Há algum tempo atrás, nos primórdios da Internet via linha discada, era comum a pessoa imprimir páginas da web para ler depois. O principal motivo era que o acesso à Internet era feito por uma ligação telefônica através de modem, e o usuário pagava este acesso por minuto usado (tanto para o provedor quanto para a companhia telefônica). Portanto, rapidez era necessária, e ficar parado olhando para o monitor lendo um texto, sem fazer mais nada, poderia sair caro.
O tempo passou, e hoje em dia a gente não precisa mais se preocupar com o tempo de acesso à Internet. Mas isso não quer dizer que toda vez que você vê um artigo interessante, mas longo, você tenha tempo de parar para lê-lo. E é aí que entram as ferramentas que você pode usar para salvar páginas da web para ler depois. Você não precisa mais imprimí-las (vamos poupar as árvores mortas), e poderá lê-las no próprio computador ou num dispositivo portátil como o tablet, smartphone ou até mesmo no seu Kindle.
Anteriormente, eu já havia falado sobre três ferramentas que você pode usar para fazer isso: Evernote, Instapaper e Pocket. Agora, vou apresentar mais uma ferramenta para você: o Readability. Estas ferramentas são similares no sentido de que com todas elas você consegue salvar páginas da web para ler depois, mas cada uma oferece algumas funcionalidades particulares. Vamos explorar neste artigo as particularidades do Readability.
Como usar o Readability
A primeira coisa a fazer é acessar o site do Readability e criar um usuário. Depois disso, o próximo passo é preparar o seu browser para salvar as páginas no Readability. Você pode instalar uma extensão em seu browser, que adicionará um botão à sua barra de botões, ou você pode adicionar um bookmarklet à sua barra de favoritos. Quando você estiver com uma página aberta no browser que você quer salvar, basta clicar no botão ou no bookmarklet.
Para economizar recursos, eu costumo usar o bookmarklet, a menos que a extensão ofereça muitas funcionalidades a mais. A instalação do bookmarklet é muito simples: basta acessar esta página e arrastar o botão Read Later para a barra de favoritos do seu browser. Quando clicar neste “favorito”, ele salvará a página na sua conta do Readability. Mesmo se o site sair do ar, você conseguirá ler a página que foi salva.
Como ler os artigos salvos
Para ler os artigos que você salvou, você pode acessar o site do Readability ou usar uma das apps disponíveis para as plataformas iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e Android. No site principal, basta fazer o login e ir para a página principal para acessar os artigos que você salvou. E usando as apps é ainda mais fácil, é só abrí-las e você já verá a lista de artigos salvos assim que for feita a sincronização.
Note que os artigos são exibidos em uma formatação bem limpa, sem toda a estrutura do site original. Veja na imagem abaixo um exemplo de um artigo salvo aberto no site do Readability para leitura:
Note que do lado esquerdo você encontra uma barra de botões que fornecem várias funcionalidades: botão para marcar o artigo como favorito, para arquivar o artigo (se quiser guardar), para colocar tags, controle da visualização (tamanho e cor da fonte, largura da página, etc), botões para compartilhar o artigo nas redes sociais e por email, e botões para enviar o artigo para o Kindle, baixar uma versão do artigo em formato EPUB e ainda um botão para imprimí-lo nesta versão mais enxuta. E se você quiser abrir a página no site original, é só clicar no botão Original Page que aparece no canto superior direito.
Nas apps para dispositivos móveis, a visualização é bem parecida: enxuta, sem as distrações do site original, e com botões semelhantes para controlar a visualização, compartilhar o artigo, marcar como favorito, arquivar e remover. Veja exemplos nas imagens abaixo. A primeira imagem mostra a tela principal com a lista de artigos, e a segunda mostra um artigo aberto na tela de leitura.
Na app para iPhone, se você abrir um artigo e quiser voltar para a lista de artigos, é só passar o dedo na tela da esquerda para a direita. E estando na tela principal com a lista de artigos, basta arrastar o título Reading List do topo para a direita, e você verá o menu principal da app, com opções para acesso aos artigos favoritos, aos arquivados, à lista de top reads (mais lidos pela comunidade) e às configurações da app. Veja na imagem abaixo:
Outras funcionalidades
Uma coisa interessante que o Readability oferece é a página de Top Reads, disponível também no site, onde você pode ver os artigos mais populares, ou seja, os que mais foram salvos para ler depois pelos demais usuários do Readability. Como este serviço é mundial, os artigos mais populares estão geralmente em inglês.
