Você deve ser como eu: tem uma grande quantidade de “papéis” que não quer jogar fora, mas também não tem onde guardar. Artigos de revistas, extratos de banco, relatórios, exames médicos, etc. Alguns deles você já tem em formato digital, mas toda vez que precisa de um deles, dá um trabalhão encontrá-lo. Neste post, eu quero te apresentar uma das ferramentas que eu mais uso para me livrar das pilhas de papel e organizar meus dados: Evernote (link afiliado).
Para definí-lo de forma bem simples, o Evernote (link afiliado) é um repositório de dados (textos, imagens, som ou mesmo arquivos em vários formatos). Ele sincroniza estes dados entre os servidores deles na Internet (podemos dizer, na nuvem) e seu computador pessoal ou dispositivo móvel.
Com isso, tudo o que você coloca no seu repositório fica ao seu alcance tanto no seu computador ou notebook (mesmo se desconectado da Internet), no seu dispositivo móvel, e também na Internet através de um browser.
Se você alterar alguma informação, as alterações são sincronizadas com a nuvem e depois com os demais dispositivos, assim que eles se conectarem à Internet.
O Evernote oferece add-ons para os browsers mais usados, de forma que com um único clique você pode salvar páginas e conteúdos da Web diretamente para o seu repositório.
E o melhor de tudo: o serviço é gratuito. Você tem acesso a uma quota razoável de dados: 60MB por mês. Isso mesmo, não tem limite de uso do repositório, apenas uma quota de quantos dados você pode submeter mensalmente.
Esta quota será pequena se você resolver colocar toda a sua vida de uma vez no Evernote, mas se começar a dividir e enviar um pouquinho por mês, dá para usar. E se você chegar à conclusão que isso é muito pouco, pode pagar pela conta premium, que lhe dará uma quota mensal de 1GB, dentre outras regalias – veja mais detalhes aqui.
Se você nunca usou o Evernote, eu recomendo que você crie sua conta gratuita e comece a explorar os recursos antes de pensar em pagar por qualquer coisa. Você vai descobrir que ele te ajudará em muitas coisas que você nem sabia que dava pra fazer.
Eu uso o Evernote diariamente, para as mais variadas tarefas:
- anotações variadas
- criar os rascunhos dos posts dos meus blogs e depois salvar uma cópia da versão final
- salvar páginas da Web para ler depois
- salvar páginas da Web com conteúdo interessante
- salvar contas a pagar e pagas, recibos, relatórios variados
- salvar receitas, dicas variadas, citações interessantes
- salvar imagens interessantes que as pessoas compartilham nas redes sociais
- salvar emails importantes
- salvar histórico médico (exames, receitas, informações sobre remédios)
- e muito mais…
Seus dados são divididos em “notebooks” (pastas), e você pode também usar tags para classificá-los. Além disso, você pode compartilhar notebooks com outros usuários (por exemplo, eu compartilho meu notebook de dicas com vários amigos).
A grande vantagem de ter tudo isso num único repositório é a facilidade para encontrar as informações. A ferramenta de busca é muito poderosa, e torna muito prático encontrar as informações desejadas.
E uma funcionalidade bem interessante do Evernote é que ele faz OCR em todas as imagens que você coloca no repositório, e indexa estas informações. Se você colocar uma imagem com informações escritas nela (por exemplo, se scanear uma página de revista), você poderá buscar por palavras-chave que ele as encontrará dentro da imagem.
Este post é apenas uma apresentação. Eu pretendo escrever outros posts explicando funcionalidades específicas em maiores detalhes, e também alguns tutoriais. Como eu disse, o Evernote é muito poderoso e ele pode te ajudar e eliminar muitas pilhas de papel da sua vida.
Se você já usa o Evernote e quer dar sua opinião, se você tem alguma dúvida ou se quer saber se dá para usá-lo para alguma finalidade específica, faça seu comentário ou pergunta.
Este post foi um dos primeiros que eu publiquei neste blog. Eu o atualizei e estou republicando pois pretendo escrever mais posts sobre o Evernote, que como eu disse é uma ferramenta muito poderosa e pode ser muito útil para você. Então antes de escrever mais sobre ele, decidi trazer à memória esta introdução, espero que você goste.
Baixei o Evernote , no entanto não estou conseguindo baixar meus textos. Diz que o serviço não esta disponível ou falhou.
Alice, tente novamente, veja se não foi algum problema temporário. Confira se você consegue acessar o site via browser. Você pode também acessar o site abaixo para checar se os servidores do Evernote estão OK:
http://status.evernote.com/
Se o problema permanecer, confira se seu firewall está permitindo a comunicação do aplicativo do Evernote com a Internet (caso você possua um firewall).
Se nada disso der certo, eu sugiro entrar em contato com o suporte do Evernote:
http://evernote.com/intl/pt-br/contact/support/#/product/evernote
Espero que isso ajude.
Um grande abraço!
Muito legal seu post. No entanto eu gostaria de saber qual a diferença entre o Evernote e o Pocket.
Oi Alice, obrigada pelo comentário.
