O Kindle é um excelente e-reader, e eu já comentei anteriormente quais são as principais vantagens e desvantagens que vejo nele como uma ferramenta que me permite ler livros. Mas uma coisa que dá para fazer no Kindle que muita gente não conhece é navegar na Internet.
É isso mesmo. O Kindle traz um browser que a própria Amazon classifica como “experimental”. Este browser é simples, e dependendo do modelo do Kindle que você possui a navegação pode ser difícil (se não tiver touchscreen ou teclado), mas ele pode quebrar um galho quando você precisar. Então, que tal aprender a usá-lo?
Como é o browser do Kindle
Vale ressaltar que este artigo se refere ao browser do Kindle e-reader, não da família Kindle Fire, que são tablets Android e portanto possuem um browser muito mais poderoso. O browser dos Kindles tradicionais é baseado no webkit (uma engine Open Source) e suporta JavaScript, conexões SSL e cookies. Ele não suporta plugins (Flash, Shockwave, etc.) nem applets Java. Além disso, obviamente ele não apresenta o conteúdo em cores.
Como usar o browser no Kindle
Se você estiver lendo algum e-book ou arquivo, e se no texto houver um link para um site, basta clicar neste link para que o browser seja aberto para carregar o site em questão. Se você fizer uma busca no Kindle e selecionar a opção de buscar na Wikipedia ou no Google, isso também fará com que o browser seja aberto para fazer a busca e apresentar o resultado.
Você pode também abrir o browser através dos menus. No Kindle Keyboard 3G, que é o que eu possuo, basta clicar no botão Home, depois no botão Menu, ir até a opção Experimental e clicar nela. No painel Experimental, basta posicionar o cursor sobre o texto launch browser ao lado do título Web Browser. No Kindle vendido no Brasil, segundo instruções do material de ajuda da Amazon, você deverá selecionar Inicie o Navegador a partir da tela Experimental (se você não encontrar estas opções, por favor avise-me através dos comentários).
No meu Kindle, quando o browser é aberto através dos menus ele mostra a lista de bookmarks (favoritos), que já vem com uma série de sites pré-definidos. Você pode clicar num dos itens da lista se quiser acessar um destes sites. Para acessar outro site, vá até o rodapé da página e clique no botão Close Bookmarks. Na tela seguinte você verá o browser, e o cursor estará posicionado no campo para você escrever o endereço do site que quer acessar.
Para você ter uma ideia de como fica um site no browser do Kindle, veja a imagem abaixo:
Após abrir um site, você pode chamar o menu e verá as seguintes opções:
Veja o que estas opções te permitem fazer:
- Turn Wireless On/Off: ligar ou desligar o wireless;
- Shop in Kindle Store: ir para a loja Kindle;
- Zoom in: aumentar o zoom na página;
- Zoom out: diminuir o zoom na página;
- Enter URL: digitar um novo endereço de um site (URL);
- Article Mode: entrar no modo de leitura de artigo (indicado para páginas com bastante texto);
- Bookmarks: ver a lista de bookmarks;
- Bookmark This Page: adicionar o site que está aberto aos seus bookmarks;
- History: ver o histórico de sites que você acessou;
- Browser settings: configurações do browser.
Para navegar, se você possuir um Kindle com touchscreen bastará clicar num link que desejar abrir. Se tiver outros modelos que usam os controles direcionais, use-os para levar o “mouse” até o link onde você deseja clicar, e aperte o botão central.
Quando estiver navegando, você poderá baixar arquivos através deste browser para ler no seu Kindle, desde que eles estejam num dos formatos suportados: conteúdo do Kindle (.azw, .azw1), livros Mobipocket sem proteção (.mobi, .prc) e arquivos de texto (.txt).
Limitações
Não há limitações no uso do browser do Kindle se você estiver utilizando em uma rede wi-fi. Se você estiver utilizando 3G, nos modelos que oferecem esta funcionalidade, existem limitações do uso desta rede através do browser:
- Nos modelos do Kindle Touch 3G e Kindle Paperwhite 3G, o browser está restrito a navegar apenas na loja Kindle na Amazon e na Wikipedia através da rede 3G. Esta restrição não se aplica aos modelos mais antigos que oferecem 3G.
- Nos modelos que não possuem a restrição acima, a Amazon recentemente impôs uma outra restrição: a navegação máxima por mês pode ser de até 50MB.
Note que não há limitações para uso da rede 3G para acesso à loja de livros Kindle da Amazon, e também não há limites para download de livros que você tenha comprado. Se você for baixar conteúdo pessoal através da rede 3G, você pagará uma taxa de US$2,50 por livro. Lembrando que esta funcionalidade está desligada por default, portanto se você nunca a ligou, não precisará se preocupar. Para mais informações sobre o uso de documentos pessoais na Amazon, leia o post Como transferir arquivos para o Kindle por email.
Dicas para usar melhor o browser do Kindle
Uma das dificuldades que você perceberá para usar o browser do Kindle é digitar o endereço dos sites que você quer acessar. Por isso, o que eu sugiro é que você tenha uma lista dos sites que mais costuma usar, e coloque esta lista nos bookmarks do Kindle. Melhor do que adicionar cada bookmark manualmente, um por um, é você usar um serviço na web de bookmarks, como o Delicious, Google Bookmarks, Xmarks ou algum outro similar. Desta forma, você poderá adicionar seus bookmarks nestes sites através do computador (ou até mesmo mantê-los sincronizados com o seu browser no computador), e você só precisará referenciar o link para o endereço de seus bookmarks nestes serviços, e adicionar este endereço no Kindle.