Além disso, ele oferece um recurso para enviar as páginas que você salvou automaticamente para o Kindle, ou alguma página específica que você escolher. Falaremos sobre isso em mais detalhes brevemente num tutorial (graças à sugestão do leitor Paulo Costa!).
Lembrando que o uso do Readability é gratuito, você não paga para usar e nem pelas apps. Agora que você já conhece várias ferramentas para salvar páginas para ler depois, eu sugiro que você faça testes com elas para ver qual a que te atende melhor. E não precisa escolher só uma não. Se quiser, pode por exemplo usar uma para guardar os artigos (como o Evernote) e outra para lê-los temporariamente (como o Pocket, Instapaper ou mesmo o Readability). É você quem decide.
Se você já usa alguma destas ferramentas, compatilhe conosco a sua experiência e sugestões.
Outros posts desta série:
Bom artigo Cris. A respeito do tema vc posteriormente poderia fazer um post comparativo das funcionalidades dos 4 serviços e no final os bugs encontrados. As funções são bem parecidas, seria bom ver as diferenças colocadas lado a lado.
Já uso o evernote para várias coisas. Inclusive estudo a possibilidade de usar o gtd com o evernote
Thiago, vou anotar aqui a sua sugestão, pois estou pensando em lançar um blog específico sobre aplicativos, pois o Vida Sem Papel atualmente tomou o rumo mais para e-readers e ebooks (o que é legal, já que está mais focado naquilo que os leitores curtem). Mas eu vejo que há também interesse para falar sobre outros aplicativos, então estou pensando sobre isso.
Sobre GTD com Evernote, eu não sei se você conhece, mas o blog Vida Organizada tem umas dicas legais sobre isso, dê uma olhada:
http://vidaorganizada.com/tag/guia-definitivo-gtd-e-evernote/
Espero que seja útil para você.
Um grande abraço!
Dentre os serviços de captura, acho o Readability o melhor, apesar de não reconhecer corretamente o título de alguns artigos em sites diversos. O Instapaper é ruinzinho e não envia imagens para o Kindle; existe também o Klip.me, que permite editar título e texto antes de enviar (só que dá um errinho na formatação, comendo um dos caracteres a certa altura do texto); e também tem o nativo da Amazon (Send to Kindle), somente para Google Chrome no desktop.
Paulo, agradeço novamente você ter sugerido o Readability. Eu tenho usado o Instapaper desde os idos de quando ele era o único gratuito, e hoje a situação se inverteu, ele é pago e o Read-It-Later virou Pocket e ficou gratuito. Gostei muito do Readability, e gostei muito da integração dele com o Kindle. Também instalei o Send to Kindle no meu Chrome para testar. É muito legal ver todas estas formas de usar o Kindle além de ler livros, não é? Um grande abraço!
Cris, eu gosto bastante desses sistemas, desde quando tinha só um iPod Touch, nem sempre temos tempo de ler algum artigo interessante, e agora com o conforto do e-ink fica ainda melhor.
O Pocket parece ser o que melhor captura as páginas, pena não ter integração com Kindle. Se existisse um aplicativo móvel oficial da Amazon como o Send to Kindle do Chrome, usaria só o Kindle app, mas ainda capturo muitas páginas no smartphone, então o Readability é o mais satisfatório. O pior é que o problema de erros nos títulos é recorrente, e os desenvolvedores já afirmaram que não irão permitir edição do documento (mas estão sempre atualizando o sistema, então tomara que esse erro termine logo).
Paulo, esse erro do título das páginas aconteceu algumas vezes nos meus testes, de fato. Eu não fui muito a fundo, não procurei investigar mais o que estava acontecendo (se era alguma característica da página que eu salvei), mas de fato isso nunca aconteceu comigo com o Instapaper ou com o Pocket. Vamos torcer para que eles corrijam este problema sim, com certeza. E dei uma olhada no Klip.me que você sugeriu, e também parece ser bem legal, vou dar uma fuçada nele depois, obrigada pelas dicas! Abraços!