Há alguns dias a Amazon atualizou o aplicativo Kindle para a plataforma iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e trouxe algumas novidades interessantes. Mas o mais interessante é o que estas novidades podem significar, já que uma delas nem sequer pode ser implementada no Kindle físico, dando assim ao aplicativo uma funcionalidade exclusiva, algo que só o aplicativo possui, pela primeira vez desde que ele foi lançado.
As novidades do aplicativo Kindle
As três novidades que foram introduzidas na mais recente atualização do aplicativo Kindle para a plataforma iOS foram:
- highlights (destaques) em várias cores
- ações para tomar quando termina a leitura
- melhoria no ajuste de brilho
A novidade trazida para os highlights (destaques de trechos do texto) é que agora você pode escolher uma dentre quatro cores para destacar o texto. Veja o exemplo nas imagens abaixo:
Outra novidade é que, ao chegar no final da leitura de um ebook (ou seja, ao passar para a última página), você verá um painel sugerindo que você faça uma avaliação do ebook que acabou de ler. Neste painel você poderá também compartilhar com seus amigos e seguidores no Facebook e Twitter sobre o término da leitura daquele livro.
E por fim, agora ao ajustar o brilho da tela no aplicativo Kindle, este ajuste será salvo. Portanto, mesmo após fechar e abrir novamente o aplicativo, você terá o brilho configurado na mesma intensidade que havia deixado antes.
Por que estas novidades chamam a atenção?
Destas três novidades, a que mais chama a atenção é a introdução pela primeira vez na plataforma Kindle de highlights (destaques) em várias cores. Por que isso chama tanto a atenção, já que é comum em outros aplicativos de leitura de ebooks? Por que o próprio Kindle físico não tem esta funcionalidade, e não a terá uma vez que ele trabalha com 16 tons de cinza.
Nos Estados Unidos, a Amazon tem uma grande presença no mercado de ebooks em dispositivos iOS. Ou seja, um grande número de pessoas acabam preferindo usar o aplicativo Kindle e comprar livros na Amazon, principalmente por causa da agressividade dos preços, do que comprar ebooks para o iBooks (segundo a mídia especializada).
Mesmo aqui no Brasil, embora os preços sejam praticamente tabelados entre as várias lojas de ebooks (veja mais detalhes no post Comparativo de preços de ebooks no Brasil), o preço dos ebooks na loja brasileira da Amazon ainda é um pouquinho vantajoso em relação à iBookStore da Apple. Mas por aqui, a Apple ainda vende mais ebooks do que a Amazon.
Eu entendo o bom desempenho da Amazon entre os usuários do iOS nos Estados Unidos perfeitamente, já que foi assim que eu comecei com o Kindle: lendo no meu iPad e iPhone. E eu tomei esta decisão por um movito simples: se eu um dia sair da plataforma da Apple (e decidir passar a usar dispositivos com Android, por exemplo), eu poderei continuar lendo meus ebooks sem problemas. Se eu decidisse comprar ebooks para o iBooks, no entanto, eu ficaria presa com a Apple, e somente poderia ler os ebooks nos dispositivos móveis da plataforma iOS.
Voltando à Amazon, quando ela lançou o aplicativo Kindle, ela foi liberando aos poucos todas as funcionalidades do Kindle físico para o aplicativo, mostrando que o foco dela é de fato a venda dos ebooks, não somente dos dispositivos físicos do Kindle. Mas os usuários sempre tiveram a sensação de que o aplicativo apenas “imitava” o Kindle físico, ou seja, ele apenas replicava as funcionalidades, sem trazer algo que pudesse destacá-lo ou que aproveitasse melhor as características das várias plataformas para os quais ele está disponível.
Portanto, com a adoção de highlights coloridos, ela dá um toque de exclusividade ao aplicativo, talvez indicando uma tendência a investir mais nele para conquistar mais adeptos da plataforma iOS, ou quem sabe indicando um possível lançamento de um e-reader Kindle com tela colorida, que é um boato que gira em torno do Kindle há algum tempo.
Estas novidades não são novidades em si. Como eu mencionei, vários outros leitores de ebooks na plataforma iOS já apresentam isso, como o próprio iBooks. Mas são importantes para mostrar a direção que a Amazon está tomando, e também para nos dar uma boa expectativa de mais novidades deste tipo no futuro.
O que virá, só o tempo dirá. Por enquanto, vamos esperar que estas novidades sejam também replicadas para as demais plataformas, principalmente para Android, para que os demais usuários possam também usufruir delas.