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Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivirus para uso exclusivo do blog Vida Sem Papel.

O universo das mídias sociais vem ganhando cada vez mais espaço e respeito entre as companhias – fato inegável. Com isso, empresas de diversos segmentos tendem a procurar formas de adentrar o mundo cibernético e interagir com seu público através das redes sociais.

No entanto, ao contrário do que muitos costumam acreditar, não basta simplesmente ter acesso a este universo e pronto. É preciso evitar erros simples e muito comuns, que podem causar efeitos contrários e manchar a imagem do negócio perante consumidores e possíveis futuros clientes na web.

Se você faz parte desta demanda de empresas que desejam um lugar ao sol nas mídias sociais, então fique atento(a) às próximas dicas! Saiba como gerenciar sua rede social corporativa com engajamento e responsabilidade. Olha só!

  1. A cultura de sua empresa permite a criação de uma mídia social? Se for preciso mudar a cultura corporativa vigente, será necessário contar com total transparência e colaboração dos funcionários. Todos devem estar envolvidos, por igual, para que os resultados sejam, de fato, positivos;
  2. Mídia Social CorporativaNo envolvimento, entram questões como o suporte executivo. Sem o apoio e participação dos diretores e presidente, o projeto pode não sair como o esperado. Quando houver muitos envolvidos, não é preciso uma participação geral. Desde que alguns estejam presentes na formulação de estratégias e caso algo saia errado, a rede social corporativa tem tudo para dar certo;
  3. A heterogeneidade do grupo que irá trabalhar com as mídias sociais é de grande importância para o sucesso do recurso. Quanto maior a experiência em áreas diversificadas, mais ampla será a experiência;
  4. Criar um objetivo claro e preciso também não pode ficar de fora do planejamento. É preciso mais do que só querer aumentar a interação entre clientes e empresas. Nesse sentido, criar uma meta a ser alcançada em uma quantidade razoável de tempo pode ser uma boa opção. Qual será a área explorada? Produção de conteúdo, apenas social media ou um canal de relacionamento com parceiros? Focar no principal propósito desse engajamento torna a análise dos resultados mais precisa;
  5. Proteção nunca é demais, principalmente quando o que está em jogo é sua empresa. Portanto, tomar medidas de segurança virtual corporativa como, por exemplo, procurar por um antivírus e anti-spyware eficiente e confiável, de versão atualizada, é a melhor forma de prevenir a ação de cibercriminosos e, também, de evitar que informações importantes caiam nas mãos erradas. Se você precisar de auxílio, entre em contato com a equipe Bitdefender Antivírus.

O já citado engajamento, planejamento, flexibilidade, divisão de papéis e responsabilidades, comunicação, aprendizado e estar hábil a lidar com situações inesperadas também contam positivamente na hora de gerenciar uma rede social corporativa. Ou seja, é tudo uma questão de trabalho colaborativo e bem organizado.

Crédito das imagens: Free Digital Photos


Sua empresa já possui presença nas redes sociais? Vocês tem tomado estes cuidados? Faça seu comentário sobre os pontos levantados neste artigo ou sugira outros cuidados com base em sua experiência.