Assine o Kindle Unlimited

Na semana passada, eu publiquei um post com dicas para criar uma senha mais segura. Se você não leu aquele post ainda, clique aqui para lê-lo.

Neste post, vamos continuar falando sobre a segurança de suas senhas, e vamos discutir mais duas ações que você pode tomar para melhorá-la.

Além da preocupação em formar uma senha com sequências de caracteres que dificultem sua quebra (ou seja, que alguém a adivinhe por tentativa e erro), também é importante usar senhas diferentes em sistemas diferentes.

Hoje em dia, temos muitos serviços na Internet que requerem usuário e senha, e é praticamente impossível usar senhas diferentes em todos eles sem que isso se torne um pesadelo na hora de gerenciar estas senhas.

Eu não vou falar para vocês usarem senhas diferentes em absolutamente tudo, mas faça isso pelo menos nos serviços principais que você utiliza: email, Facebook, Twitter, Dropbox (vamos falar sobre este serviço posteriormente), sites de compras que guardam o número do seu cartão de crédito (como a Amazon), etc.

Pense assim: quanto mais sigilosa ou crítica seja a informação que aquele serviço abriga, mais importante é que ele tenha uma senha única e segura.

Como exemplo de quão crítico é isso, posso citar a quebra de segurança que aconteceu recentemente no Dropbox, que é um serviço de armazenamento virtual. Eles relataram que a conta de um de seus funcionários foi quebrada (os crackers descobriram de alguma forma qual era o seu usuário e senha) e com esses dados em mãos, tiveram acesso também ao email deste funcionário, pois ele usava a mesma combinação de usuário e senha.

O maior prejuízo para a imagem da Dropbox foi que os crackers encontraram no email do funcionário uma lista com emails de usuários do Dropbox, e passaram a enviar SPAMs para estes usuários.

Como essa segunda quebra poderia ter sido evitada? Usando uma combinação de usuário e senha diferentes neste serviço mais crítico.

Outro ponto muito importante é a troca periódica da senha.

Se você usar o sistema que eu sugeri no post anterior desta série, ou mesmo algum outro sistema de criação de senhas mais complexas, será mais fácil criar e depois lembrar destas senhas.

Com isso, você poderá periodicamente mudar as senhas dos serviços mais críticos e importantes para você. Assim, se alguém tiver obtido acesso a algum de seus serviços indevidamente, você interromperá o acesso mesmo se não tiver percebido que isso ocorreu.

E se você souber que algum dos serviços que você utiliza foi invadido por crackers, mude sua senha imediatamente.

Tenha isso em mente: pode ser incômodo ter que decorar uma nova senha, ou mesmo várias senhas, mas guardar seus dados com segurança e evitar um acesso indevido ou mesmo perder estes dados não tem preço.

Segurança nunca é demais, como um jornalista que recentemente teve vários sistemas crackeados e perdeu todos os seus dados virtuais poderá confirmar. Esse é um pesadelo para qualquer um, e embora não exista 100% de segurança (como no episódio deste jornalista), você pode tomar as providências para melhorar cada vez mais o que depende de você.

Estou planejando mais posts sobre segurança. Se você quiser sugerir um tema, fazer alguma pergunta ou comentário, faça-o nos comentários ao final deste post.


Posts desta série: