Há alguns dias, a Amazon anunciou seu novo modelo do membro mais caro da família Kindle, o novo Kindle Oasis. A maior novidade deste modelo é que ele é à prova d’água, assim como o Kobo Aura H2O, que no momento de publicação deste post não aparece mais no site Livraria Cultura. Vamos então ver mais detalhes sobre este lançamento que estará à venda na loja brasileira da Amazon a partir de 7 de novembro.
A família Kindle
A família Kindle conta com o modelo mais simples, sem iluminação embutida, que é chamado simplesmente de Novo Kindle. Em seguida, seguindo a ordem crescente de preços, temos o popular Kindle Paperwhite, o primeiro da família que traz a iluminação embutida. Depois, temos os modelos de ponta, o Kindle Voyage e o recém-atualizado Kindle Oasis. Veja também esta comparação entre os e-readers mais populares para mais informações sobre os modelos dos e-readers Kindle e seus concorrentes.
O Novo Kindle Oasis
Como eu já adiantei, a grande novidade deste modelo é a proteção à prova d’água (IPX8, testado para suportar imersão de 2 metros em água doce por até 60 minutos). Há quem diga que este avanço demorou a chegar ao Kindle, já que a família Kobo conta com um modelo à prova d’água desde 2014, mas aparentemente isso não chegou a abalar as vendas do Kindle (o aparente desinteresse da Livraria Cultura pelo Kobo, que atualmente só tem um modelo à venda depois de quase um ano sem nenhum modelo em estoque, parece confirmar isso). Com este novo modelo, o leitor pode ler seus ebooks na beira da piscina ou na banheira sem medo de “acidentes”.
Vejamos então as características deste novo modelo:
- Ele possui uma tela de 7 polegadas, um pouco maior que as 6 polegadas padrão do restante dos modelos da família. A resolução da tela é de 300ppi (pontos por polegada), a mesma do modelo anterior, portanto a qualidade das imagens e texto se mantem, mas agora com uma tela um pouquinho maior.
- O design continua semelhante ao modelo anterior, com uma borda maior do lado esquerdo, para facilitar a leitura com apenas uma mão.
- Ele também possui botôes físicos para mudanças de páginas (para mim, pessoalmente, este é um recurso que todos os modelos deveriam ter).
- Ele possui iluminação da tela embutida com 12 LEDs, e agora a luz frontal se ajusta automaticamente de acordo com a iluminação ambiente (ou você pode ajustá-la manualmente de acordo com suas preferências pessoais).
- Ele oferece a funcionalidade de escolher entre texto preto com fundo branco, ou texto branco com fundo preto (melhor para ambientes com pouca iluminação).
- O corpo do novo modelo é de alumínio, e agora ele não precisa mais da capa para estender a duração da bateria, que segundo o site americano da Amazon, dura até 6 semanas com o Wi-Fi e bluetooth desligados (veja mais informações abaixo sobre o bluetooth), e a configuração da iluminação com valor 10.
- Possui 8GB para armazenamento local de ebooks.
- Ele pesa 194g, um pouquinho mais leve que o Paperwhite, e tem dimensões de 159 x 141 x 3.4-8.3 mm.
Além destes, ele conta com os recursos dos demais modelos Kindle, como armazenamento na nuvem de ebooks pessoais gratuito, tela com tecnologia e-Ink que é mais agradável aos olhos e também é antireflexo, dentre outros.
Diferenças com a versão americana
Para quem é usuário da loja americana (e possui endereço e cartão de crédito emitido nos Estados Unidos), verá algumas diferenças com o modelo sendo vendido por lá.
Primeiramente, os americanos tem a opção de adquirir um modelo que vem com 3G gratuito, tendo assim conectividade para comprar e baixar seus ebooks onde houver o sinal 3G.
Além disso, os americanos podem optar pelo modelo com 32GB de armazenamento, para carregar ainda mais ebooks. Aqui no Brasil, até o momento da publicação deste post, está sendo divulgado apenas o modelo com 8GB (talvez o outro modelo teria tido um preço ainda mais “salgado”, ficando inviável para o mercado brasileiro).
O modelo americano está sendo também divulgado para ser usado em uma integração com o serviço de audiobooks Audible, empresa que foi comprada pela Amazon em 2008. O usuário que possuir um ebook comprado na loja americana e um audiobook do mesmo título, poderá intercalar entre um e outro, ou ler o texto enquanto ouve o audiobook ao mesmo tempo. Além disso, poderá ouvir seus audiobooks usando fone de ouvido ou alto falantes bluetooth, pois o Kindle Oasis americando vem com bluetooth (eu acredito que o que está sendo vendido no Brasil também venha, mas como ainda não temos o Audible por aqui, então não faz sentido divulgar este recurso).
Como a loja brasileira ainda não comercializa audiobooks, este serviço provavelmente não estará disponível por aqui. Mas vou tentar descobrir se funcionaria com livros em inglês comprados na loja brasileira e audiobooks do mesmo título comprados diretamente na loja da Audible (e não na Amazon).
Vale a pena?
Eu falei sobre as características deste novo modelo, mas ainda não falei o preço. No momento da publicação deste post, o Kindle Oasis está com lançamento previsto para 7 de novembro, com preço de R$ 1.149,00. Vale mencionar que, assim como aconteceu na loja americana, o preço deste novo modelo sofreu uma pequena redução, em relação ao preço do modelo anterior, que era R$1.399,00.
É óbvio que este preço descarta um grande número de pessoas que poderiam se interessar, mas que ficarão mais felizes (em termos de custo-benefício) com um Novo Kindle ou com um Kindle Paperwhite. Mas é também óbvio que estas pessoas não são o público-alvo deste modelo.
Então eu resumiria esta questão da seguinte forma: se você gosta muito de ler e pode gastar mais de mil reais em um e-reader (leitor de livros digitais) sem remorso, então este modelo é para você. Eu ainda não tive oportunidade de testá-lo, mas se ele mantiver a qualidade dos outros modelos da família, então será uma ótima aquisição para o seu público-alvo – eu mesma gostaria muito de ter um… 😉
Boa tarde!
Eu tenho o Kindle Oasis e gosto bastante. Mas ainda não consegui descobrir se está disponível escutar os audible books no próprio aparelho. Alguém sabe informar?
Obrigada!