Por exemplo, você pode usar o Delicious, onde você pode criar bookmarks públicos e não precisará fazer login no Kindle para acessar seus bookmarks. Bastará então acessar o endereço de seus bookmarks no Delicious, e com a página carregada você deverá chamar o menu e clicar na opção Bookmark This Page, que salvará a página com seus links do Delicious nos bookmarks do browser do Kindle. Depois disso, bastará chamar este bookmark, e ele carregará a página com seus links reais, e navegar a partir daí.
Outra dica é utilizar a versão mobile dos sites no browser do Kindle. Estas versões são geralmente mais enxutas, com versões menores das imagens ou até sem imagens, próprias para acesso em dispositivos mais limitados. Vale ressaltar que alguns sites já abrem com a versão mobile no browser do Kindle.
Veja alguns exemplos de endereços que você pode usar:
- GMail: http://m.gmail.com/
- Yahoo! Mail: http://mobile.yahoo.com/mail
- Facebook: http://m.facebook.com/
- Twitter: http://m.twitter.com/
Provavelmente você não usará este browser com frequência, mas se precisar, já sabe que ele pode te ajudar. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, faça seu comentário.
Oi, quero comprar um e-reader (estou muito perdido). Queria saber só uma coisa antes de tudo: tenho livros no ‘google play livros’ que comprei e lia no meu celular. Tem como transferir de alguma forma esses livros para o meu e-reader? se tiver, como e qual dos aparelhos conseguiriam fazer isso.
Olá! Estou pensando em comprar um e-reader, mais em específico um Kindle, mas ainda estou pesquisando. Me surgiu uma dúvida quando vi esse post, que é a seguinte: faço faculdade de Direito e sempre tem muita folha e livro e acho um desperdício fica pra lá e pra cá com xerox, aí vi que com o Kindle dá para acessar a internet, mas dá para acessar as bibliotecas online? Na minha faculdade eles disponibilizaram (até que enfim) vários livros online, e seria ótimo se desse para abrir e ler eles no e-reader, até porque alguns tem a opção de baixar. Sabe me dizer se tenho como acessar esse tipo de site pelo Kindle?
Ah, e estou adorando o teu site! Muitas dicas ótimas!
Até!
Júlia,
Eu agradeço seu comentário e feedback, fico feliz que você tenha gostado do blog!
Sobre sua dúvida, o melhor do Kindle é colocar um arquivo de ebook nele para ler. Pense nele como um livro com uma tela eletrônica.
Se você precisa acessar a Intenet, sem dúvida o melhor é um tablet. O problema é que aqui não há solução ideal.
Se você escolher o Kindle (ou qualquer outro e-reader), poderá ter dificuldades a menos que tenha um arquivo pronto para colocar nele para ler. O Kindle ainda permite usar o browser interno para acessar outros sites, mas a maioria dos outros e-readers só permite acessar a loja oficial.
Se você escolher o tablet, terá pelo menos três grandes vantagens, que são:
1. Poderá acessar a Internet;
2. Poderá instalar as apps e ler ebooks das principais lojas online no mesmo dispositivo (Amazon, Cultura, Saraiva, Google Play Livros, dentre tantas outras);
3. Poderá utilizar outros aplicativos para ler arquivos em formato PDF, e sua leitura será melhor do que em um e-reader.
O tablet tem uma desvantagem em relação ao e-reader: a tela. Em leituras prolongadas, a tela LCD tende a causar maior cansaço nos olhos. Isso não acontece com a tela e-ink do e-reader.
Dá uma pensada nisso, mas sinceramente eu acho que no seu caso um tablet te atenderá melhor. Se você tiver condição de adquirir ambos, aí é o melhor dos mundos 😉 Eu mesma tenho um iPad e um Kindle, e sempre usei os dois, cada um no seu forte: leitura de qualquer coisa menos PDF no Kindle; leitura de PDF, acesso à Internet, leitura dos emails e tantas outras coisas mais no iPad.
Abraços!
Muito obrigada pela resposta!!! estou adorando mas ainda perdida com meu Lev. rs acho meio lento para marcar, selecionar… ele as vezes trava, nao sei.
mas poder ter todos os livros num compartiemento tao pequeno é fantástico!
Depois q eu selecionar as frases, pode ler tudo junto deppis? o que marquei?
Anna Carolina, não sei se entendi sua pergunta. Você quer saber se tem como abrir em algum lugar apenas os trechos que você destacou, é isso?
Se for, isso é algo que eu ainda vou testar (como usar o destaque de textos no Lev) e pretendo escrever um post sobre isso.
Então fico devendo a resposta, mas ela virá em um post a ser publicado, OK?
Abraços!
oi, gostaria de saber se o kindle abre livros no formato epub?
se é possível baixar livros com esse formato diretamente da internete?
desde já grato pela atenção!!!!
Bo dia!!!
Oi Marcus,
O Kindle não abre nativamente arquivos em formato EPUB, é necessário convertê-los para MOBI ou AZW, que são os formatos suportados no Kindle. Para a conversão, veja como fazer no post:
http://www.vidasempapel.com.br/como-converter-ebooks/
Nas lojas online há ebooks em vários formatos. Quando você compra um ebook na Amazon, ele já vem no formato correto para o Kindle, não precisa se preocupar.
Abraços!