Uma coisa para o qual eu uso bastante os meus dispositivos portáteis (iPhone, iPad e iPod Classic) é para assistir vídeos. Eu tenho o hábito de levar vários filmes para assistir quando eu viajo, tudo nos meus gadgets. Se eu quiser assistir na TV, basta conectá-los usando um cabo apropriado. Ou posso assistir neles mesmo (num avião, por exemplo). Mas levei um tempinho testando vários aplicativos para encontrar um que fosse fácil de usar e rápido para ripar DVDs, e é sobre ele que vou falar aqui.
Este aplicativo que eu recomendo é o HandBrake. Além de ser bem fácil de usar, ele gera arquivos de vídeo usando padrões pré-definidos para uma grande variedade de dispositivos.
Você encontrará o HandBrake em versão para Windows, MacOS e Ubuntu. Basta baixá-lo neste site e instalá-lo.
Nota: as telas que mostrarei neste tutorial foram obtidas na versão para MacOS, mas a versão para Windows e Ubuntu são similares.
Neste tutorial eu vou mostrar como ripar um filme inteiro usando o HandBrake.
Inicie o HandBrake, e ele abrirá pedindo que você informe a localização do vídeo que você quer ripar. Se você não vir esta janela ou fechá-la acidentalmente, basta clicar no botão Source:
No caso de um DVD, o que eu faço é navegar até o drive onde ele está, entro no diretório VIDEO_TS e seleciono o arquivo VIDEO_TS.IFO:
Na versão para Windows, normalmente basta selecionar a letra do drive onde está o DVD, não é necessário navegar até o arquivo.
Aguarde enquanto ele lê o DVD. Normalmente, ele consegue localizar o filme sozinho, e já configura para você as opções selecionando-o por completo (ou seja, todos os capítulos). Veja o exemplo abaixo:
Neste exemplo, a duração do vídeo é de 1h58 (bate com o filme que estou ripando) e ele selecionou os capítulos de 1 a 35. É neste ponto que você pode selecionar apenas um capítulo ou trecho específico, se não quiser ripar o filme ou vídeo completo.
Logo abaixo, você deverá determinar o diretório e o nome do arquivo onde será gerado o vídeo ripado:
Agora, você vai selecionar para qual dispositivo você gerará este vídeo. Para facilitar, o HandBrake já vem com uma série de perfis pré-definidos para os dispositivos da Apple e também perfis para Android.
Basta localizar a aba Presets do lado direito (se ela não estiver visível, clique no botão Toggle Presets):
Nesta aba, abra a opção Devices e localize o seu dispositivo na lista. Neste exemplo eu estou selecionando o iPhone 4 (também vale pro 4S):
É importante mencionar que este aplicativo é atualizado periodicamente, e os desenvolvedores estão sempre adicionando mais perfis conforme novos dispositivos são lançados. Tenho certeza que logo incluirão o iPhone 5.
Se você não encontrar um perfil definido para o seu dispositivo, e se ele suportar o formato MP4 ou MKV, você pode usar a opção Universal, dentro de Devices, ou as opções disponíveis dentro de Regular.
Note que, conforme você seleciona um dispositivo, ele automaticamente modifica as configurações do vídeo resultante. Veja isso na janela principal do HandBrake, na parte inferior da janela. Estas são as especificações que ele coloca quando eu seleciono a opção do iPhone 4:
Caso você queira incluir legendas no seu vídeo, volte à janela principal do HandBrake, e clique no botão Subtitles que fica bem no centro da janela:
Você pode adicionar um arquivo contendo as legendas, ou pode selecionar legendas que estejam disponíveis no DVD, que é o que eu vou fazer:
Você verá uma lista com todas as legendas disponíveis neste DVD:
Neste exemplo, eu selecionei a legenda em português:
Você pode também escolher a trilha de áudio para ser ripada. Ou seja, se o filme tiver uma versão dublada, você pode ripar com esta dublagem ao invés do som original. Para isso, clique no botão Audio que fica ao lado do botão Subtitles:
Selecione a trilha que você deseja dentre as disponíveis:
Normalmente, eu recomendo usar o som original com legendas ou a versão dublada sem legendas, não misturar as duas coisas.
Se quiser remover as legendas, basta voltar a clicar no botão Subtitles e selecionar a opção None na lista de legendas:
Quando estiver pronto, basta clicar no botão Start para começar a ripar:
Se você quiser ripar mais de um vídeo a partir do mesmo DVD, você pode agora escolher outras opções (como mudar o perfil do dispositivo, ou ainda as legendas e áudio), mudar o nome do arquivo de saída (isso é obrigatório, caso contrário ele sobrescreverá o arquivo anterior), e ao invés de clicar no botão Start você clicará no botão Add to Queue:
Isso fará com que este novo vídeo entre na fila e seja processado quando o anterior for concluído.
Se você quiser dar uma pausa no processamento, basta clicar no botão Pause. Se quiser cancelar o vídeo que está sendo ripado, basta clicar no botão Stop (este botão aparecerá no lugar do botão Start quando um vídeo estiver sendo processado):
Se quiser verificar a fila ou cancelar algum dos vídeos da fila, basta clicar no botão Show Queue. Ele abrirá uma nova janela com a lista dos vídeos que estão na fila para serem processados. Se quiser cancelar algum deles, basta clicar no botão X do lado direito:
Ao final do processamento, seu vídeo estará pronto no diretório que você escolheu no início deste procedimento. Agora é só assistí-lo!
Nota: Eu não recomendo ou incentivo ripar DVDs com o propósito de pirateá-los. Sou contra a pirataria e apropriação indevida de materiais artísticos sem a devida autorização. O objetivo deste tutorial é apenas ajudá-lo a transferir para seu dispositivo portátil os DVDs que você possui e adquiriu legalmente.
Muito bom!! Mas você sabe informar um player para android que leia o video e a legenda sem muitas complicações? Valeu!!
Procurei a data desta postagem mas não achei, desculpe-me se cheguei no ”fim da festa” mas com os formatos mais compactados e de melhor qualidade hoje em dia, é bobagem assistir .vob ( dvd) em tablet, até porque o tamanho se torna um problema. Mp4, Mkv etc são formatos com qualidade melhor, mais acessíveis, e de menor tamanho , fora que o .vob pode ser convertido para um desses formatos e num pendrive de bom tamanho pode caber dezenas de filmes. Muito bom tutorial.
Betto, sim, estes formatos que você citou são melhores, por isso eu gostei do Handbrake, pois ele gera os vídeos em MP4 (caso não tenha ficado claro no texto do artigo, peço desculpas).
Abraços!
muito bom!