Em termos de salvar páginas da web, eles são parecidos. A grande diferença é que o Evernote te dá muito mais recursos. Ele permite, por exemplo, que você edite a página que salvou da web.
Além disso, ele permite que você crie suas notas, coloque arquivos, fotos. É um verdadeiro repositório, e não só de páginas da web.
Dê uma olhada nestes dois artigos que eu escrevi sobre o Evernote para você ter uma ideia:
http://www.vidasempapel.com.br/apresentando-evernote/
http://www.vidasempapel.com.br/como-criar-um-livro-de-receitas-com-o-evernote/
Vale a pena experimentar o Evernote. E aguarde que eu pretendo escrever mais artigos com dicas para usá-lo de várias formas, como este segundo artigo onde eu dou dicas para criar um livro de receitas nele.
Um grande abraço!
Olá…. Muito bom o post. Baixei ele a pouco tempo mas não tinha muita paciência para utiliza-lo. Eu utilizava o OneNote 2013 que já estava acostumado. Mas lendo aqui resolvi “fuçar” um pouco mais e descobri que ele é incrível. Fica como dica esse e-book disponível na Amazon: http://www.amazon.com.br/Organizando-vida-com-Evernote-ebook/dp/B00AL34KZM . Um abraço.
João, o Evernote é praticamente meu segundo cérebro 😉
Eu o uso bastante. Comecei com anotações, depois fui incluindo páginas da web com artigos e dicas que eu queria guardar. Hoje em dia eu tenho de tudo lá.
Vou escrever mais alguns artigos com dicas de uso específicas, acho que aí vai ficar mais fácil ainda aproveitar melhor este software.
E obrigada pela dica do ebook!
Um grande abraço!
Comecei a digitalizar um monte de papel hoje. Quase não reconheço mais minha mesa de computador. Aguardo ansioso novos posts sobre ele 🙂
João, ele é ótimo mesmo. Eu tenho digitalizado até artigos de revistas, e depois as doo para a biblioteca do bairro. Estou com uma pilha aqui que preciso digitalizar agora. Afinal, é menos papel em casa. 🙂
Um grande abraço!
Muito legal seupost!
Tenho uma dica para o uso do Evernote!
Sabe aqueles cartões variados que recebemos diariamente? Tire fotos e os jogue no Evernote, será muito fácil encontrá-los depois!
Eduardo Novais!
Eduardo, muito obrigada pelo comentário!
Sim, essa é uma ótima dica. Fica muito mais fácil encontrá-los depois, concordo contigo.
Vou escrever mais posts com dicas mais específicas de uso do Evernote, e você tem razão, usá-lo para guardar os cartões de visita com certeza é um ótimo uso, acredito que muitos leitores vão gostar também.
Um grande abraço!
Olá Cris, tudo bem?
Antes de mais nada, meus parabéns pelo blog. O descobri hoje (13.02) e já li vários posts que foram extremamente úteis para o meu dia a dia.
Bem, falando um pouquinho sobre o Evernote: Instalei ele a um tempo no meu iPad, mas acho que ainda não utilizo-o de forma completa, ou seja, aproveitando todo o potencial das suas funcionalidades. Geralmente faço algumas anotações de alguns insights que vem a mente. Nada mais que isso.
Este seu post me remeteu a uma questão (que já venho “matutando” a um tempo): qual seria a ferramenta mais adequada para construir uma espécie de “favoritos corporativo” (estratégia que está integrada à política de gestão do conhecimento, que estou tentando implementar na empresa no qual sou sócio)? O Evernote atenderia essa demanda? Como poderíamos explorá-lo da forma mais adequada com todos os colaboradores da empresa?
Ficaria extramemente agradecido se pudesses dar algumas dicas em relação a esse assunto.
Grande Abraço.
Bruno Araújo,
João Pessoa/PB.
Bruno, muito obrigada pelo seu comentário, agradeço seu feedback positivo.
Sobre a questão de base de conhecimento corporativa, o Evernote tem uma funcionalidade chamada Evernote Business, que é justamente para compartilhamento de informações entre pessoas de uma equipe/empresa/etc. Infelizmente, eu nunca usei esta funcionalidade, não sei os detalhes, mas acredito que você consiga encontrar mais detalhes no próprio site do Evernote. Imagino que ele inclua ferramentas para permitir o trabalho em grupo de forma mais eficaz, além do compartilhamento básico que o Evernote já oferece.
Na empresa onde trabalhei, eu implementei um servidor wiki para disponibilizar uma base de conhecimento compartilhada. É uma opção também que você pode avaliar. Você poderia usar um software gratuito como o MediaWiki (o mesmo usado pela Wikipedia).
Na minha opinião, a maior questão que você deve avaliar entre usar o Evernote Business e o MediaWiki ou similar é que com o Evernote, suas informações estarão nos servidores da Evernote. Portanto, vocês não poderão compartilhar informações confidenciais. Se usar um MediaWiki instalado num servidor que vocês mesmos gerenciam, então vocês tem o controle total sobre ele. Por um lado, a manutenção é muito mais trabalhosa. Por outro, não tem dados confidenciais fora do controle da empresa.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço!