Para quem gosta de ler, há vários aplicativos que oferecem a leitura de ebooks no seu smartphone ou tablet. Alguns deles estão ligados a uma loja online onde você adquire os ebooks para ler. Este é o caso do Google Play Livros, o aplicativo da gigante Google para você ler ebooks comprados na loja de livros da Play Store.
Mas para quem não sabe, é possível você utilizar este aplicativo, com suas funcionalidades, para ler ebooks pessoais, ou seja, arquivos que você possui que não foram comprados na Play Store. Você verá agora como fazer isso.
Como obter o aplicativo Google Play Livros
O aplicativo do Google Play Livros está disponível para dispositivos com o sistema operacional Android a partir da versão 2.2 ou para iOS a partir da versão 5.0.
Para instalar o aplicativo no seu dispositivo, clique no link abaixo de acordo com o sistema operacional do seu smartphone ou tablet:
- Google Play Livros para Android;
- Google Play Livros para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch).
Formatos suportados pelo Google Play Livros
A primeira coisa que você precisa saber é identificar se o formato do seu ebook é suportado no aplicativo Google Play Livros.
Ele suporta os formatos ePUB e PDF. Se seu ebook estiver em outro formato e você quiser ler neste aplicativo, você poderá seguir o tutorial disponível no artigo Como converter ebooks para o Kindle, iBooks, Kobo e outros formatos.
Como fazer upload de um arquivo para sua biblioteca
Para poder ler um arquivo pessoal no aplicativo Google Play Livros, você precisa fazer o upload deste arquivo para a sua biblioteca de livros no Google Play.
Para isso, primeiro acesse o site do Google Play Livros.
Neste site, você encontrará o botão Fazer o upload de livros, que usaremos para esta tarefa, e também o link Uploads, onde você poderá ver todos os ebooks que você já fez upload:
Para fazer o upload de um ou mais arquivos, clique no botão Fazer o upload de livros. Você verá a seguinte tela:
Note que aqui você tem duas opções do lado esquerdo:
1. Upload: Use esta opção para fazer upload de arquivos que estão no seu computador. Você pode arrastar e soltar os arquivos desejados dentro da área central da janela, ou você pode clicar no botão Selecionar arquivos do computador, navegar pelos diretórios e selecionar os arquivos. Ou…
2. Meu Drive: Use esta opção para selecionar arquivos que estejam no Google Drive. Da mesma forma, você navegará pelos diretórios do seu Google Drive para selecionar os arquivos desejados.
Uma vez selecionados os arquivos desejados, será iniciado o upload dos mesmos. Você verá uma barra de progresso enquanto estes arquivos são enviados para sua biblioteca no Google Play Livros:
Quando o upload terminar, cada livro será processado e ao final você verá estes livros na sua biblioteca, a área de Uploads:
Pronto! Seus arquivos já estão disponíveis para leitura através do Google Play Livros.
Como ler estes arquivos
Uma vez que você já tenha feito o upload dos arquivos de seus ebooks pessoais seguindo os passos do item anterior, você poderá lê-los tanto via web quanto no seu smartphone ou tablet.
Para ler na web, basta clicar no ebook no próprio site do Google Play Livros, onde você fez o upload dele.
Para ler no smartphone ou tablet, basta abrir o aplicativo Google Play Livros, e você verá aqueles ebooks na lista de livros disponíveis para leitura de sua biblioteca.
Basta clicar na capa do ebook desejado para fazer o download e abrí-lo.
Note que o ponto de leitura, as anotações, destaques e marcadores* serão sincronizados, portanto você terá isso tudo em qualquer dispositivo onde abrir cada ebook.
Veja o exemplo no site, mostrando destaques e uma anotação em um ebook que eu fiz upload:
E o mesmo trecho do mesmo ebook no aplicativo no meu iPad:
* Em meus testes, eu percebi que anotações, destaques e busca por palavras não estão disponíveis no Google Play Livros para arquivos pessoais em formato PDF.
Conclusão
Como você viu, é bem fácil fazer o upload de arquivos pessoais para você ler no Google Play Livros. Esta é uma opção para leitura de arquivos ePUB e PDF e que oferece sincronismo de leitura.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, faça seu comentário no site ao final deste post.
