Eu acredito que a grande maioria dos leitores do Vida Sem Papel gosta de ler, devido ao grande interesse nos posts de assuntos relacionados a e-readers e ebooks. E para quem gosta de ler, nada melhor do que um bom livro, não é mesmo? E se for gratuito, melhor ainda! Por isso, vou aproveitar para compartilhar neste post alguns sites onde você poderá encontrar ebooks gratuitos em português para você aumentar mais ainda sua biblioteca digital pessoal.
Lembrando que se você possui muitos ebooks e tem dificuldade em gerenciá-los, eu recomendo que você experimente o Calibre. Eu não ganho nada em recomendá-lo, eu o faço pois eu o uso e acredito que seja um excelente produto para gerenciar ebooks. Aliás, não só gerenciá-los, mas ele também permite converter formatos, enviar os arquivos para o e-reader e baixar notícias para ler no e-reader, dentre outras funcionalidades.
Quanto aos sites que vou indicar, notem que eu não tenho como confirmar se todos os ebooks gratuitos oferecidos por estes sites são distribuídos legalmente, mas não encontrei nenhuma evidência de que haja conteúdo ilegal neles. De qualquer forma, a responsabilidade pelo conteúdo é do site em si, OK?
Então vamos aos sites…
Biblioteca Digital Camões
A Biblioteca Digital Camões oferece ebooks gratuitos em várias áreas e assuntos, como História, Educação, Música, Arte, e também ebooks de Literatura e não-ficção, como Biografias. O site oferece navegação por temas e por autor, além de uma ferramenta de busca com várias opções para procura de ebooks. A grande maioria dos arquivos é disponibilizada em formato PDF.
Projeto Gutenberg
Não podemos falar em ebooks gratuitos sem mencionar o Projeto Gutenberg, que foi o primeiro site na Internet a trazer um grande volume de textos gratuitos ao grande público, antes mesmo de criar-se o termo “ebook”.
Eu me lembro de, ainda na década de 1990, ter comprado um CD-ROM que continha todo o conteúdo do Projeto Gutenberg, na época com títulos apenas em inglês, pois era muito lento baixar os arquivos texto de alguns poucos KBs pela Internet por linha discada (acho que a maioria de vocês nem sabe o que é isso…). Como as coisas evoluíram, não é?
O link que eu coloquei te levará à página do projeto com o índice das obras em Língua Portuguesa, ordenados por autor. Neste site os arquivos estão disponíveis em vários formatos, incluindo EPUB e MOBI.
Universia Livros
Segundo descrição do próprio site, “o Universia Livros é uma iniciativa de incentivo e popularização da leitura promovida pela Rede Universia – maior rede de cooperação universitária da América Latina. O projeto visa popularizar a distribuição de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial, disponibilizando versões digitais para download gratuito.”
E de fato, eles oferecem um ótimo acervo com títulos conhecidos e não facilmente encontrados gratuitamente em português, como obras de Jane Austen, Victor Hugo, Edgar Allan Poe, além de vários outros autores brasileiros e portugueses.
A estrutura do site parece mais uma estrutura de blog, o que dificulta um pouco para navegar, mas há indíces por categoria que ajudam a encontrar os autores e assuntos mais populares. Além disso, você pode usar a busca do site para procurar por títulos ou autores específicos.
Biblioteca de Livros Digitais
A Biblioteca de Livros Digitais é um site português com ebooks gratuitos direcionados ao público infanto-juvenil. Ele é mantido pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal.
Os ebooks contém ilustrações e são bem feitos, mas o maior problema, na minha opinião, é que você terá que lê-los no próprio site, não encontrei opções para download das obras. De qualquer forma, é uma ótima opção para os pais usarem para introduzir o gosto à leitura para seus filhos.
Brasiliana USP
O site Brasiliana USP também possui um grande acervo, que segundo informações do site está sendo disponibilizado através de uma iniciativa da USP em prover acesso ao público em geral a obras que esta instituição abriga, com foco principal em temas relacionados ao Brasil.
Você encontrará obras de conhecidos autores da literatura brasileira, além de materiais digitalizados de obras originais em papel das mais variadas áreas de conhecimento.
A navegação do site não é intuitiva, mas dou uma dica: faça uma busca qualquer, e na página de resultados você encontrará do lado direito um menu com mais opções de navegação.
