Você deve ser como eu: tem uma grande quantidade de “papéis” que não quer jogar fora, mas também não tem onde guardar. Artigos de revistas, extratos de banco, relatórios, exames médicos, etc. Alguns deles você já tem em formato digital, mas toda vez que precisa de um deles, dá um trabalhão encontrá-lo. Neste post, eu quero te apresentar uma das ferramentas que eu mais uso para me livrar das pilhas de papel e organizar meus dados: Evernote (link afiliado).
Para definí-lo de forma bem simples, o Evernote (link afiliado) é um repositório de dados (textos, imagens, som ou mesmo arquivos em vários formatos). Ele sincroniza estes dados entre os servidores deles na Internet (podemos dizer, na nuvem) e seu computador pessoal ou dispositivo móvel.
Com isso, tudo o que você coloca no seu repositório fica ao seu alcance tanto no seu computador ou notebook (mesmo se desconectado da Internet), no seu dispositivo móvel, e também na Internet através de um browser.
Se você alterar alguma informação, as alterações são sincronizadas com a nuvem e depois com os demais dispositivos, assim que eles se conectarem à Internet.
O Evernote oferece add-ons para os browsers mais usados, de forma que com um único clique você pode salvar páginas e conteúdos da Web diretamente para o seu repositório.
E o melhor de tudo: o serviço é gratuito. Você tem acesso a uma quota razoável de dados: 60MB por mês. Isso mesmo, não tem limite de uso do repositório, apenas uma quota de quantos dados você pode submeter mensalmente.
Esta quota será pequena se você resolver colocar toda a sua vida de uma vez no Evernote, mas se começar a dividir e enviar um pouquinho por mês, dá para usar. E se você chegar à conclusão que isso é muito pouco, pode pagar pela conta premium, que lhe dará uma quota mensal de 1GB, dentre outras regalias – veja mais detalhes aqui.
Se você nunca usou o Evernote, eu recomendo que você crie sua conta gratuita e comece a explorar os recursos antes de pensar em pagar por qualquer coisa. Você vai descobrir que ele te ajudará em muitas coisas que você nem sabia que dava pra fazer.
Eu uso o Evernote diariamente, para as mais variadas tarefas:
- anotações variadas
- criar os rascunhos dos posts dos meus blogs e depois salvar uma cópia da versão final
- salvar páginas da Web para ler depois
- salvar páginas da Web com conteúdo interessante
- salvar contas a pagar e pagas, recibos, relatórios variados
- salvar receitas, dicas variadas, citações interessantes
- salvar imagens interessantes que as pessoas compartilham nas redes sociais
- salvar emails importantes
- salvar histórico médico (exames, receitas, informações sobre remédios)
- e muito mais…
Seus dados são divididos em “notebooks” (pastas), e você pode também usar tags para classificá-los. Além disso, você pode compartilhar notebooks com outros usuários (por exemplo, eu compartilho meu notebook de dicas com vários amigos).
A grande vantagem de ter tudo isso num único repositório é a facilidade para encontrar as informações. A ferramenta de busca é muito poderosa, e torna muito prático encontrar as informações desejadas.
E uma funcionalidade bem interessante do Evernote é que ele faz OCR em todas as imagens que você coloca no repositório, e indexa estas informações. Se você colocar uma imagem com informações escritas nela (por exemplo, se scanear uma página de revista), você poderá buscar por palavras-chave que ele as encontrará dentro da imagem.
Este post é apenas uma apresentação. Eu pretendo escrever outros posts explicando funcionalidades específicas em maiores detalhes, e também alguns tutoriais. Como eu disse, o Evernote é muito poderoso e ele pode te ajudar e eliminar muitas pilhas de papel da sua vida.
Se você já usa o Evernote e quer dar sua opinião, se você tem alguma dúvida ou se quer saber se dá para usá-lo para alguma finalidade específica, faça seu comentário ou pergunta.
Este post foi um dos primeiros que eu publiquei neste blog. Eu o atualizei e estou republicando pois pretendo escrever mais posts sobre o Evernote, que como eu disse é uma ferramenta muito poderosa e pode ser muito útil para você. Então antes de escrever mais sobre ele, decidi trazer à memória esta introdução, espero que você goste.
Olá, Cris!
Estou começando a usar o Evernote e comecei digitalizando alguns arquivos importantes em formato pdf, no entanto quando tento abrir os arquivos pelo celular android ele dá apenas um link e não consegue abrir os arquivos com imagens e ainda abrem outros aplicativos… É necessário ter um outro aplicativo adicional instalado no celular para abrir os pdfs?
Gostaria de saber se o evernote oferece a opção de salvar páginas no smartphone ou tablet para ler depois no notebook. E se estiver off-line no momento q for salvá-la no smartphone, ele atualiza depois qdo me conecto?
Igor, se você instalar o Evernote tanto no Android quanto no iOS, ele permite que você salve conteúdos que estejam no seu navegador. Não me lembro bem como funciona no Android, mas no iOS ele adiciona um item no menu de compartilhamento (aquele que é um quadradinho com uma setinha pra cima) e ali você encontrará a opção de enviar aquela página para o Evernote.
No momento de salvar a página no Evernote você precisa estar conectado à Internet sim. Se não estiver, o que você pode fazer é um copiar/colar e criar uma nota manualmente no Evernote, aí sim não vai precisar de Internet, mas é bem provável que hajam problemas com a formatação do conteúdo salvo (copiar/colar não é a melhor maneira de fazer isso).
Abraços!
No Android com Evernote instalado, você pode usar o recurso de compartilhar página do navegador, e o atalho “Adicionar ao Evernote” estará entre as opções disponíveis!
Euler, muito obrigada pela dica, valeu!
O meu navegador no smartphone é o Firefox no entanto o complemento Web Clipper não pega diz que o Firefox não é compatível. Mudei de navegador para o Opera e continuou dizendo a mesma coisa. Você poderia me indicar um navegador compatível com o Evernote?
Alice, pelo jeito você usa Android, certo? Eu não conheço Android, lamento, mas deixe-me perguntar: o Web Clipper que você menciona é aquele que a gente cria manualmente (criando um bookmark, editando o conteúdo e colocando um código Javascritpt)? Pois esse é o único que eu conheço que executa em smartphones (embora não funcione bem, ele só salva a URL e não o conteúdo todo da página).
O problema é que o Evernote não tem solução oficial para web clipping em smartphones. No caso do iOS, eu sei que tem apps pagas que fazem isso. Pelo que vejo na loja Google Play, o Android também tem este tipo de apps.
Mas eu prefiro usar copiar do browser e colar direto no Evernote, o resultado me parece melhor, embora dê um pouco mais de trabalho.
Abraços!