Hoje em dia, temos uma overdose de informação na Internet. É impossível conseguirmos ler tudo o que nos interessa, mesmo se selecionarmos alguns poucos sites. Sem contar que precisamos ficar navegando em todos os nossos sites preferidos todos os dias, procurando as notícias e artigos que nos interessam. E ainda assim corremos o risco de perder algo interessante. Se você tem encontrado este dilema, eu tenho uma sugestão que pode ajudá-lo: os RSS feeds.
O que é um RSS feed?
O RSS feed ou simplesmente feed é um formato de dados que a maioria dos sites utilizam para divulgar artigos, notícias, atualizações, etc. Sua grande vantagem é que numa única “listagem” você encontra todas as novidades que aquele site publicou. Dependendo do administrador do site, ele pode colocar apenas um resumo de cada artigo/notícia, ou pode colocá-los por completo no feed.
Como “ler” um RSS feed
O formato dos RSS feeds não foi feito para humanos lerem, mas sim para aplicativos. Ou seja, para ler um feed você precisa de um aplicativo que faça isso. Estes aplicativos leitores de RSS feeds são chamados de agregadores.
No agregador, você fará uma assinatura dos feeds que lhe interessam, usando o endereço do feed encontrado no site. Isso nada mais é do que cadastrar o endereço dos feeds que você quer acompanhar.
Com isso, você abrirá um único aplicativo, o agregador, e você verá todos os artigos e notícias de todos os sites que você assinou lá dentro, num único lugar, sem precisar ficar navegando de site em site.
Como encontrar o endereço do feed nos seus sites preferidos
Na maioria dos sites, você encontrará o endereço do(s) feed(s) através deste ícone:
Por exemplo, aqui no site do Vida Sem Papel, o link para o nosso feed está num ícone igual a este que fica lá no canto direito superior da página, ao lado dos ícones das redes sociais.
O nosso feed é fornecido pelo Google, através de um serviço chamado FeedBurner. Por isso, o endereço do nosso feed é:
http://feeds.feedburner.com/vidasempapel
Existem sites que oferecem vários feeds, pois eles separam as notícias para não sobrecarregar o leitor. Um exemplo é o site da Folha de São Paulo, que possui dezenas de feeds disponíveis.
Resumindo: entre no site, encontre o ícone igual ao que mostrei acima, e você encontrará o feed ou a lista de feeds daquele site, simples assim.
Como fazer a assinatura de um feed
Hoje em dia, os feeds se tornaram tão populares que a maioria dos browsers/navegadores já são capazes de abrí-los (em alguns casos com uso de extensões), mostrando-os para você de uma forma legível, e até mesmo permitir que você os assine no próprio browser, para lê-los quando quiser.
Portanto, alguns browsers permitem que você simplesmente clique no ícone ou no link de um feed, e ele já te dará a opção de fazer a assinatura.
No caso de feeds fornecidos pelo Feedburner, como é o caso do feed do Vida Sem Papel, quando você clica no link ele abre uma página e te apresenta várias opções de agregadores, para facilitar a assinatura.
Neste caso, clique no ícone que representa o agregador que você utiliza, e ele será aberto para você confirmar a assinatura.
Se você clicar num ícone de um feed e aparecer uma janela pedindo para você salvar um arquivo ou se aparecer um texto parecendo código de programação no seu browser, então você precisará fazer a assinatura manualmente.
Neste caso, volte para a página que contém o ícone ou o link do feed, coloque o mouse sobre ele, clique com o botão direito e clique na opção Copiar endereço do link no menu.
Isso fará com que o endereço seja copiado para a área de tranferência do sistema operacional. Agora vá para o seu agregador, e faça a assinatura, colando o endereço no local apropriado.
Sugestões de agregadores
Como eu comentei, existem inúmeras opções de agregadores, alguns providos nos próprios browsers/navegadores, outros em aplicativos na web, acessíveis através do browser, e outros ainda em aplicativos que você instala no seu computador, smartphone ou tablet.
Vejamos alguns exemplos:
- Bloglines (web)
- FeedDemon (para Windows)
- Feedly (para Android, iPad e iPhone)
- Feeddler (para iPad e iPhone)
Google Reader(não está mais disponível)- NetNewsWire (para iPad, iPhone e MacOS X)
- RSSOwl (para Linux, MacOS X e Windows)
Se você pesquisar, encontrará inúmeros aplicativos principalmente para as plataformas móveis.
O meu agregador preferido é o Feedly (era o Google Reader, que deixou de existir). Eu cadastro todos os meus feeds lá, e os leio via browser ou através do aplicativo que uso no iPad e no smartphone. O aplicativo sincroniza com a nuvem, então não importa em qual aplicativo eu estou lendo as notícias e artigos, tudo é sincronizado com o outro.
E você? Como você mais gosta de ler notícias? Deixe sua sugestão.