Domínio Público
O Portal Domínio Público é mantido pelo Ministério da Educação do Brasil e contém um acervo muito rico. Como o nome sugere, ele oferece obras de domínio público. Na minha opinião, o problema deste site é a navegação. Ele não oferece nenhum tipo de navegação por tema ou autor, você precisa utilizar o campo de busca para encontrar ebooks e outras mídias (eles também oferecem arquivos de imagens, vídeos e de áudio). A grande maioria dos ebooks gratuitos deste site são oferecidos em formato PDF.
Machado de Assis
Para os fãs de Machado de Assis, ou para quem não conhece muito bem a obra deste ilustre autor brasileiro, vale a pena visitar este site que é como um museu virtual do autor. Você terá acesso a várias informações sobre ele, e também poderá baixar seus livros. Este site é mantido pelo Ministério da Educação. As obras estão disponíveis em formato PDF e HTML.
Finalizando…
Como você deve ter notado, a grande maioria dos sites oferece os ebooks gratuitos em formato PDF. Você não terá dificuldades em ler este formato no seu notebook ou tablet, mas se quiser ler no e-reader, pode ser que seja um pouco mais problemático. Eu escrevi um post falando sobre isso, com foco principalmente na leitura de PDFs no Kindle.
O que eu costumo recomendar é tentar ler o arquivo no formato original, PDF, sem tentar convertê-lo. Se não tiver jeito, tente fazer a conversão enviando o arquivo para a Amazon por email com a palavra “convert” no assunto. Mas só faça isso caso você não consiga ler o arquivo original em PDF no Kindle. Lembrando que a conversão do formato PDF é muito problemática, e nem sempre traz resultados satisfatórios.
Quanto a outros formatos, de forma geral, se você quiser converter para o formato usado pelo seu e-reader, poderá utilizar o Calibre para isso, como eu explico neste post. Procure sempre usar outro formato que não seja o PDF na conversão, se houver mais de um disponível.
Finalmente, caso você possua um Kindle e queira saber qual é o melhor formato para ler ebooks nele, leia este post.
Espero não ter encontrada você tarde demais. rs Achei seu video no Youtube e o blog através dele. Procuro converter PDF em Mobi para poder ler nos aplicativos para dispositivos móveis com um conforto melhor. Muita coisa aconteceu desde seu último post aqui – Saraiva e Cultura fazendo falta…, mas espero que você esteja bem.
Olá Cris, precisaria de sua ajuda. Comprei um Nexus 7 2013, ainda tenho que aprender a lidar com ele. Baixei um livro em Pdf, pela primeira vez fiz a conversão em Epub com o programa Calibre e enviei-o para o tablet (“Enviar para o dispositivo” e depois “Enviar para a memória principal”). Consegui encontrá-lo em “Armazenamento” na pasta “Vários”, mas não sei como transferi-lo para o aplicativo “Play Books” do tablet. Você consegue me ajudar? Obrigada!
Ligia,
Desculpe a demora em te responder.
Na minha opinião, o jeito mais fácil é você usar um leitor de PDFs para ler este arquivo. Não sei se o Play Books abre o formato PDF, e sinceramente não sei como enviar o arquivo para ele.
O que eu sugiro é que você baixe um leitor de PDFs mesmo – eu sugiro o Foxit Mobile PDF, que é gratuito e muito poderoso. Procure-o na Play Store, se não encontrar, me avisa que eu procuro o link aqui.
Um grande abraço!
Obrigada Cris, na verdade o arquivo no Nexus já está na modalidade Epub na memória principal (em Vários) e não consigo abri-lo nem transferi-lo para o Play books. Obrigada assim mesmo!
Ligia,
Eu fiz uma rápida busca no Google, e vi que para ler arquivos PDF e EPUB pessoais no Play Books, você precisa transferir estes arquivos para o Google Drive ou usar a o Upload tool:
https://play.google.com/books/uploads
Então não vai ler os arquivos do cartão de memória mesmo, isso é normal. Tente então usar uma destas duas opções e veja se funciona. Estou anotando este tópico na minha lista de assuntos, pretendo escrever um post sobre isso com mais detalhes.
Um grande abraço!
Muito obrigada mesmo, vou tentar e depois mantenho você informada.
Aguardo com prazer seu post sobre o assunto!
Ligia, de nada, imagina. Espero que funcione. E em breve escreverei um post sobre isso, acho que pode ser útil para você e para outros leitores também.
Um grande abraço e obrigada pela ideia 😉