Barnes & Noble, etc.
- botão Salvar no disco: este botão permite que você salve o(s) arquivo(s) do livro selecionado em um diretório que você escolherá no disco, para que você tenha acesso ao(s) arquivo(s) diretamente. Pode ser usado para exportar um ebook para um leitor ou aplicativo.
- botão Conectar/Compartilhar: este botão abre um menu com várias opções para você conectar a dispositivos ou ao iTunes, inicializar o servidor interno do Calibre (para você poder acessá-lo através da rede local ou Internet), etc.
- botão Remover livros: use este botão para remover livros da sua biblioteca.
Nos painéis abaixo do menu, à esquerda você encontrará o navegador por tags. Neste painel, você encontrará várias formas de navegar e localizar seus ebooks. Por exemplo, você pode clicar em Autores, clicar na primeira letra do nome ou sobrenome do autor (dependendo de como esteja organizado), e localizá-lo na lista. Clicando no nome do autor, você verá na lista de livros apenas os livros daquele autor.
No painel central, como você já deve ter percebido, você verá a lista de livros, e no painel à direita você verá os detalhes do livro selecionado (capa, autor, formatos disponíveis, etc).
Por onde começar?
Para começar a usar o Calibre, basta adicionar seus ebooks (através do botão Adicionar livros) e se necessário corrigir os metadados deles (através do botão Editar metadados). Uma vez que você comece a organizá-los, você verá que será muito mais fácil encontrá-los, lê-los, usá-los.
E além disso, para aqueles casos onde você possui um ebook num formato mas gostaria de lê-lo num leitor que requer outro formato, você pode usar o próprio Calibre para fazer a conversão.
Comece a explorá-lo, se você fala inglês não deixe de assistir o vídeo que já ajudará bastante a conhecer o software, e você verá como ele te ajudará a gerenciar sua biblioteca eletrônica.
Se você tiver alguma dúvida, ou se quiser solicitar um tutorial específico mais detalhado, faça seus comentários ao final deste post.
Oi Cris! Adorei suas explicações sobre o Calibre, mas fiquei apenas com uma dúvida… Como faço para exportar a minha lista de livros no calibre? Você sabe como faz?
Samantha,
Não entendi bem o que você quer fazer. Você quer que o Calibre gere uma lista dos ebooks que você possui? Não sei se dá para fazer isso, terei que pesquisar (confirme se é isso, OK?).
Ou será que você quer exportar os ebooks? Se for isso, não precisa. O Calibre é só uma “casca” que trabalha nos arquivos que estão no seu disco rígido. Se você for no diretório que definiu como biblioteca do Calibre, você verá subdiretórios com nomes dos autores e depois com nomes dos livros. Lá dentro você encontrará os arquivos dos ebooks.
Confirme para mim o que você deseja fazer para eu poder verificar como fazê-lo, OK?
Um grande abraço!
Cris, me desculpe por não ter sido muito clara. As vezes penso em dizer algo e fica tão confuso que nem eu me entendo…
O meu “problema” é o seguinte… Eu tenho mais ou menos 2mil ebooks. Massss queria exportar uma lista que contivesse ao menos o nome do livro e autor para me facilitar antes de baixar novos títulos…
Se fosse possível exportar algum tipo de lista para o excel, eu poderia usar o auto-filtro para arrumar/filtrar e comparar com minha biblioteca física. Assim, poderia colocar no kindle somente os livros que estivessem pendentes para ler.
Samantha, entendi sua dúvida, aliás, que ótima pergunta, achei muito interessante.
Eu não conhecia, mas fucei um pouco e encontrei o que você precisa. É só ir no menu principal (no menu mesmo, não nos botões) e clicar em Converter livros / Criar um catálogo dos livros na sua biblioteca do Calibre.
Ele abrirá uma janela onde você poderá escolher várias informações. Eu recomendo testar com o formato CSV mesmo. Eu testei aqui e consegui importá-lo no Excel (note que você tem que usar a opção Import no Excel, e não a Open/Abrir).
Outra dica: no teste que eu fiz, os comentários ficaram todos bagunçados, então vale a pena não levá-los para o arquivo. Para tirá-los, na janela onde você gerará o CSV, clique na aba Opções CSV/XML, e desmarque a opção “comments”. Se quiser, pode desmarcar outras coisas também para deixar o arquivo mais limpo.
Faça alguns testes, pois é rápido, e faça a importação no Excel para ver como fica.
Acho que é isso! 🙂
Um grande abraço!
Olá Cris!
Segui rigorosamente suas instruções e consegui rapidamente uma lista dos livros! Não saiu tão boa quanto eu esperavam pois eu tenho muitos livros a acertar o metadados. Será meu trabalho para o fim de semana, acho que finalmente conseguirei uma listagem legal.
Acrescentei à lista o formato do arquivo, assim, consigo saber o que é em ePub, mobi ou PDF e também a coluna “séries”, depois, aproveitei as maravilhas do excel para arrumar a lista de uma maneira que ficasse bom para localizar rapidamente os itens e ver em quais séries estavam faltando livros.
Agradeço imensamente seu cuidado e atenção. Já estou seguindo teu blog, porque né? Nem sempre encontramos pessoas tão gentis e com um conteúdo bacana!
Obrigada mesmo!
Samantha,
Desculpe a demora em responder, mas fico feliz que funcionou e que você já está conseguindo usar a lista que queria, que bom.
É um prazer ajudar.
Um grande abraço!
Samantha e Cris, vocês me ajudaram muito. Obrigada por essa matéria e pelos comentários. Abraço
Minha maior dificuldade no Kindle é que a maioria deles possuem erros de português e enormes espaçamentos, como faço pra regular isso? Fora que em PDF fica um caos, mesmo sendo convertido.
Estêvão, eu não costumo comprar títulos em português para o Kindle, pra falar a verdade, por isso realmente não sei como é a qualidade dos mesmos, mas vale lembrar que a Amazon não é editora, ela apenas vende as publicações. Quem é responsável pela qualidade do ebook em todos os aspectos (texto, gramática, aparência, descrição, formatação, etc) é a publicadora, que pode ser uma editora, ou pode ser o próprio autor.
Se você estiver lendo ebooks comprados ou em formato MOBI, você poderá customizar a fonte, tamanho e espaçamento entre as linhas. Se estiver lendo arquivos PDF, aí não dá para customizar por uma limitação do formato PDF. Veja este artigo onde eu explico um pouco mais sobre isso:
http://www.vidasempapel.com.br/lendo-arquivos-pdf-no-kindle/
No caso de arquivos PDF, eu evito convertê-los, pois raramente obtenho um resultado bom (dá para quebrar o galho, mas geralmente fica melhor usar o PDF original mesmo). Se a fonte original for pequena, tente ler em landscape, pode ser que isso já ajude.
Veja o artigo que eu mencionei, acho que ele poderá esclarecer algumas coisas para você.
Um grande abraço!
Olá. Minha dificuldade maior é em salvar os arquivos no formato autor – título Ex: (Pessoa, Fernando – Pessoa Revisitado).
Obrigado.
Oi Luis Fernando! Desculpe a demora em te responder, mas eu estava sem meu notebook estes últimos dias, e eu precisava olhar no Calibre para responder sua pergunta.
Pelo que entendi, você quer que o Calibre salve os arquivos com “autor – título” no nome do arquivo, é isso?
Ah, mas antes de fazer qualquer alteração, faça um backup do diretório da sua biblioteca, por via das dúvidas.
E então faça o seguinte: abra o Calibre, clique no menu em Preferências, depois clique na opção Preferências. Na janela que se abrirá, localize o título “Importar/Exportar”, e abaixo dele clique no botão “Salvando livros para o disco”. Abaixo de “Modelo de gravação”, você verá um campo onde você define o formato como os arquivos serão gravados. Aqui no meu este campo contém:
{author_sort}/{title}
Você pode manter a primeira parte, que determina que um diretório será criado para cada autor (eu particularmente prefiro assim) e depois vem o nome do arquivo. Tente mudar este campo para o seguinte valor, veja se isso atende o que você precisa:
{author_sort}/{title} – {author_sort}
Depois de alterar, clique no botão Aplicar no canto esquerdo superior, e depois em Fechar no canto direito inferior.
Eu não sei se a alteração afeta os arquivos já existentes. Na dúvida, importe um arquivo novo e veja se ficou do jeito que você queria.
Se ele não mexer nos arquivos antigos, eu sugiro fazer um backup do diretório de sua biblioteca, e mudá-la para outro diretório, para forçar o Calibre a renomeá-los todos.
Avise se tiver mais alguma dúvida.
Um grande abraço!
Obrigado, vou tentar isso.
De nada, espero que resolva sua questão. Abraços!
Olá, Cris! Também quero mudar os nomes dos arquivos, colocando nomes de autores antes (fica melhor organizado), mas mesmo fazendo conforme você ensinou, não deu certo. 🙁
Não parece ter jeito de mudar isso… uma pena. Se vc souber de alguma outra maneira de alterar essa configuração, avise, por favor?
Abs!
Quando converto o livro no Calibre, ele fica sem capa no Kindle. Não importa se coloco uma imagem para capa ou se uso a capa do pdf, quando coloco no kindle a capa não aparece na miniatura do arquivo. Gostaria de saber como faço para que a capa apareça?
Awen,
Outro leitor do blog, o Tiago, me passou esta resposta: basta você usar a opcão “Enviar para o dispositivo” do próprio Calibre para enviar o ebook para seu e-reader.
Esta opção fica disponível quando você conecta o Kindle no seu computador via cabo USB e executa o Calibre.
Veja se isso também resolve o problema para você.
Um grande abraço!
O programa parece ser muito bom mesmo. Então, queria saber se tem como transferir para o kindle (que talvez eu ganhe um, mas eu já disse isso em outro post seu) os arquivos convertidos pelo Calibre.
Marina, quando você conecta o Kindle ao computador usando o cabo USB, o Calibre o reconhece e acrescenta um botão no menu superior para acessá-lo. Com isso, você poderá usar o próprio Calibre para copiar um ebook da biblioteca para o Kindle. Ou você pode também pegar o arquivo convertido e copiá-lo manualmente (mais detalhes neste post).
Um abraço!
Oi Cris, tentei utilizar o Calibre para gerenciar meu Kindle. Importei todo o conteúdo do Kindle para ele, editei os metadados dos livros e mandei enviar para o Kindle novamente. Quando fui ver, ele havia duplicado todos os livros do Kindle. O que fiz de errado?
Cara Cris, sou fã do Calibre e aprendi muito com suas dicas, porém após organizar todos os meus livros no mesmo, descobri que estou com problemas no meu computador, tive o trabalho de colocar um por um 876 livros. Se possível gostaria de saber se tem como fazer um becape dos arquivos e após a formatação colocá-los novamente. Desde já, agradeço a sua atenção.