No post anterior desta série sobre como salvar páginas da Web para ler depois, falamos sobre o Instapaper. Agora, vamos falar sobre o Pocket.
O Pocket funciona de forma semelhante ao Instapaper: primeiro você acessa o site do Pocket e se cadastra com um usuário e senha (veja aqui dicas para criar uma senha mais segura).
Você então instala um bookmarklet ou uma extensão no seu browser. Daí em diante, quando estiver navegando na Web e vir uma página que quer salvar, você clica no bookmarklet ou no botão do Pocket (caso tenha instalado a extensão) e a página será salva na área do seu usuário no Pocket.
Você poderá então usar o site ou uma das apps para ler as páginas que você salvou.
Assim como o Instapaper, o Pocket também cria uma versão mais “enxuta” da página, facilitando a leitura em smartphones.
Acredito que a maior diferença entre o Pocket e o Instapaper é que o Pocket é gratuito. Tanto o serviço na web quanto as apps são gratuitas, você não paga nada para usar (é assim pelo menos até o momento da publicação deste post). Como falamos no post anterior, as apps do Instapaper para dispositivos móveis são pagas.
Assim como o Instapaper, o Pocket também permite salvar conteúdos através de email. Você envia o email que deseja salvar a partir de um endereço seu cadastrado no site deles, com destino ao endereço add@getpocket.com, e este email fica disponível para sua leitura através das ferramentas do Pocket.
E existem também várias apps que se integram com ele, como o Tweetbot que eu costumo usar como client Twitter. Veja a lista de apps no site do Pocket.
Veja abaixo algumas imagens da app do Pocket para iOS. Clique na imagem para visualizá-la em maior resolução.
Como você pode ver, os dois serviços são bem semelhantes. Eu particularmente estou mais acostumada com o Instapaper, pois quando comecei a usar este tipo de serviço ele era a única opção gratuita (agora, a situação se inverteu).
Mas eu testei o Pocket para poder oferecer esta opção gratuita para vocês, e vi que embora eu senti falta de algumas funcionalidades do Instapaper (como criar pastas para guardar os artigos), são detalhes que eu só percebi pois estava acostumada com eles.
Se você procura por um serviço que te ajude a ler conteúdos da Web offline, e não quer gastar, teste o Pocket. Ou ainda se você possui um smartphone que não rode nem iOS e nem Android, o Pocket pode ser sua única opção (ele tem apps para outras plataformas).
Na semana que vem, voltaremos a falar sobre o Evernote, e como você também pode usá-lo para salvar páginas da Web para ler depois. E sem gastar nada.
Posts desta série:
Oi Cris. Parabéns pelo teu trabalho, ajuda-nos muito. Aconteceu uma coisa estranha com o Pocket, que eu uso bastante. Antes, quando eu queria guardar uma publicação no aplicativo, bastava clicar no ícone e pronto, lá estava guardado, era só acrescentar as tags e salvar. De uns meses para cá, isso não acontece mais automaticamente: é preciso copiar a URL da publicação na intenet, clicar num + que apareceu no pocket,que abre o campo para colar a URL e então salvar, etc. O que aconteceu? Porque houve esse retrocesso? Será que tem alguma configuração para alterar isso? Abraço! 🙂
Instalei o Pocket mas não consigo salvar para visualizar offline, ele me dá apenas a opção de visualizar via web.
Alguém poderia me explicar onde estou errando?
Uso o Pocket no meu Kobo, principalmente para matérias longas que não estou com saco pra ler no computador. Eu acho formidável a integração! É um dos motivos para eu não migrar para o Kindle. 😉
Alexandre, realmente isso deve ser bem legal. O Kindle tem o Send to Kindle no computador, e estou para fazer alguns testes em tablet para ver se consigo replicar a funcionalidade. Mas realmente, o Kobo sincronizar do próprio Pocket é super prático.
Abraços!
Olá Cris, eu possuo um kobo com pocket, mas algumas reportagens, como a do valor econômico, eu não consigo salvá-las por inteiro (apenas o primeiro parágrafo), mesmo eu sendo assinante do jornal. Existe algum recurso para que eu possa resolver isso? Obrigado.
Michel, se você precisa de um usuário e senha para acessar o conteúdo do site na web, precisará configurar o Pocket para que ele também possa acessar este conteúdo.
Faça isso na própria app do Pocket. Vou te passar os passos para fazer na app do iOS que é a que eu tenho: clique nos três tracinhos que ficam no topo no canto esquerdo da app para abrir o menu. Clique em Configurações (a penúltima opção).
Depois, abaixo do título “Lista”, clique na opção “Gerenciar logins do site”. Vá até o final da lista, em “Outros sites”, e clique em “Fazer o login em um site específico”. Preencha o domínio “valor.com.br” (se for este mesmo que você usa, sem as aspas) no campo “Login into site” e clique em Entrar.
Ele vai abrir um painel com um browser dentro, e carregar o site. Faça então o login no site normalmente. Depois que estiver logado, não navegue, apenas clique no botão Done no topo da tela, no canto direito.
Para confirmar que deu certo, aparecerá uma janela com uma mensagem entitulada “Lembrando a conta”. Clique em OK, depois em Voltar até retornar.
Isso deve resolver o problema. Note que você precisará baixar novamente as páginas salvas que não estão completas.
Um grande abraço!
Caraca… rodei anos procurando esta solução.. E foi exatamente o que estava acontecendo comigo.. Com o site do Valor Econômico.. Valeu demais!!
Leonardo, que bom que esta dica foi útil. Acho que vou até transportá-la para o corpo do post para ficar mais fácil de ser encontrada.
Obrigada por seu comentário!
Um grande abraço!
Ótimo artigo. O Pocket também tem a funcionalidade de mandar arquivos para o Kindle, assim como o readabillityu?
Gustavo,
Até onde eu sei, o Pocket não envia para o Kindle não. Destas ferramentas para ler depois, as que conheço que fazem isso são justamente o Readability e a versão paga do Instapaper.
Há outras ferramentas que permitem que você envie um artigo do browser direto para o Kindle, sem passar por outro software, como a extensão Send to Kindle da própria Amazon.
Um grande abraço!