Cris, um recurso que uso muito no kindle é a revisão das anotações que fiz no livro durante a leitura. Encontro isso de forma fácil em https://ler.amazon.com.br/notebook?ref_=kcr_notebook_lib posso inclusive exportar essas anotações. Pesquisei e não encontrei algo similar para o google play books. Conhece algo para eu revisar as minhas notas tal como fazemos no kindle?
Um grande abraço
Olá, queria saber como faço p realçar, sublinhar texto no google paly, Uso p estudo, gostaria saber é possível, tipo caneta marca texto para quando voltar com as revisões facilitar a visualização do conteúdo.
Cris , eu gostaria de saber como marcar meus livros lidos no play livros sem ter que exclui-los . Será que existe esta opçao?
Estou lendo um livro que salvei no google drive, mas sempre que volto a ler, após uma interrupção (pausa) da leitura, volto no início.
Existe alguma forma de ir direto para a página em que interrompi a leitura?
É muito chato ter que passar todas as páginas para voltar ao ponto anterior.
Grata.
Você está usando o aplicativo do Google Livros? Tente usá-lo, acredito que ele tem esta funcionalidade.
Cris, bom dia !
Estou pensando em adquirir um Kindle, porém tenho uma dúvida:
Livros adquiridos no google play livros podem ser lidos diretamente no Kindle Paperwhite ?
Desde já, obrigado !
Tenho a mesma dúvida Cris!!!
Romulo, acabei de enviar a seguinte resposta para o Jediel:
Jediel, não que eu saiba. Se o ebook tiver alguma proteção (ou seja, se ele tem DRM), com certeza é não. Se não tiver DRM, teria que encontrar uma forma de acessar o arquivo do ebook, convertê-lo para depois enviá-lo ao Kindle. O Kindle só trabalha com livros comprados na Amazon ou com ebooks pessoais (arquivos que você possui que não tem proteção contra cópia – DRM).
Olá Cris! Obrigado pela resposta e por lembrar de mim. Li muito o Vida Sem Papel antes de comprar o e-reader e optei pelo Kindle sem arrependimentos, sinceramente. Gosto muito do seu blog. Em relação as DRMs, tenho certeza que o YouTube pode ajudar a entender o que são e para que servem, bem como outros assuntos interessantes relacionados ao tema. No meu sentir, a DRM configura venda casada, já que impedem o comprador de usar livremente o e-reader. É como comprar um telefone celular de uma operadora e não poder usar o chip de outra operadora por estar o aparelho bloqueado. Mas isso é assunto para outra hora, pois também não sei ao certo se esse foi um dos argumentos usados para proibir o bloqueio dos telefones celulares. Grande abraço.
Romulo, fico feliz que esteja gostando do seu Kindle, que bom!
Sobre o DRM, ele é realmente uma pedra no sapato de quem quer ser honesto e comprar os ebooks certinhos, infelizmente. Eu já escrevi alguns posts sobre isso. Sobre a venda casada, eu acho (na minha interpretação) que não é o caso, pois nada te impede de usar qualquer ebook sem DRM no Kindle. Se for comprar, você precisa comprar na Amazon (como quando você compra um jogo para PlayStation da Sony apenas), mas você pode ler qualquer arquivo que desejar que não tenha DRM, então a Amazon não te obriga a comprar os ebooks dela. Mas como eu sou absolutamente leiga em Direito, pode ser que eu esteja enganada 😉
Um grande abraço!
Jediel, não que eu saiba. Se o ebook tiver alguma proteção (ou seja, se ele tem DRM), com certeza é não. Se não tiver DRM, teria que encontrar uma forma de acessar o arquivo do ebook, convertê-lo para depois enviá-lo ao Kindle. O Kindle só trabalha com livros comprados na Amazon ou com ebooks pessoais (arquivos que você possui que não tem proteção contra cópia – DRM).
Olá Cris! Agora entendi como devo proceder fazendo a conversão dos livros e decidi que vou comprar um Kindle mesmo. Muito grato por sua resposta.
Perdeu as promoções Jediel da última sexta-feira Jediel!
Sem problemas, em janeiro tem outra……
De nada, Jediel! Um grande abraço!